Quando Flávia Flores foi diagnosticada com câncer, ela viu seus amigos se afastarem aos poucos, perdeu o emprego e foi abandonada pelo namorado. Após o ocorrido, com o intuito de aumentar sua autoestima, buscou informações que relacionavam câncer e autoestima, mas não encontrou.

A partir disso, Flávia pediu dicas a amigos maquiadores sobre “makes” para pacientes com câncer, além de formas de amarrar lenços. E foi com o compilado dessas informações e dicas que Flávia, em outubro de 2012, criou no Facebook a página Quimioterapia e Beleza, que funciona como um blog no qual ela trata sobre o tema desde então. Essa página foi o embrião do Instituto Quimioterapia e Beleza.

A OnG iniciou as atividades em 2014, cresceu e segue com seu time ampliando as suas ações e impactando a vida de milhares de mulheres diagnosticadas diariamente. Mantém seu maior projeto, o Banco de Lenços Flavia Flores, o maior do país, que já doou mais de 25 mil lenços por todos os estados do Brasil.

O IQeB também oferece suporte psicológico e jurídico, dissemina informação de saúde, engaja voluntários, promove oficinas de beleza para autoestima e, com sua diretoria científica, desenvolve pesquisas junto às pacientes. “Neste momento, o Instituto  tem papel muito relevante para a recuperação da autoestima, oferecer informações médicas e contar com uma rede de apoio que incentiva as pacientes alcançarem seus objetivos e passarem pelo tratamento de forma mais leve”, afirma Flávia.

Flavia Flores é uma precursora do body positive relacionado às pacientes oncológicas. Além da iniciativa com a ação de doação do lenço como um gesto de carinho, acolhimento e apoio, ela ministra palestras para empresas, para manutenção da ONG e arrecadação de recursos que serão direcionados à ações como apoio psicológico, informações sobre mercado de trabalho e saúde, além das demais necessidades das pacientes.

Outubro é um mês muito importante para a conscientização do exame preventivo contra o câncer de mama, embora os diagnósticos aconteçam diariamente é quando o assunto está mais em pauta. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de 60% dos casos já chegam aos consultórios em estágio avançado e para as pacientes que recebem o diagnóstico, o apoio é fundamental”, lembra Flávia.

O nome câncer assusta, mas saiba que existe vida durante essa fase

Flávia Flores, mãe do Lyon, enfrentou o câncer de mama há 8 anos e criou o maior banco de lenços do país (Foto: Reprodução do Facebook)

Sobrevida é o tempo de vida que a gente vive depois desse susto que a gente leva: o diagnóstico de câncer. No meu caso, câncer de mama aos 35 anos. E passou tão rápido! Tanta coisa aconteceu! São 8 anos de SOBREVIDA, Cat!
E o melhor de tudo: Fazendo o que eu mais amo! Inspirando você a ter força e leveza para passar pelo tratamento também!

O começo não foi fácil, preciso confessar…o diagnóstico me tirou o chão, a minha rotina; a cirurgia me tirou o namorado; a quimioterapia, os meus cabelos, mas eu não desisti! Por outro lado o câncer me trouxe vocês! Que são tudo pra mim. Então eu não posso dizer que foi uma tragedia, porque foi um presente💝

Pra você que está começando agora FORÇA! O nome câncer assusta, mas saiba que existe vida durante essa fase, e quando tudo passa, a vida fica mais bonita, e a gente fica mais poderosa.🎀 E esse ano com uma inspiração a mais pra você que quer ser mamãe também depois do câncer: o Lyon! Que está completando 14 meses de vida🦁❤️ Dizem que ele é um pequeno milagre, eu já acho que ele é uma grande gostosura! (Flávia Flores, via Facebook)

Campanha virtual em 2020: saiba como ajudar

Em 2020, a arrecadação dos acessórios ganhou um novo formato que promove a doação de lenços em um clique! A Campanha Virtual de Doação de Lenços é feita a partir de QR Code, com doação a partir de R﹩30 para garantir que o produto chegue à paciente. A ONG também conta com parcerias da Vivara e da Ana Capri, em que parte da venda de produtos selecionados é direcionada às ações do Instituto Quimioterapia e Beleza.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *