Após 26 dias de mobilização, o Ministério da Saúde informou que encerrou a  Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. Ao longo da campanha, mais de 7 milhões de doses foram aplicadas, sendo cerca de 1 milhão apenas no Dia D, realizado em 18 de outubro. Mesmo com o fim da mobilização, a vacinação de rotina continua normalmente em todo o país.

Já a cidade do Rio de Janeiro resolveu prorrogar a campanha até o dia 8 de novembro. Iniciada em 6 de outubro e com término nesta sexta-feira (31), a campanha é estendida para dar mais uma oportunidade para os pais atualizarem a caderneta de seus filhos. Até quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que 152,4 mil doses das vacinas ofertadas foram aplicadas no público alvo e mais de 100 mil cadernetas foram avaliadas pelas equipes de saúde.

Os imunizantes disponibilizados são contra hepatite A, HPV, influenza, covid-19, BCG, hepatite B, pentavalente, tríplice viral, varicela,  ACWY, pneumo 10, meningo C, DTP, febre amarela, rotavírus, entre outros. A campanha também dá a chance dos adultos se vacinarem contra a febre amarela.

Devido ao ponto facultativo em comemoração ao feriado do Dia do Servidor Público, excepcionalmente as clínicas da família e centros municipais de saúde não funcionaram na sexta-feira (31), mas a vacinação pôde ser feita nas três unidades do Super Centro Carioca de Vacinação, que funcionam todos os dias.

São eles: Botafogo (Rua General Severiano, 91), Zona Oeste (no ParkShoppingCampoGrande) e Zona Norte (no Shopping Nova América, em Del Castilho). Em Botafogo, o funcionamento é das 8h às 22h, já as outras duas unidades seguem o horário dos shoppings.

Vacinação de rotina segue durante todo o ano

Pais e responsáveis devem manter a caderneta das crianças e adolescentes atualizada

Somente neste ano, mais de 22 milhões de doses das vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação foram enviadas aos estados e municípios, garantindo o abastecimento e reforçando a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, como poliomielite e sarampo.

Além da imunização infantil, a campanha também contemplou a vacinação contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. No caso da febre amarela, a estratégia teve foco nas áreas de maior risco de transmissão, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

No Dia D de mobilização nacional, mais de 30 mil salas de vacinação foram abertas em todo o país, ampliando o acesso à imunização em um sábado e reforçando o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a proteção da população.

Pais e responsáveis que ainda não levaram crianças e adolescentes para vacinar podem aproveitar o último dia da campanha para atualizar a caderneta. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Veja as vacinas disponíveis, conforme o Calendário Nacional de Vacinação:

Com informações do Ministério da Saúde e da SMS-Rio

 

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *