
Para conter possíveis aglomerações, a Prefeitura do Rio lançou o Disque Aglomeração em seu serviço de denúncias no 1746 para coibir a concentração de pessoas em estabelecimentos comerciais essenciais e áreas públicas.Até esta quarta-feira (1), 1.390 registros já haviam sido recebidos. A região mais demandada é a Zona Oeste (75), seguida da Zona Norte (44), Centro (40) e Zona Sul (10). Chamados por bairros: Centro (40), Campo Grande (39), Bangu (20), Tijuca (15), Méier (15), Madureira (14), Taquara (10), Botafogo (10), Barra da Tijuca (3) e Itanhangá (3).
As informações que chegam via canal 1746 são filtradas na base operacional do Riocentro por prioridade e por região para otimizar as ações das equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) que vão fiscalizar reuniões (sem aparente justificativa) de dez pessoas ou mais sem a distância de um metro e meio entre elas. A suspensão do comércio é por tempo indeterminado. Entre as exceções estão supermercados e hortifrutis; padarias (sem consumo no local); pet shops; lojas de materiais de construção; e postos de combustíveis.
Este e outros detalhes do serviço constam do Decreto 47.328, publicado no Diário Oficial do município de segunda-feira (30/03). De acordo com o texto, os estabelecimentos essenciais em funcionamento deverão instalar informativos (placas ou cópias em papel) destacando o Disque 1746 em pontos de fácil visibilidade. Os proprietários têm prazo de cinco dias úteis (até a próxima sexta-feira, 03/04) para afixar os avisos.

Fiscalização diária do comércio
Formadas por agentes da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Fazenda, além do Programa Rio+Seguro (Copacabana e Leme), as equipes fiscalizaram, até segunda-feira (30/03), 1.208 estabelecimentos, fechando 802, em um total de 26 ações.
Trens antecipam horário para reduzir aglomeração
A partir desta terça-feira (31/03), a SuperVia implantará novas medidas visando reduzir as aglomerações em estações e composições do sistema. O início do horário de pico da manhã, que ocorria às 6h, será antecipado para as 5h nos ramais de Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.
Além disso, serão disponibilizados trens extras: Japeri (entre 5h e 6h), Santa Cruz (entre 5h e 6h) e Gramacho (entre 5h e 7h). Com isso, o intervalo entre as viagens, que hoje é de 15 minutos, será reduzido para 12 minutos.
Haverá, ainda, o reforço na equipe das estações de Duque de Caxias e Nova Iguaçu para orientar os passageiros sobre a necessidade de manter uma distância segura de 1,5m durante a formação das filas, em função da triagem para acesso realizada pela Polícia Militar.
As restrições nos sistemas de transportes estão sendo avaliadas diariamente pelos técnicos da Setrans, concessionárias e Agetransp. Além disso, os usuários estão sendo informados por meio dos canais de comunicação, como o sistema de áudio dos trens e estações, o site e os perfis da Setrans e das concessionárias nas redes sociais.
Bancos podem funcionar com 30% da capacidade
O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (27/03), no Diário Oficial, decreto que visa garantir à população fluminense o atendimento bancário enquanto perdurar a situação de risco à saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é garantir o acesso da população a benefícios sociais, como FGTS, seguro-desemprego, abono salarial, Bolsa Família, dentre outros.
De acordo com o texto, agências bancárias e casas lotéricas deverão manter o seu funcionamento limitado à ocupação máxima de 30% da capacidade física, evitando aglomerações e cumprindo protocolos de saúde. A medida prevê ainda a reserva de no mínimo uma hora por dia para o atendimento exclusivo de grupos de risco. Determina também a intensificação da higienização das dependências bancárias durante o horário de funcionamento e orientação dos funcionários quanto às regras de conduta de prevenção da transmissão do Covid-19.
A população não pode ficar sem os serviços bancários essenciais, ainda mais em um momento de crise como o que estamos vivendo hoje no país. Temos aposentados e beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos nas agências bancárias”, afirmou o governador Wilson Witzel.
Rio mantém igrejas e lotéricas abertas
Em nota, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (1/4) que as igrejas e lotéricas continuarão abertas, mesmo em tempos de pandemia, por serem consideradas “serviços essenciais”, mesmo após decisões judiciais contrárias. Confira o texto na Íntegra:
Diante das decisões do desembargador Reis Friede, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), tomada no dia 27 de março, e do juiz Marco José Mattos Couto, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), tomada na noite de ontem (dia 31 de março), a Prefeitura do Rio de Janeiro esclarece que:
– Igrejas e lotéricas seguem abertas em todo o território nacional, inclusive no Município do Rio de Janeiro. Isso porque são considerados serviços essenciais, conforme decisão do TRF2, que manteve em vigor decreto presidencial do dia 25 de março.
– A Procuradoria Geral do Município (PGM) do Rio de Janeiro ainda não foi notificada da decisão do TJRJ, que suspende o funcionamento de lojas de material de construção e lotéricas. Tão logo o seja, vai recorrer da decisão.
Com Assessorias (atualizada em 01/04/20)



