O verão está chegando e com ele a busca pela desejada marquinha de biquíni – ou de sunga. A marca do sol no corpo é a cara da estação mais quente do ano. Mas é importante ficar alerta aos perigos, especialmente nestes tempos de calor extremo. O uso de protetor solar é fundamental, de preferência, com fator de proteção a partir de 30 FPS.

De acordo com a esteticista dermaticista Patrícia Elias, os produtos que resultam nesse pigmento são completamente naturais, e não prejudicam a estrutura e a saúde da pele como as radiações UVA e UVB.

“Além da cor do verão, os autobronzeadores podem ser uma boa opção para quem busca cobrir algumas hipercromias, ou até mesmo aquelas manchas de picadas de inseto que são indesejadas”, explica.

Ela explica que os autobronzeadores trabalham na pele por meio da dihidroxiacetona (DHA), molécula que age com alguns componentes das células presentes na primeira camada da pele, formando um pigmento responsável pelo bronzeamento, chamado de melanoidina.

Nada de descartar o protetor solar

Um dos principais perigos em usar o autobronzeador, no entanto, é descartar o protetor solar. “Ele é de extrema importância, pois a melanoidina não protege contra os raios ultravioletas.  Portanto, mesmo com o bronze em dia, é necessário manter o uso diário do protetor”, alerta a dermaticista.

Especialistas alertam que bronzeadores podem ter em sua fórmula substâncias – como óleo de bergamota – que podem reagir mal em algumas pessoas e causar queimaduras intensas até com bolhas, dependendo do tempo de exposição, pode fazer um bronzeado ou queimaduras  — diz.

Vale lembrar que a exposição irresponsável ao sol pode causar envelhecimento precoce e câncer de pele, e o melhor horário para tomar sol é antes das 9h da manhã e após às 16h.

Passo a passo para a aplicação correta do bronzeador

Para garantir um efeito esperado, Patrícia indica um passo a passo da aplicação correta. Confira:

– Antes da primeira aplicação, é importante esfoliar a pele para obter um resultado uniforme. “Não esqueça de áreas como cotovelos, joelhos, pés e tornozelos”, ressalta a esteticista;

– Seque a pele antes de usar o produto. Se a aplicação for feita em partes úmidas, a absorção não será proporcional;

– Passe um hidratante para facilitar na hora de espalhar o produto;

– Evite aplicar em excesso em regiões específicas como joelho e cotovelo;

– Lave as mãos após a aplicação;

– Espere de 10 a 20 minutos antes de colocar a roupa.

Alimentos também ajudam a conquistar pele dourada

A especialista ressalta também, que além dos produtos, quem quiser potencializar o bronze natural, basta consumir alimentos ricos em betacaroteno, pois além de atuar como antioxidante, melhoram a saúde e beleza da pele e potencializa o resultado de dentro para fora.

“O betacaroteno é um verdadeiro aliado da pele. Combate os radicais livres que envelhecem a pele e ajuda a preservar o colágeno, deixando a pele mais firme e tonificada. Esse nutriente também ajuda na formação de melanina, que é responsável pela pigmentação e proteção contra radiação solar da pele, melhorando o bronzeado”, finaliza.

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *