Acompanhamento profissional e acolhimento das famílias
Sabemos ainda que o cuidado integral às crianças com autismo exige um olhar ampliado para suas famílias, devido à sobrecarga financeira, emocional e logística. É essencial haver suporte abrangente para os cuidadores, garantindo inclusão social e rede de apoio no enfrentamento aos desafios envolvidos nesse cuidar.
A implementação de políticas públicas focadas na capacitação de profissionais é fundamental para melhorar esse cenário e garantir o atendimento especializado com práticas baseadas em evidências para todas as crianças com TEA”, explica Noemi.
Inclusão não é um favor. É lei e é retrato de uma sociedade que compreende seu compromisso com a dignidade humana, que entende que diversidade é potência e que acessibilidade é condição mínima para participação plena e justiça social”, finaliza Noemi.
Inclusão e igualdade de oportunidades
Para a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Cintia Madeira Sanchez, a conscientização sobre o autismo é fundamental para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades. Ela destaca a importância de campanhas de conscientização em prol da inclusão na sociedade como um todo, desde o mercado de trabalho até as interações sociais.
As campanhas de conscientização – como o Abril Azul, que marca o Dia Mundial do Autismo (2 de abril) – são necessárias para esclarecer a população sobre essa condição, assim como combater a desinformação e a discriminação”, comenta a especialista.
Com o apoio adequado e um ambiente inclusivo, indivíduos com TEA podem desenvolver suas atividades e contribuir significativamente em diferentes áreas da sociedade. Demonstrando habilidades excepcionais em campos como ciência, arte e tecnologia, essas pessoas têm grande potencial. “A conscientização sobre o autismo é essencial para promover a inclusão e combater a discriminação, garantindo igualdade de oportunidades para todos”, conclui a psicóloga.
Agenda Positiva / Boas Ações
‘Eu Incluo’ faz caminhada pela inclusão do autismo e síndrome de Down em Itu
Nos dias 21 de março e 2 de abril comemoram-se o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial do Autismo, respectivamente; duas datas de muita representatividade e importância para conscientização da inclusão social de pessoas com deficiência.
Com a finalidade de potencializar a comunicação e levar a informação a sociedade, o instituto Eu Incluo promove a segunda edição da campanha “Do T21 ao TEA”, com diversas ações na cidade de Itu, interior de São Paulo.
O lançamento da ação foi em 21 de março, com a ação “Meias Trocadas”, incentivando as pessoas a usarem meias de cores diferentes, simbolizando os cromossomos. Neste domingo (6), acontece em Itu a 2ª Caminhada pela Inclusão e Conscientização do T21 e do Autismo.
A ação visa mobilizar e sensibilizar o público em geral, bem como proporcionar às pessoas atípicas a oportunidade de participar de um evento público em prol da inclusão de pessoas com deficiência. O show dos cantores Julio Pariz e Yeda Lima – ambos do espectro autista – marca o encerramento da campanha “Do T21 ao TEA” e celebrar o Dia Mundial do Autismo.
A organização convida os participantes a vestirem azul (cor que simboliza o autismo) e usar “meias trocadas” (um pé diferente do outro) como uma forma de promover a conscientização sobre a Síndrome de Down (T21).
A iniciativa terá início às 8h no Centro de Lazer do Trabalhador, com a concentração, entrega das camisetas, balões e as personalizações de cartazes, formando um movimento de conscientização. A partir das 9h será realizado um alongamento e, em seguida, a caminhada na Avenida Galileu Bicudo, retornando ao Centro de Lazer para o show encerramento.
Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição para participar da caminhada, e as camisetas serão entregues a todos os interessados, enquanto houver estoque disponível. Em troca, a entidade solicita, se possível, uma doação voluntária de qualquer valor. A renda será toda revertida para a reforma da sede do Instituto, que necessita de mobiliário para a ampliação de suas atividades.
Ainda dentro das ativações da campanha “Do T21 ao TEA”, a instituição reuniu marcas, lojistas e prestadores de serviço em um grande movimento: o “Eu Também INCLUO”, que faz parte da campanha “Do T21 ao TEA”.
Saiba mais sobre o Instituto Eu Incluo aqui e no Instagram: @euincluo.
Com Assessorias