Prática do boliche pode ajudar a emagrecer, além de reduzir estresse e ansiedade e integrar famílias e amigos (Foto: Divulgação)
Prática do boliche pode ajudar a emagrecer, além de reduzir estresse e ansiedade e integrar famílias e amigos (Foto: Divulgação)

Para muitas pessoas, jogar boliche não passa de um hobby de final de semana com os amigos, mas a prática é sim considerada um esporte regulamentado e sonha até com a inclusão nos Jogos Olímpicos a partir da próxima edição, em 2020, na cidade japonesa de Tóquio. Se ainda não é uma modalidade presente no cronograma olímpico, já é uma realidade quando o assunto é Jogos Panamericanos, onde é disputado desde a edição de 1991 em Havana, Cuba.

Mas  jogar boliche não é somente derrubar o maior número de pinos possível.  Especialistas garantem que a prática traz verdadeiros benefícios à saúde. E não precisa ser atleta de ponta para ver os resultados.  Marcelo Suartz, campeão pan-americano no esporte, destaca a concentração, visualização, técnicas de respiração e, principalmente, o controle da ansiedade.

“A prática exercita todos os músculos do corpo e auxilia em alguns pontos-chaves: coordenação motora, circulação sanguínea/batimento cardíaco. Os níveis de adrenalina jogando uma partida podem variar bastante e o autocontrole é fundamental”, explica Marcelo, que é  gerente de Promoções e Eventos do Boliche Social Club do Barrashopping.

Especialistas garantem ainda que o esporte ajuda a manter a forma.  “O boliche é um esporte completo que trabalha os músculos do corpo todo. Coordenação, equilíbrio e força são as principais capacidades envolvidas”, afirma Fabricio Wodewotzky, osteopata de Marcelo, sócio-proprietário da Clínica Dalila Espaço Dalila Saúde e Núcleo de Reabilitação Esportiva (Nucre).

Dentre os músculos mais ativados nesse esporte ele destaca a coxa, principalmente o quadríceps, o tronco e os braços. Ainda segundo ele, o boliche funciona como um diminuidor e aliviante de estresse. Além disso, é uma prática que ajuda na redução do peso, uma vez que o jogador precisa combinar o movimento dos membros inferiores com o ombro e a virada de corpo no final do arremesso da bola.

Além de esporte de alto nível técnico, o boliche é considerado  uma atividade relaxante e integradora.  Segundo Marcelo, o boliche é um dos únicos esportes em que se pode unir as três gerações de uma família: filho, pai e avô. “Como aconteceu comigo, consigo me relacionar melhor com a minha família, o meu pai por exemplo sempre foi um dos responsáveis pela minha formação como atleta nas pistas”, afirma ele.

Mas é bom estar atento.  Lesões poderão ocorrer se a musculatura envolvida não estiver forte o suficiente para dissipar a carga, já que o boliche é um esporte de arremesso e repetição de movimentos. “Todo atleta precisa realizar um trabalho preventivo, pois durante os treinamentos há uma sobrecarga muito grande das articulações”, afirma Fabricio.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *