Referência em qualidade de vida no Brasil, a cidade de Niterói tem bons motivos para comemorar seus 452 anos em novembro. A Prefeitura prepara a entrega de diversas obras que vão beneficiar a saúde da população. Além da recente ampliação dos serviços no Hospital Oceânico, que passa a realizar exames de alta complexidade, o prefeito Rodrigo Neves deverá inaugurar ainda este mês vários outros equipamentos públicos para avançar no atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na semana passada, o município marcou forte presença na Fisweek 2025, o maior evento de inovação, criatividade e tendências na saúde da América Latina, realizado no ExpoRio Cidade Nova, tendo o Portal VIDA E AÇÃO como media partner. A Secretaria Municipal de Saúde levou experiências e soluções inovadoras em saúde pública e digital e chamou a atenção com o personagem Zé Gotinha, que recebia o carinho do público que passava pelo estande.
Em nosso estande apresentamos iniciativas que refletem o compromisso de Niterói com a inovação e a transformação digital na saúde”, disse a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, que participou de várias atividades durante a programação, compartilhando experiências inovadoras da cidade na saúde.
Durante o evento, a secretária fez parte de vários debates no Rio Health Fórum, evento paralelo à Fisweek que reuniu as principais lideranças e autoridades do setor. No painel “Desafios e Oportunidades na Digitalização da Saúde em Municípios fora das Capitais”, ela compartilhou a experiência de Niterói na construção de uma gestão cada vez mais moderna e integrada.
Médica pediatra com larga experiência no setor privado, Ilza assumiu o desafio à frente da Secretaria Municipal de Saúde nesta nova gestão de Rodrigo Neves, iniciada em janeiro de 2025, e tem atuado em diferentes frentes para promover a saúde e o bem-estar da população, reforçando os já consagrados indicadores socioeconômicos de Niterói.
Ao Portal VIDA E AÇÃO, Ilza Fellows falou com exclusividade sobre as próximas entregas na saúde, marcando os 452 anos da cidade, e anunciou para março de 2026 uma grande iniciativa para consolidar ainda mais as políticas públicas inovadoras na saúde de Niterói: a abertura do SuperCentro de Saúde. Confira em nosso Youtube!
Leia mais
Hospital Oceânico amplia capacidade de diagnósticos em Niterói
Hospital privado de Niterói vai atender pacientes de câncer do SUS
Saúde da mulher: Niterói abre as portas para prevenção aos sábados
Niterói cria espaço para acolher pessoas em situação de rua
Conheça alguns dos principais investimentos na saúde de Niterói

A prefeitura lançou o Programa Fila Zero, que prevê parcerias com entidades privadas ou sem fins lucrativos para eliminar a fila de espera por exames no SUS. Também foram contratados 267 novos profissionais de saúde, fortalecendo a rede municipal com mais equipes.
Além disso, foi inaugurado o Laboratório Municipal Miguelote Viana, ampliado para realizar até 200 mil exames mensais, com exames de média e alta complexidade e apoio à descentralização de serviços públicos de saúde. Foi entregue ainda pelo município a nova Policlínica Regional de Piratininga, adequada para oferecer serviços de saúde com mais qualidade, conforto e acessibilidade.
A gestão inaugurou o módulo do programa Médico de Família do Serrão e Juca Branco. A nova unidade beneficia cerca de 5 mil moradores das comunidades, reforçando a rede de atenção primária à saúde do município. Também foi reaberto o módulo do Morro do Céu, que atende mais de 973 famílias, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Em agosto deste ano, a prefeitura também entregou o novo Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM), no Hospital Municipal Carlos Tortelly, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência, que funciona 24 horas.
A Prefeitura de Niterói também inaugurou as melhorias realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Monteiro Lobato, parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O CAPSi é uma unidade voltada para o público infantojuvenil, com atendimento para jovens de até 18 anos. O centro conta com 781 indivíduos ativos, 2.000 inscritos e realiza cerca de 80 atendimentos diariamente.
Agenda Positiva
Niterói festeja 452 anos com shows gratuitos de grandes artistas
Novembro é o mês em que Niterói comemora 452 anos e a Prefeitura preparou uma série de atrações especiais para celebrar. No dia 22 (sábado), data do aniversário da cidade, a festa vai ser em ritmo de samba. A partir das 20h, o cantor e compositor Zeca Pagodinho sobe ao palco montado na Praia de Icaraí para uma apresentação gratuita, que faz parte da turnê que celebra seus 40 anos de carreira.
A abertura do evento fica a cargo de Inácio Rios, filho do cantor e compositor Zé Katimba, um dos fundadores da Imperatriz Leopoldinense, tradicional agremiação do carnaval carioca. No palco, Inácio vai promover uma grande roda de samba com os convidados Mingo Silva, Alexandre Marmita, Andrea Beat, Chico Alves, Adriana Dutra, Pedro Ivo, Daniel Scisinio e Bruno Barreto. Antes e depois dos shows, a DJ Cris Panttoja comanda o som.
A abertura das comemorações pelos 452 anos de Niterói ocorreu no dia 1º, na Praia de São Francisco, onde mais de dez mil pessoas se emocionaram, dançaram e cantaram com Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, no espetáculo “Um encontro inesquecível”. Em mais uma edição do Circuito Quatro Estações da Música, a apresentação, com entrada franca, foi organizada pela Prefeitura e contou com apoio de polos gastronômicos da cidade.
O show de abertura foi do cantor João Ramalho, que traz a música no DNA: é filho de Zé Ramalho e Amelinha.. Nascido em Fortaleza, ele se mudou para Niterói na adolescência, onde montou a banda JPG, em atividade há mais de uma década. Ele embalou a plateia com canções autorais, como “Merci”, e sucessos de outros artistas, como “Borbulhas de Amor”, conhecida na voz de Fagner.
Com informações da Prefeitura de Niterói











