A partir desta quinta-feira (28), todas as pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a segunda dose de reforço (DR2) da vacina contra o coronavírus no município do Rio de Janeiro, desde que tenham tomado a dose de reforço (DR) há pelo menos quatro meses. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de vacinação das doses anteriores.
Quem está com sintomas gripais não deve receber o imunizante, mas sim procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde para realizar um teste de covid-19. Os locais e horários dos postos de vacinação podem ser consultados em coronavirus.rio/vacina.
Após o anúncio da Prefeitura do Rio, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS), encaminhou, nesta quinta-feira (28.07), aos 92 municípios do estado, um ofício recomendando a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais.
A imunização deve ocorrer com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço, conforme recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, conforme disponibilidade do imunizante.
A medida visa ampliar a cobertura vacinal da população do estado, tendo em vista a disponibilidade de doses para a vacinação de adultos e baixa procura pelos grupos até então liberados para receber a imunização. A SUBVAPS orienta que os municípios organizem a logística da vacinação em seus territórios a fim de evitar perdas de vacinas, principalmente nos casos de apresentação de frascos multidoses.
“É recomendado ainda a centralização do atendimento ao usuário, preferencialmente com agendamento por telefone ou outro meio digital, além da divulgação prévia de datas, horários e locais de atendimento à população”, diz a SES, em nota.
Até esta quarta-feira (27.07) mais de 44 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 já foram distribuídas aos 92 municípios do estado e 37.463.900 milhões foram registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) como aplicadas.
Desse total de aplicadas 14.362.607 foram de primeiras doses, 12.913.630 de segunda dose, 7.298.025 da primeira dose de reforço e 2.153.259 da segunda dose de reforço. Também foram aplicadas 399.531 doses únicas da vacina Janssen.
Fontes: SMS-Rio e SES-RJ