O Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo e um dos que menos recicla, apenas 2% do volume, índice muito abaixo da média mundial, de 9%, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). A campanha  “Julho sem Plástico” surgiu na Austrália, em 2011, como forma de analisar e combater o mau uso do plástico ao redor do mundo. Segundo a ONU Meio Ambiente, em 2050 pode haver mais plásticos do que peixes nos oceanos. Isso porque todo ano 10 milhões de toneladas desse material vazam para os mares.

Uma boa forma de descartar o plástico sem agredir o meio ambiente e ainda ajudar quem precisa é juntar tampinhas plásticas para trocar por cadeiras de rodas que serão doadas para quem está na fila da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) do Rio de Janeiro. A partir de segunda-feira (15), dez shoppings do grupo Aliansce no Rio de Janeiro se juntam ao projeto “Rodando com Tampinhas” e se tornam postos de coleta de tampinhas plásticas.

Para uma cadeira de rodas de adulto, por exemplo, são necessários 400kg de plástico, o que equivale a cerca de 195 mil tampas. Quando essa quantidade é reunida, as tampinhas são vendidas diretamente para a indústria de reciclagem e os recursos depositados pela empresa na conta corrente do fabricante das cadeiras de rodas.

Além da inclusão social, o projeto tem um importante papel para o meio ambiente. O plástico das tampinhas descartado incorretamente demora cerca de 200 anos para se decompor e, com as chuvas, parte desse micro lixo pode ser levado para bueiros, causando entupimentos e enchentes. A iniciativa também poupa a utilização de recursos naturais do planeta ao reintroduzir todo plástico de volta na indústria, estimulando a economia circular.

Shopping Leblon, Via Parque Shopping, Bangu Shopping, Caxias Shopping, Carioca Shopping, Shopping Grande Rio, São Gonçalo Shopping, Passeio Shopping, Santa Cruz Shopping e Pátio Alcântara participam da iniciativa.

Campanha nas redes sociais –Love Nature 4K, canal 100% natureza e totalmente voltado para conscientização do meio ambiente e sustentabilidade, adere à campanha Julho sem Plástico. Durante o mês, o canal utilizará suas redes sociais para realizar posts semanais nas redes sociais com informações relevantes para contribuir com a campanha mundial. Além disso, o Love Nature 4K participa de duas campanhas voltadas para o tema.

A “#StopBullyingNature”  acusa os abusos com a natureza e animais ao redor do mundo, incentivando as pessoas a compartilharem esses maus-tratos em suas redes sociais. Já o “#2019Challenge” mostra imagens da natureza 10 anos atrás comparadas às imagens atuais, ressaltando que a questão ambiental é tema urgente para empresas, governos e indivíduos.

No Rio de Janeiro

Como o empreendedorismo pode transformar vidas

Nascida na Gâmbia, Mariama Bah – CEO da Sabaly foi obrigada a interromper os estudos para se casar, com apenas 13 anos de idade. Chegou ao Brasil em 2014 onde começou seus estudos em Relações Internacionais pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e criou a Sabaly um projeto de empreendedorismo em moda africana para mulheres imigrantes e refugiadas.

Diretora da ONG África do Coração e ativista em campanhas contra o matrimônio infantil na Gâmbia e em Senegal. Mariama é uma das refugiadas que participam do Impulsione com Facebook, que acontece pela segunda vez no Rio de Janeiro. Com a pegada também inclusiva, lideranças da Migraflix, AfroHub e da comunidade LGBTI+ também estarão presentes, contando histórias de pessoas que transformaram suas vidas por meio do empreendedorismo.

O evento, que acontece dias 15 e 16 de julho, no Píer Mauá, é totalmente gratuito, é voltado a empreendedores e a micro e pequenos empresários que desejam aprender mais sobre marketing digital para alavancar seus negócios. A iniciativa traz ao Rio de Janeiro Patrick Hruby, vice-presidente de Pequenos e Médios Negócios do Facebook na América Latina.

De acordo com pesquisa da Locomotiva em parceria com o Ibmec, empresas que se digitalizam aumentam em 20% o faturamento médio mensal. Durante dois dias, cerca de 1.500 empresários cariocas aprenderão as melhores maneiras para divulgar seus produtos e serviços, além de terem a chance de conhecer outros empreendedores da região. O diferencial do evento será a consultoria, treinamentos, palestras e mentorias – por lideranças comunitárias – gratuitas de especialistas do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp Business. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever antes pelo link fb.me/impulsioneRIO.

No Rio e SP

Corrida de rua vai doar pães para população carente

Duas fatias de pão para cada quilômetro percorrido. É o que a Global Energy Race, corrida de rua promovida pelo Grupo Bimbo, promove nesta quarta edição, que acontecerá em 22 de setembro. Além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis, a ação ainda apresenta um viés beneficente: a companhia doará 2 fatias de pão para cada quilômetro percorrido por participante em todo o mundo.

No Brasil, a Global Energy Race será realizada na Cidade Universitária (USP), em São Paulo, e na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e as doações serão feitas pela Bimbo Brasil para o Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo e a Organização Social Gastromotiva (RJ).

Este ano, o Grupo Bimbo estima reunir mais de 125 mil pessoas em 36 cidades de 22 países, que poderão optar pelos circuitos de corrida e caminhada de 3, 5 ou 10 quilômetros. O participante que percorrer o trajeto de 10 quilômetros, por exemplo, doará o equivalente a um pacote de pão de forma para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de um milhão de fatias serão doadas em todo o mundo.

Os vencedores do percurso de 10 quilômetros em São e no Rio de Janeiro, masculino e feminino, serão contemplados com uma inscrição gratuita para a corrida Global Energy Race 2020 – Buenos Aires (cidade sede do próximo ano) com direito a um acompanhante, passagens, traslados, alimentação e hospedagem inclusas.

As inscrições para a edição brasileira da Global Energy Race 2019 tem o valor de R$ 75 no 1º lote, disponível até 14 de julho, e R$ 85 no 2º lote e podem ser feitas por meio do site https://www.globalenergyrace.com/pt/.

Em São Paulo

Bazar da Preta terá renda voltada para Casa do Zezinho

A cantora Preta Gil realizará nos dias 14 e 15 de julho (domingo e segunda-feira) a segunda edição em São Paulo do “Bazar da Preta”. Nele, são vendidos sapatos, tênis, acessórios, roupas e demais itens de vestuário de todos os tamanhos e para todos os gostos por preços acessíveis e com toda a renda revertida para a Casa do Zezinho, que há 25 anos promove educação, alimentação e atendimento psicológico e de saúde a mais de 1.300 crianças e famílias na região do Capão Redondo.

O projeto tem 100% da renda gerada será doada à instituição, que utilizará os recursos para manter a quantidade de crianças atendidas, além de cobrir gastos como impostos, água, gás, luz e manutenção dos seus mais de 5000m² de área construída. O local será a Casa Lucci, espaço de eventos localizado na Rua Doutor Clóvis de Oliveira, 224 – na região do Morumbi e ficará aberto ao público das 9h às 22h em ambos os dias.

Além do acervo mobilizado pela própria Preta Gil, já foram feitas doações de roupas novas ainda na etiqueta de mais de 20 marcas, incluindo a Farm, Hugo Boss, Besni, The North Face e o portal Privalia.com.br. Além disso, mais de 150 pessoas físicas se engajaram em doar peças novas ou seminovas, incluído a empresária Letícia Galvão Bueno e os apresentadores Marcelo Tas e Ana Paula Padrão. Ao todo, são mais de 6.000 peças de marca no inventário que serão vendidas a partir de R$ 5,00.

Em Curitiba

Doações a partir de R$ 1 para ajudar crianças carentes e ainda ganhar viagem

Até o dia 31 de julho, a startup curitibana BIGHUG, focada em projetos de responsabilidade social, e o Instituto Playing For Change, promovem uma campanha de arrecadação de fundos para melhorar o futuro de crianças de uma comunidade carente da capital do Paraná. O valor das doações é livre, a partir do valor mínimo de R$ 1 – que podem ser feitas pelo website www.bighug.life/playing-for-change ou pelo aplicativo BIGHUG (disponível para Android e IOS).

Os doadores ainda concorrem a uma viagem, com passagens e hospedagem pagas, para qualquer lugar do mundo que sedie o evento Playing for Change Day 2019. Ele acontecerá simultaneamente no dia 21 de setembro em mais de 30 países, em cidades como Nova York, Rio de Janeiro, Mumbai, Metz e Madrid.

O Playing For Change é uma organização internacional sem fins lucrativos que atualmente conta com 11 programas educacionais para crianças em regiões carentes de vários países. Seu propósito é transformar realidades e provocar uma mudança positiva no mundo por meio da educação artística e da música. Artistas como Bono Vox (U2), Keith Richards (The Rolling Stones), Maroon 5, Jason Mraz, Chad Smith (Red Hot Chilli Peppers), Keb’Mo’ e Jack Johnson, entre outros, apoiam a fundação, que tem projetos na África do Sul, Argentina, Bangladesh, Brasil, Gana, Mali, Marrocos, México, Ruanda e Tailândia.

No Brasil, a sede da fundação está localizada em Curitiba. São aproximadamente 60 crianças atendidas, com idades de 7 a 14 anos, em contraturno escolar. Elas participam de aulas que visam desenvolver cidadania, disciplina, técnica e conhecimento em instrumentos diversificados, expressões corporais e voz.

A metodologia adotada pela escola está focada em atender individualmente cada criança, respeitando sua história pessoal. São cursos de musicalização, percussão, canto, teatro musical, noções de educação ambiental, dança, violão, inglês e futebol. O custo mensal para a manutenção do projeto é de aproximadamente R$ 15 mil entre administração e professores.

A conexão da BIGHUG com a Playing for Change neste ano aconteceu com a campanha “Colors Are Just Colors”, que consistiu numa ação desenvolvida com as crianças atendidas pelo programa da instituição no Cajuru. Além da viagem para o Playing for Change Day 2019, o sorteado(a) na campanha de doação ganhará um quadro pintado com a participação de todos os alunos do projeto.

Em Brasília

Campanha ‘Quentinho como um Abraço’ recebe doações

Com a chegada da estação mais fria do ano, o inverno, a queda nos termômetros em Brasília é iminente, e a preocupação com os moradores de rua e famílias carentes aumentam. Sensível a essa época do ano, o Galpão Kids criou a campanha ‘Quentinho como um abraço’ onde receberá, de 1 a 19 de julho, agasalhos, blusas de frio (adulto e infantil), roupas de cama (cobertores e travesseiros) para doar às famílias em vulnerabilidade social nas ruas do DF. As doações podem ser feitas até o dia 19 de julho, de segunda à sexta, de 10h às 18h, no próprio espaço, que fica no Setor de Indústria Gráfica, Quadra 06, – Lt 1245.

Da Redação, com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *