A Alpargatas está comandando uma “Rede do Bem” para unir parceiros e voluntários que queiram contribuir com ações para combater a COVID-19.  A ideia é juntar esforços, a partir das ações do Instituto Alpargatas e das marcas Havaianas, Osklen e Mizuno. Serão doados, inicialmente, 250 mil máscaras, mais de 250 mil pares de calçados e organizadas outras ações para comunidades vulneráveis das grandes cidades do país.

As fábricas foram adaptadas e remodeladas para esse momento. A Alpargatas produzirá inicialmente 250 mil máscaras para doar ao serviço público de saúde da Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados onde as fábricas da empresa estão instaladas. O Hospital Universitário de Campina Grande já recebeu óculos de segurança, máscaras PFF2 e macacões que serão utilizados pelos profissionais de saúde.

Além disso, serão doados 18 mil pares de calçados adequados para ambientes de atendimento de saúde para profissionais dos hospitais de São Paulo, e 24 mil pares de Havaianas Soul Collection (calçados fechados da marca) para que esses profissionais possam usar em sua vida social e locomoção.  Aproximadamente 30 mil metros de tecidos para a confecção de roupas para uso de profissionais de saúde em hospitais estão sendo doados para as Secretarias de Saúde da Paraíba e do Maranhão, em uma ação em parceria com o Senai.

Doação para comunidades

Cerca de 100 mil pares de Havaianas serão doados para estudantes e familiares das crianças e adolescentes das 11 cidades em que o Instituto Alpargatas atua. Além disso, doamos 390 tênis que serão destinados aos garis envolvidos na higienização de espaços públicos de Campina Grande.

Em apoio às iniciativas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para ampliação da produção de álcool em gel, foram doadas 52 bombonas para transporte de álcool direto de usinas e 2.400 recipientes spray de 100ml, que depois de abastecidos serão entregues em comunidades e escolas.

Outra iniciativa é a doação de mais de R$ 100 mil em insumos e equipamentos para a produção de kits de diagnóstico rápido do novo coronavírus na Paraíba. Com essa doação, a UFPB vai poder fazer, localmente, a coleta e análise de 60 testes por dia.

Rede do Bem – Por meio de sua marca Havaianas, a Alpargatas doará 100 mil kits de produtos essenciais, como Havaianas, produtos de higiene e alimentos, para comunidades vulneráveis de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte. Alguns parceiros dessa ação são o Grupo Martins – atacadista, que viabilizará toda a logística da iniciativa e a Colgate que doará produtos. A ideia é iniciar esta rede do bem e ampliá-la conforme surjam mais parceiros.

Fundo Social – Para possibilitar que pessoas físicas, como colaboradores e parceiros também se engajem, foi criado um fundo do Instituto Alpargatas (IA), braço de responsabilidade social da empresa. O fundo receberá doações em dinheiro, devidamente registradas pelo IA, que serão convertidas em kits da rede do bem. A cada R$ 15, um novo kit de produtos essenciais será doado.

Combate à Fake News – Ainda com foco nas comunidades carentes de grandes cidades, a Havaianas doará equipamentos de som para que a rádio Conexão Favela, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, possa produzir e distribuir conteúdos de prevenção sobre a COVID-19 para diversas comunidades.

Gillette Brasil apoiará profissionais de saúde

A Gillette anunciou a doação para ajudar mais de 15 mil profissionais de saúde, os verdadeiros heróis na luta contra a Covid-19 no Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira. Já no Amazonas, especificamente em Manaus, onde a marca mantém sua fábrica no Brasil, hospitais locais também receberão os produtos. Ao todo serão aproximadamente 15 entidades atendidas.

A marca da P&G doará produtos para cobrir as necessidades desses profissionais durante os próximos meses, em atenção às recomendações do Center for Disease Control and Prevention (CDC) – agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estado Unidos -, para os profissionais médicos que usam máscaras como equipamento de proteção individual.

As doações via Cruz Vermelha Brasileira visam oferecer aos profissionais de saúde ajuda nos cuidados pessoais nesse momento em que muitos deles estão, exclusivamente, dedicados ao atendimento aos doentes. De acordo com o CDC a recomendação é manter os pelos faciais curtos, pois uma barba volumosa representar um risco para a eficácia das máscaras. A iniciativa é uma forma de melhorar o bem-estar desses profissionais que estão na linha de frente no combate da epidemia e, constantemente, expostos à contaminação.

Além das doações de Gillette, a P&G está trabalhando em um pacote de doações que visa contribuir com a prevenção e combate ao Covid-19 e proteger a vida daqueles que estão em situação mais vulnerável. Os esforços se dividirão entre duas principais frentes de ação: doação de produtos de todas as marcas, entre elas Gillette, Pantene, Pampers, Always, Oral-B e Ariel e investimento em iniciativas críticas de combate ao vírus no Brasil, que deixarão um legado para a sociedade.

Adcos produz hidratante para profissionais de saúde

A ADCOS seguiu as recomendações internacionais, bem como a orientação oficial do Ministério da Saúde, e fechou sua produção para proteger seus colaboradores do Covid-19, porém as instalações voltaram a ser abertas por 48 horas por um bem maior: doar cuidado!

A marca sabe da luta diária dos profissionais de saúde durante o combate à doença e que, para a segurança desses profissionais é necessário o uso intensivo de EPIs (equipamento de proteção individual), como máscaras, luvas, álcool em gel, óculos de proteção e higienização constante das mãos, o que pode ocasionar lesões na pele.

A ADCOS identificou essa situação e se mostrou preocupada em cuidar de quem cuida da população. Foi feita uma adaptação para produzir, de forma rápida, uma fórmula específica para hidratação da face e mãos. O produto será doado em hospitais para uso diário com o objetivo de proteger e reverter as lesões causadas, pois contém ativos que formam uma barreira para proteção e hidratação, além de acalmar e estimular a regeneração da pele.

O Hospital Pediátrico da USP, a Santa Casa de São Paulo, o Hospital UNIFESP e o Hospital Delphina de Aziz são alguns dos pontos que já estão recebendo o produto.

Polo de roupa íntima pede insumos para fabricar máscaras

Conhecido na fabricação de lingeries no Brasil, o Polo de Juruaia, no Sul de Minas Gerais, localizado a 430 quilômetros de Belo Horizonte, iniciou  uma mobilização com integrantes da cadeia de produção de Juruaia para agilizar a fabricação de máscaras que serão doadas a hospitais. Ao todo, a região pretende conseguir produzir e entregar 10 mil máscaras até o final do mês. Entretanto, o objetivo é receber insumos para alcançar a meta de 1 milhão de máscaras para doação.

A prefeitura comprou TNT cirúrgico e entregou a várias fábricas, que estão doando seu tempo e mão-de-obra, muitas delas formadas por profissionais autônomos, que estão trabalhando voluntariamente. Os insumos, que também incluem linha e elástico, estão sendo doados por fornecedores do próprio polo. E algumas compras complementares são feitas de alguns varejistas pelas próprias confecções, o que inclusive está movimentando a economia local.

Transportadoras que atendem o polo estão se prontificando a distribuir matéria-prima nas fábricas e a entregar as peças finalizadas para doação gratuitamente. A adesão de mais transportadoras poderá ampliar as áreas de entregas. Lojas de venda e manutenção de máquinas de costura estão a postos para consertar equipamentos que venham a se danificar durante o processo de produção das máscaras, sem cobrar por isso, para que a produção não seja prejudicada.

Os materiais necessários são TNT comum e cirúrgico, que também pode ser utilizado para fazer aventais, e insumos usados na fabricação de lingeries como elásticos de calcinha e fio linho. Quem desejar colaborar pode entrar em contato com a ACIJU através do e-mail aciju@aciju.com.br ou (35) 9142-3336 e (35) 9944-1990.

Empresários organizam campanhas de doação

Com objetivo de arrecadar R$ 2 milhões para ações de combate ao coronavírus, como a construção de hospitais de campanha e a compra de máscaras e outros equipamentos, o empresário Carlos Wizard Martins está lançando o movimento “Eu Faço Parte da Solução”. A cada doação de R$ 9,00 por meio do download do livro ‘Meu Maior Empreendimento’, em que conta a experiência de dois anos no projeto de acolhimento e interiorização aos refugiados venezuelanos em Roraima.

Para atingir o objetivo de arrecadar cerca de R$ 1 milhão e de doar mais R$ 1 milhão para o projeto, o movimento “Eu Faço Parte da Solução” buscará o apoio de empresários, personalidades e influenciadores em todo o país por meio de ações e campanhas nas redes sociais.  Para doar basta fazer o download do e-book no website https://eufacopartedasolucao.com.br.

O empresário Gabriel Krieger, que possui uma empresa de confecção de roupas da linha sport wear, é outro exemplo. Vendo as costureiras paradas e a necessidade da população, ele e sua mãe, Lina Krieger, resolveram criar uma vaquinha online, com a ajuda de seus familiares, para comprar matéria-prima para a produção de máscaras cirúrgicas para doação.

A meta inicial de R$ 15 mil já está sendo alcançada. Com esse resultado, o primeiro lote com duas mil máscaras cirúrgicas de TNT fica pronto dia 8. Inicialmente, as doações serão feitas para o Hospital Pequeno Príncipe, Hospital da Clínicas e para o Projeto Luz, que ajuda pessoas em situação de rua.

Com Assessorias

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