A palavra mudança está carregada de significados. O novo assusta e pode causar medo, insegurança, ansiedade e angústia. Mudar significa sair da “zona de conforto”, ou seja, sair de todas as situações que você já sabe como funciona e tem controle, para tentar novas possibilidades.

Tanto em mudanças geográficas, como mudar de casa ou cidade, quanto em mudanças emocionais como casamento/separação, nascimento/morte, ou profissionais como demissão, novo emprego ou empreender um negócio, sempre vai haver um aspecto positivo e negativo: perdas e ganhos.

O que assusta é que mudanças sempre implicam em abrir mão de alguma coisa por outra, independentemente de ser um processo voluntario ou involuntário. Mesmo que se planeje/deseje a mudança, sempre vai haver o fantasma da imprevisibilidade, que em outras palavras, é o risco de perder o controle da situação.

Além disso, nós humanos, somos animais de hábitos. Quando um hábito se instala na nossa rotina fica automatizado. O reproduzimos sem esforço e, muitas vezes, sem receber, sem precisar passar pela nossa consciência. Criar hábitos novos ou substituir os antigos, exige grande esforço consciente e persistência. É por isto que as pessoas têm tanta dificuldade em criar o hábito de fazer atividade física, comer alimentos saudáveis, ler mais, estudar.

Seja por força do hábito ou medo do novo, muitas pessoas se acomodam em situações desconfortáveis, procrastinam a iniciativa de uma mudança, e persistem no círculo vicioso. E então, a vida fica sem graça. É aí que a depressão se instala ou a ansiedade vai tomando conta, na angustia crescente de querer mudanças que nunca acontecem.

O que acontece quando você muda?

Fazer mudança promove:

  • Novas experiências e aprendizados;
  • Descoberta de novas habilidades e aptidões;
  • Superação de crenças e comportamentos limitantes;
  • Capacidade de adaptação;
  • Construção de uma nova maneira de ser e estar no mundo;
  • Surgimento de novos interesses e propósitos na vida.

Tudo isso produz mudanças emocionais que aumentam a autoconfiança, a autoestima, a motivação, e promovem o crescimento pessoal. São tantos os benefícios que as mudanças podem promover na sua vida e o que impede de fazê-las?

Na maioria das vezes, as dificuldades são subjetivas. São bloqueios, travas emocionais, hábitos antigos difíceis de serem superados. Quando você perceber que deseja ou precisa fazer alguma mudança em sua vida, e que sozinho não está conseguindo, procure ajuda de um psicólogo. Na psicoterapia vocês irão encontrar estratégias para mudar o que você acha que não está bom na sua vida!

Desejo que você reflita sobre as mudanças que precisa realizar em sua vida e tenha mais saúde mental!

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *