Com a proximidade do Carnaval, o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) lança a campanha “CarnaHemorio – Folia que salva”. A iniciativa, que ocorre nos dias 9 e 12 de fevereiro, visa sensibilizar a população para a importância da doação de sangue antes, durante e após o carnaval, um dos períodos mais desafiadores para a manutenção dos estoques do estado.

Historicamente, o número de doadores recua cerca de 30% durante as festas de fevereiro, enquanto a demanda por bolsas de sangue costuma subir devido ao aumento de atendimentos de emergência. Para manter o atendimento a mais de 100 unidades de saúde, o instituto precisa de 350 a 400 doações diárias. A campanha também busca estimular doações constantes para reforçar a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros durante todo o ano.

Para manter os estoques em nível regular, o Hemorio precisa coletar entre 350 e 400 bolsas de sangue por dia. Atualmente, o estoque do hemocentro abastece mais de 100 unidades públicas de saúde em todo o estado, incluindo os principais hospitais de emergência, unidades da rede federal e a própria instituição, que atende pacientes com doenças hematológicas como anemia falciforme, hemofilia e leucemia.

Manter os estoques cheios é uma necessidade permanente, não apenas em datas específicas. Campanhas como essa são fundamentais para sensibilizar a população e garantir que possamos atender todos que precisam. Cada doação pode salvar várias vidas”, destaca o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

Samba e solidariedade no salão de doadores

A campanha deste ano conta com o brilho de Mileide Mihaile, rainha de bateria da Unidos da Tijuca, como embaixadora. Mileide assume com entusiasmo o posto de embaixadora da ação, e sua presença amplia o alcance da iniciativa junto ao público.

No dia 9 de fevereiro, das 11h às 12h, o salão de doadores será tomado pelo ritmo da bateria da escola do Borel. A ação contará com cerca de dez integrantes, incluindo oito ritmistas, um casal de passistas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira, levando o clima do samba para dentro do espaço de doação.

Já no dia 12 de fevereiro, o “Dia da Folia” contará com a animação de blocos de rua, garantindo que o ato de doar sangue seja feito em clima de festa e cidadania. O bloco Balanço Zona Sul está confirmado das 10h às 12h animando o salão de doadores. Vale destacar que, durante todo o Carnaval, o Hemorio funcionará normalmente, das 7h às 18h, inclusive nos feriados, para receber doadores.

“Ô abre alas, que eu quero doar!”

Além da festa na sede do Hemorio, outras parcerias garantem pontos de coleta em diferentes regiões nesta semana. No Instituto Vital Brazil, em Niterói, acontece a 13ª edição da campanha “Ô abre alas, que eu quero doar!”. Além da coleta de sangue, a programação contará com a gincana “Amigo Sangue Bom”, que incentiva a participação coletiva: quanto mais amigos o doador levar, maiores serão as chances de ganhar brindes.

Reconhecido nacionalmente pela produção de soros hiperimunes utilizados no tratamento de acidentes causados por animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas, o laboratório público vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) atua além da produção de medicamentos: a instituição desenvolve e apoia atividades focadas na promoção da saúde, prevenção e engajamento comunitário.

Como médico e bombeiro, sei o quanto cada gesto pode fazer a diferença para salvar vidas. Mobilizar pessoas para doar sangue é fortalecer o sistema de saúde e ampliar o cuidado com a população”, afirma o presidente do Instituto Vital Brazil, Alexandre Chieppe, que é ex-secretário estadual de Saúde.

Criada em 2011, a campanha se consolidou ao longo dos anos como uma importante ação voltada à mobilização solidária, envolvendo colaboradores e a comunidade niteroiense. As edições aconteceram de forma contínua até 2018, sendo interrompidas entre 2019 e 2022 devido à pandemia de covid-19. Com a retomada em 2023, o Instituto Vital Brazil voltou a abrir suas portas para incentivar a doação de sangue.

Blitz da doação: outras duas ações para reforçar o estoque

  1. Shopping Nova Iguaçu (Baixada Fluminense): No dia 9 de fevereiro, das 10h às 15h, a ação ocorre na Clínica Camim (Piso Conveniência). Clientes do programa de fidelidade aMais ainda podem acumular pontos ao participar do desafio “Doe Sangue, Salve Vidas!”

  2. Hospital Municipal Albert Schweitzer (Realengo): Nos dias 11 e 12 de fevereiro, das 10h às 14h, o auditório da unidade no segundo andar recebe voluntários em uma mobilização estratégica para a Zona Oeste.

Leia mais

Alerta para baixos estoques de sangue no verão: saiba como doar
Parece um simples exame de sangue, mas é doação de medula
Conheça 10 dicas para uma doação de sangue nota 10

O que você precisa saber antes de doar

Doar sangue é um processo seguro, rápido e uma única bolsa pode salvar até quatro vidas, tornando cada doação um gesto de grande impacto social.Confira os requisitos principais:

  • Idade: Entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis).

  • Peso: Estar acima de 50 kg.

  • Alimentação: Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos 4 horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

  • Saúde: Estar em boas condições gerais. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após a recuperação. Tatuagens ou piercings impedem a doação por 6 a 12 meses, dependendo do caso.

Para mais detalhes, o doador pode consultar o site oficial do Hemorio ou entrar em contato pelo Disque-Sangue (0800 282 0708).

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *