Neste domingo (20), 12 dias após passar pela bariátrica e 10 quilos a menos, Jojo Todynho contou ao Fantástico que decidiu decidiu fazer o procedimento após participar da ‘Dança dos Famosos’ – um quadro da Globo – no ano passado. A impossibilidade de aproveitar um brinquedo na Disney, numa viagem recente, também deixou a cantora frustrada com seu shape. Pesou na decisão a vontade já confessada anteriormente no programa de ser mãe.
“Nunca romantizei a obesidade. Jamais. Se amar é entender que o melhor ponto da vida é quando você entende que a vida é sua e você tem que lutar por ela. E estou lutando por saúde e qualidade de vida”, afirmou a artista de 26 anos, em um trecho divulgado pelo programa.
A cirurgia durou uma hora e 15 minutos. A equipe médica optou pela videolaparoscopia, técnica considerada pouco invasiva,garantindo maior conforto e rápida recuperação ao paciente. De acordo com o médico que operou a cantora, o o cirurgião-bariátrico Fábio Viegas, do Rio de Janeiro, o método adotado foi o Sleeve.
A técnica corresponde a cerca de 20% das cirurgias bariátricas no Brasil e é feita com a retirada de cerca de 3/4 do estômago. No caso da cantora, ele explicou que 90% do estômago foram removidos, incluindo as células que produzem o hormônio responsável pela fome.
“Nós inibimos a produção de um hormônio que se chama grelina, que é o hormônio da fome, então no caso da Jojo, além de ter sensação de saciedade precoce, ela não vai ter mais fome ou, se tiver, vai ter uma fome muito, muito, muito pequena.”
‘Quando vou poder comer rabada?’, brinca a cantora
O médico que realizou o procedimento diz que a artista tem que perder de 30 a 50 quilos – a expectativa dela é chegar a 85 quilos. O tempo para isso acontecer vai depender das respostas metabólicas que ela pode desenvolver, o que é individual.
“Hoje fiz minha pesagem, operei com 145 kg e hoje estou com 135. Fiz a bioimpedância, perdi um pouquinho de massa, porque não estou malhando. Já se foram 10 kg. É isso, vambora”, disse ela nas redes sociais na última sexta (18).
Mesmo no início do processo de recuperação, Jojo revelou que está seguindo uma dieta rigorosa e que deverá mantê-la por 10 dias, ressaltando a importância dessa etapa para sua recuperação pós-bariátrica.
Sempre bem humorada, a cantora brincou no Fantástico, perguntando à nutricionista quando poderia comer uma rabada, um prato brasileiro altamente calórico. A resposta: “vai ter que esperar pelo menos seis meses” – pareceu não agradar muito a cantora (risos).
Jojo diz já estar gostando dos resultados. Segundo ela, o corpo já está começando a ganhar contornos de violão.
Desejo de ser mãe motivou Jojo Todynho a emagrecer
A funkeira, que tem 27 milhões de seguidores nas redes, contou ao programa que foi criticada por manter a cirurgia em segredo.
“Teve pessoas dizendo que eu estava com medo de ser cancelada. Cancelada por estar buscando saúde? Cancelada por estar buscando uma vida melhor? Eu quero ser mãe. Eu quero ter qualidade de vida para passar para meus filhos.”
Ainda em julho de 2022, Jojo Todynho afirmou que queria aumentar a família com o marido Lucas Souza e pretendia engravidar do seu primeiro filho. Mas para isso, faria um projeto para perder 40 kg ao longo de 6 meses. A cantora afirmou que poderia engravidar com o peso atual, mas que acreditava ser melhor perder peso para tentar a gestação.
“Hoje eu tenho 26 anos, gente. E quero muito ser mãe. Então, não posso ser inconsequente de colocar minha vida, a vida de uma criança e de todas as pessoas que me cercam em risco. Há uma preocupação muito grande”, disse ela.
Os riscos também são altos quando associados a fatores étnicos e genéticos, já comprovados cientificamente, como ela reconhece.
“Pessoas negras estão propensas a desenvolver pressão alta na gestação, pré-eclâmpsia, que a minha avó teve em duas gravidez. Minha ginecologista falou que não posso ter parto normal, precisa ser cesárea”, comentou em seu Instagram no dia 10 de agosto, quando recebeu alta do hospital onde estava internada após se submeter à cirurgia.
Riscos da obesidade e sobrepeso na gravidez
De acordo com Nilo Frantz, especialista em reprodução humana, da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva em São Paulo, mulheres com peso excessivo, principalmente com o IMC maior que 35 kg/m2, apresentam mais risco de ter complicações na gestação. “Além de afetar o bebê que pode desenvolver obesidade e diabetes no futuro”, afirma Frantz.
Entre os riscos de uma gestação para mulheres com sobrepeso, Rosa Silvestrim, nutricionista da equipe multidisciplinar da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, alerta para evidências de aborto espontâneo.
“O excesso de peso também favorece o surgimento de diabetes gestacional e hipertensão. Além disso, a mulher obesa frequentemente apresenta disfunções de ovulação que reduzem a fertilidade”, afirma Silvestrim.
Nilo Frantz acrescenta que a chance de ocorrer uma gravidez de risco é maior quando a mulher tem menos de 17 anos ou idade superior a 50 anos. Além disso, doenças e hábitos de vida podem colaborar nas complicações.
Queda na fertilidade e dificuldade para engravidar
A obesidade pode causar a diminuição da fertilidade feminina, impactando negativamente os óvulos, a qualidade embrionária e o endométrio. A nutricionista alerta que não é apenas as mulheres que podem ter a fertilidade prejudicada com o sobrepeso, homens também podem sofrer com espermatozoides de pior qualidade.
“Espermatozoides e óvulos carregam marcas deixadas pelo estilo de vida e podem comprometer a saúde dos filhos, induzindo a um quadro de obesidade futura”, afirma.
Segundo Nilo Frantz, a dificuldade de tentantes em engravidar está ligada a doenças que afetam a fertilidade tanto masculina como feminina. “Assim, quando a gravidez demora a acontecer de forma natural, é importante passar por uma avaliação completa para detectar se há algum problema”, explica o especialista.
Quanto mais cedo um possível problema na fertilidade feminina for descoberto, maiores são as chances dele ser revertido. “É importante que a mulher conheça o seu período fértil, identificando seu ciclo menstrual e período de ovulação, o que também colabora com as chances de ocorrer a fecundação”.
Para tentantes como a cantora Jojo Toddynho, existem outros cuidados que podem favorecer para que a gestação aconteça de forma natural, de acordo com o especialista, entre eles, uma alimentação balanceada, a ingestão de ácido fólico, frequência das relações sexuais, e assim como Jojo já está fazendo, cuidar do peso.
Com Assessoria e agências