Os aplicativos de relacionamento não são mais apenas para namoro. A última pesquisa do happn, aplicativo de relacionamentos da vida real, mostrou que embora o romance ainda seja o principal objetivo para a maioria dos usuários, a amizade tem ganhado espaço como uma conexão essencial e, em alguns casos, é até a principal intenção.
Uma recente pesquisa do happn, realizada entre os usuários brasileiros, mostrou que 45% dos usuários brasileiros já fizeram amizades por meio de aplicativos de relacionamento, e quase metade dessas conexões se tornaram significativas: sejam elas duradouras (23%) ou passageiras, mas positivas (26%). Entre os usuários com 36 anos ou mais, o número sobe para 48%, com destaque para as mulheres (50%).
O happn já havia falado sobre a tendência de amizades no Trendbook deste ano, revelando que 58% dos solteiros agora buscam por amizades nos aplicativos. A pesquisa do aplicativo mostrou que 50% dos brasileiros buscam relacionamentos sérios, com 91% deles considerando a amizade como base de uma conexão sólida.
Mas o que chama a atenção na nova pesquisa é que a amizade está se tornando um objetivo intencional. Cerca de 41% dos usuários já deram um like em alguém apenas com a intenção de fazer amizade, esse número salta para 61% entre mulheres de 18 a 25 anos.
E eles não estão sozinhos: 48% dos usuários dizem estar abertos a conhecer alguém no app só para amizade, enquanto outros 36% dizem que dependeria da vibe. Ainda assim, a transparência é fundamental: 73% acreditam ser importante deixar claro que tipo de relação estão buscando, para evitar expectativas diferentes.
15% dos casos iniciados como amizade evoluíram para namoro
Quando o assunto é amizade, o principal motivo de atração são conversas que fluem naturalmente (48%), mais do que estilo de vida parecido (12%), senso de humor (11%) ou Hobbies em comum (9%). Isso mostrou que os usuários se sentem menos pressionados nesse tipo de conexão, preferindo deixar as coisas acontecerem de forma espontânea.
A pesquisa também revelou as atividades favoritas para se fazer com amigos, e conhecer novos bares, cafés e restaurantes aparece em primeiro lugar (29%), seguido por caminhadas pela cidade (19%) e assistir séries juntos (15%). Outras atividades citadas incluem viajar, ir ao cinema e até fazer sexo, como nas “amizade colorida”.
Algumas amizades acabam evoluindo para relacionamentos amorosos, e 15% dos usuários já viveram essa experiência nos apps, especialmente entre homens acima dos 36 anos (21%). Ao serem questionados sobre seu casal fictício favorito que começou como amizade, os mais citados foram Chandler e Monica (Friends), seguidos por Jake e Amy (Brooklyn 99), Jim e Pam (The Office) e Nick e Charlie (Heartstopper).
Nem todo crush é sobre amor romântico. Acreditamos que a amizade pode ser tão poderosa quanto e, às vezes, até mais duradoura. É incrível ver tantos usuários do happn abraçando esses diferentes tipos de conexão.” diz Karima Ben Abdelmalek, CEO do happn.
Nova funcionalidade ajuda usuários a encontrarem o tipo que relação que procuram
A pesquisa do Happn indicou ainda que 56% acreditam que os filtros de busca não são suficientes. Pensando nisso, o aplicativo lançou o Relationships, nova funcionalidade que permite aos usuários definirem suas conexões de acordo com suas próprias intenções, podendo escolher entre diversas opções, como relacionamento sério, amizade, algo casual, entre outras.
Com objetivo de se alinhar à diversidade das relações sociais atualmente, a nova funcionalidade do happn ajuda os usuários a escolherem conexões reais de forma mais intencional e significativa. Os solteiros agora têm a liberdade de selecionar diversas formas de relacionamentos que melhor se alinham com suas intenções – seja para construir novas amizades, explorar o romance, ou manter algo mais casual”, diz a empresa.
No entanto, usuários do happn podem adicionar e modificar em seus perfis os vários tipos de relacionamentos que o Relationships oferece, ajustando-os de acordo com seus valores e integrando intenção e liberdade em cada interação.
Com 2025 sendo o ano da transparência e das conexões autênticas nos relacionamentos, 62% dos solteiros acreditam que é muito importante esclarecer seus objetivos, e a intenção do outro influencia diretamente na tomada de decisão. A nova funcionalidade Relationships permite que os brasileiros se conectem de forma mais livre e alinhada com suas expectativas, sempre que a oportunidade surgir.
Com o Relationships, queremos reconhecer e refletir a diversidade do namoro moderno. Hoje, os solteiros querem clareza, liberdade e autenticidade em suas conexões, e essa nova funcionalidade os permite expressar melhor suas intenções, alinhada com as interações da vida real”, afirma Karima.