Seja com saúde, seja precisando de cuidados, o velhinho sempre vem. A maratona de Papai Noel continua nos hospitais públicos do Rio de Janeiro. Nesta semana foi a vez dos hospitais municipais Miguel Couto, na Gávea, e Albert Schweitzer, em Realengo. No centro da cidade, o clima de Natal tomou conta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) nesta terça-feira (16). Crianças em tratamento participaram da já tradicional comemoração natalina, realizada há 20 anos.

Dezenas de pequenos pacientes do Into receberam a visita do Papai Noel para a entrega de presentes e se divertiram com atividades lúdicas, como sessões de mágica, teatro e brincadeiras. Neste ano, a festa teve como tema “Uma Viagem à Terra do Papai Noel” e contou com um espetáculo especial que apresentou aos pequenos o verdadeiro significado do Natal, destacando valores como união e generosidade.

As crianças também vivenciaram um momento de troca e inclusão com os jovens atletas do projeto Cadeiras na Quadra — iniciativa de tênis em cadeira de rodas voltada para crianças com deficiência, que realiza trabalho voluntário com pacientes do Into.

Pacientes que passaram por cirurgias ortopédicas no Into celebram o Natal antecipado (Fotos: Divulgação)

Realizada com recursos arrecadados em um bazar organizado a partir de doações dos próprios funcionários do Instituto, a festa integra as ações do Programa Fortalecer. Criado em 2013 pela Área de Pediatria do Into, o programa tem como objetivo promover a prevenção de doenças crônicas e ortopédicas na infância. Ao longo de sua trajetória, mais de 600 crianças já foram beneficiadas.

Mascote do Programa Fortalecer, o cãozinho Valente também marcou presença na comemoração. Outra dupla especial animou ainda mais a tarde das crianças: Channel e Purê, cães terapeutas do projeto TEAcolhe, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Além dos presentes e dos lanches, as crianças receberam um kit da Turma do Valente, símbolo do Programa Fortalecer, com uma sacola de guloseimas e uma mochila estampada com os personagens. Para Danielle Barreto, fisioterapeuta, de 44 anos, mãe da pequena Alicia, de 9, a festa do Into já faz parte da história da família.

A Alicia chegou aqui com apenas um mês de vida para tratar o pé torto congênito e, desde então, participamos de todas as festas. Todos os anos a gente vem. É um encontro, sabe? Porque antes vínhamos para o tratamento e, agora, voltamos para festejar junto com todas as pessoas que cuidaram dela ao longo desses anos”, relata.

Para a chefe da Área de Projetos Especiais do Into, Mariana Maciel, a iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a humanização do cuidado. “A festa de Natal é um momento de acolhimento e de cuidado que vai além da assistência médica. Nosso objetivo é proporcionar alegria, fortalecer vínculos e mostrar às crianças e às famílias que elas são vistas de forma integral, com atenção à saúde física e emocional”, ressalta.

Hospital na Zona Sul carioca recebe a visita do Bom Velhinho

Papai Noel vai ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea (Fotos: Edu Kapps / SMS-Rio)

Em clima natalino, as crianças internadas no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, receberam na manhã de segunda-feira (15) uma visita muito especial do Bom Velhinho. O espírito natalino tomou conta dos corredores do hospital, enfermarias e ambulatório da unidade.

Os pequenos receberam presentes, além de um abraço apertado da figura mais emblemática do Natal. Os responsáveis pelas crianças internadas se sentiram acolhidos ao ouvirem mensagens de amor e esperança do Bom Velhinho. O diretor da unidade, Cristiano Chame, explica que a visita gera mais alegria para quem está se recuperando no hospital.

Esse momento traz mais leveza ao ambiente hospitalar e reforça que o acolhimento emocional é parte fundamental do cuidado. As crianças ficam empolgadas e os pais emocionados”, diz o diretor.

Leia mais

Já é Natal nos hospitais públicos municipais do Rio
Papai Noel visita crianças que passarão o Natal internadas
Crianças com HIV recebem festa de natal em hospital de Niterói

Hospital municipal faz 3 dias de festa e monta árvore de natal gigante

Esta semana, o Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), em Realengo, também entra no clima natalino com diversas atividades nos dias 16, 17 e 18 de dezembro para os pacientes internados e seus acompanhantes. Mãe de Paulo Sérgio, de 9 anos, Fabiany da Conceição diz que a passagem do Bom Velhinho pela unidade ajudou na recuperação do filho, que até mudou de humor.

A ação foi muito legal. As crianças se sentem acolhidas e ficam mais alegres. Para ver o Papai Noel, nós teríamos que ir ao shopping. Teve presente e todo mundo se divertiu. Quando acontecem eventos como esse, o clima melhora. Faz muita diferença no tratamento, parece que eles se animam e melhoram mais rápido”, destaca Fabiany.

Papai Noel nos hospitais municipais é funcionário da Saúde

O Albert Schweitzer é o terceiro dos cinco hospitais que o querido personagem encarnado pelo servidor público Aristóteles de Queiroz, de 62 anos, visita nas últimas duas semanas. Ao todo, já são 26 anos que o coordenador de infraestrutura e logística da Subsecretaria de Gestão se veste com o tradicional traje vermelho e branco para cumprir uma agenda de solidariedade e afeto a cada mês de dezembro.

Desde que se tornou o Papai Noel oficial da Secretaria Municipal de Saúde, todo fim de ano Ari – como é carinhosamente chamado pelos amigos – distribui lembrancinhas e abraços para crianças, adultos e idosos em hospitais e também em asilos da Capital fluminense, em comemoração à chegada do Natal.

Nos próximos dias, Ari fará visitas em outras unidades de saúde do município, entre elas o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari.

Leitura de histórias, peça teatral e cantata de Natal

Uma sessão de leitura de histórias para crianças internadas foi a primeira atividade natalina no Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS) na terça-feira (16),com o apoio de voluntários que tornaram o momento mais interativo e especial. Na quarta-feira (17), alunos do curso de psicologia de uma universidade local apresentaram uma peça teatral para os pequeninos da ala da pediatria.

E para encerrar as ações, na quinta-feira (18), voluntários percorreram os corredores da unidade cantando músicas de Natal, formando um belo coral com a presença do Papai Noel para abrilhantar a festa com sua magia.

Árvores de Natal sustentáveis em hospitais

A fachada do do Hospital Municipal Albert Schweitzer também foi decorada com árvore de Natal de 2,6 metros produzida com materiais recicláveis e iluminada com cores temáticas. Kamila Conde, diretora da unidade, fala das iniciativas e da programação.

A celebração do Natal no nosso hospital é sempre inesquecível e neste ano não tinha como ser diferente. Os profissionais se empenharam para construir um ambiente natalino com decorações especiais. Sempre priorizamos os nossos pacientes internados e, com a nossa programação natalina, queremos que a internação, que já é um período árduo, seja repleta de paz e união”, contou.

Paciente do e hospital em Niterói monta árvore de Natal reciclada


O clima natalino invadiu de vez o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), e entre tratamentos e cuidados com a saúde, tem paciente que transformou leito em atelier. Willian Barbosa, 45 anos, é gesseiro e está internado na unidade desde dia 22/11, e transformou a enfermaria com enfeites de Natal.

Willian juntou as tampinhas de alumínio dos copos de água que recebe e transformou o que iria para o lixo em arte. Ele fez a sua própria árvore de Natal, com direito a bolinhas coloridas, ‘estrela’ e pisca pisca.

Eu sou muito ansioso e comecei a fazer esse trabalho artesanal. Estamos no período de festas de Natal e quis enfeitar e trazer esse espírito natalino para o quarto. Trouxe alegria e esperança”, comentou Willian que se acidentou em maio desse ano e enfrentou a terceira cirurgia na unidade de saúde.

Médico se veste de Papai Noel em hospital estadual no Rio

Na sexta-feira (19/12), às 9h, o jaleco branco – uniforme usado no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Vila Valqueire – sairá de cena para dar lugar à tradicional roupa vermelha e barba branca de Papai Noel. Há 12 anos, o diretor-médico do HEC, Lúcio Abreu, se transforma no “Bom velhinho” para levar um pouco do espírito natalino às crianças internadas na unidade.

Papai Noel passará pelos ambulatórios, quartos de internação e UTIs para levar alegria, a magia do Natal e a esperança. Ele ainda entregará jogos educativos, bonecas e carrinhos de brinquedo.

Nosso objetivo, com a chegada do Papai Noel, é proporcionar alegria às crianças. O longo processo de internação, muitas vezes, provoca estresse. Eventos como esse ajudam a relaxar e devolvem o brilho nos olhos de cada paciente que recebe um presente. Alguns pacientes têm a presença do Papai Noel pela primeira vez, tão próximo. Por mais de uma década, tenho a honra de participar da festa, levando um pouco desse espírito às nossas crianças e recebendo de volta a emoção e o sorriso de cada um”, declarou o médico.

Hospital Estadual Alberto Torres também realizará evento na sexta-feira, com Cantata de Natal, sorteio de panetones, musicoterapia natalina itinerante na pediatria com personagens natalinos e entrega de presentes. As atividades começam às 9h e têm término programado para as 16h.

A Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Saúde vai distribuir 400 presentes em hospitais com leitos de internação pediátrica e nas 27 UPAs do estado. Nos dias 24, 25, 31 e 1º, as unidades de saúde servirão ceia de Natal aos pacientes, conforme orientação de nutricionistas e médicos.

Hospital da Mulher de Bangu celebra a presença do Bom Velhinho

O espírito natalino também chegou noHospital da Mulher Mariska Ribeiro (HMMR), em Bangu. Na última quarta-feira (10), o Papai Noel percorreu a unidade para levar alegria, esperança e presentes para as mamães e seus bebês internados na unidade.

Crianças de hospital em Bangu recebem Papai Noel e seu ‘ajudante’ (Fotos Caroline Matos)

As famílias das crianças internadas, que recebem cuidado interdisciplinar da equipe do Núcleo de Atenção Integrada ao Recém-Nascido de Risco (NAIRR) do hospital, celebraram a chegada do Bom Velhinho. A unidade se preparou com grande estilo e decorou suas instalações com enfeites natalinos. Lanchinhos foram feitos para deixar o ambiente ainda mais acolhedor e festivo.

A ação trouxe felicidade, acolhimento e reforçou o compromisso da unidade com o cuidado integral com pacientes e familiares. São esses pequenos gestos que transformam a rotina hospitalar, amenizando o peso de uma internação. Arrecadamos presentes, doados pelos nossos colaboradores, fazendo desta data um dia inesquecível”, contou Vivian Folly, diretora do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro. 

Com informações da SMS-Rio, Into e SES-Rio (atualizado em 24/12/25)

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *