O atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) avança no Estado do Rio de Janeiro com o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.. Depois de um mês estacionadas no Complexo do Alemão, na zona norte carioca, e em Japeri, na Baixada Fluminense, duas carretas da saúde se juntam a mais outra unidade móvel para atender a população em áreas onde faltam médicos especialistas para atender principalmente as mulheres.

Depois de passar quase um mês no Alemão, onde atendeu mais de 1,4 mil mulheres e realizou cerca de 1,5 mil procedimentos, a Carreta da Saúde da Mulher seguirá na próxima semana para a zona oeste, onde vai atender pacientes das clínicas da família e dos centros municipais de saúde de Santa Cruz e de bairros adjacentes. Os atendimentos são agendados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), respeitando a fila do Sistema de Regulação (Sisreg).

Na Baixada Fluminense, dando continuidade ao cronograma iniciado em Japeri, onde permaneceu por 30 dias, tendo realizado 805 procedimentos em 465 pessoas, a Carreta da Saúde  passa a atender em Paracambi nesta sexta-feira (28) e outra unidade móvel chega a Queimados na próxima semana.

Em Queimados, o foco é o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. A unidade ofertará consultas, mamografias, biópsias e outros procedimentos para as pacientes encaminhadas e agendadas pelo município. Totalmente equipada com insumos, aparelhos de diagnóstico e equipe multiprofissional, a carreta está instalada no Hospital e Maternidade Municipal de Queimados.

Paracambi também passa a contar com atendimento especializado com a chegada da carreta de exames de imagem. Instalada na Praça do Miro, a unidade está estruturada com tecnologia e profissionais para ampliar o acesso a diagnósticos e facilitar a assistência à população local.

Saúde da mulher em foco

A iniciativa busca reforçar a atenção à saúde da mulher, facilitando o acesso a exames e reduzindo o tempo de espera para o diagnóstico e tratamento. A carreta tem capacidade para realizar até 60 exames por dia e a previsão é que permaneça na comunidade por um período de 30 dias.

A unidade móvel oferta exames como ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal e mamografia, além de consultas com o ginecologista, ampliando o acesso das mulheres da região à prevenção e diagnóstico de doenças ginecológicas e do câncer de mama.

Em todo o Brasil, dos 26.040 procedimentos realizados no primeiro mês de funcionamento, 60% têm relação com o diagnóstico precoce de câncer de mama e avaliação ginecológica. Outras 1.128 teleconsultas médicas em saúde da mulher ofertadas nas carretas ampliaram ainda mais o acesso ao atendimento especializado e reduziram distâncias para os pacientes.  

Profissional da área da saúde, Agatha Rabelo (foto acima), de 31 anos, fez exames na carreta no Alemão e aprovou o atendimento:

Sou da área da saúde, eu sei reconhecer um atendimento qualificado e humanizado. Foi muito bom, desde a recepção até a conversa com a doutora. Eu me senti muito bem recebida e à vontade. Não esperava que fosse isso tudo, achei que faria apenas uma simples ultrassonografia transvaginal, mas pude tirar minhas dúvidas e conversar com a ginecologista sobre a parte hormonal. O atendimento foi realmente muito bom.”

Ministro visita Carreta da Saúde no Alemão

Em outubro, desde que começaram a percorrer o Brasil, as carretas de saúde do Agora Tem Especialistas realizaram mais de 26 mil procedimentos em 32 cidades do interior do país ou regiões de periferia com alta demanda por atendimento especializados. 

O balanço deste primeiro ciclo do programa foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em sua visita à carreta do Morro do Alemão, nesta sexta-feira (28/11). Lá, desde o início do atendimento, em 24 de outubro, foram 1.043 procedimentos de saúde da mulher, como mamografia, ultrassonografia transvaginal e outros exames ginecológicos.

Com um atendimento como este, atendemos mais de mil mulheres nestes 25 dias.  Começamos com 35 carretas pelo Brasil, em mais de 20 estados. A iniciativa cresceu e teremos mais equipamentos como este para cuidar da nossa população”, anunciou o ministro da Saúde.

Segundo ele, na carreta, a mulher passa pela mamografia e, se houve alguma alteração, é encaminhada para a realização da biópsia. “Ou seja, diante de uma suspeita de câncer, a paciente já realiza os exames necessários”, disse o ministro.

35 carretas em 22 estados

O diretor do programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, disse que a iniciativa do governo Lula para reduzir o tempo de espera por tratamentos de saúde e levar assistência especializada diretamente à população. 

Queimados recebe a carreta da Saúde da Mulher, com atendimento integral desde a consulta até a realização de exames. Já em Paracambi, chega a unidade especializada em exames de imagem, garantindo diagnóstico em tempo adequado”.

Além de Paracambi e Queimados, o atendimento do próximo ciclo começa a partir desta sexta-feira (28) em 12 novas cidades, além das já atendidas: Lábrea (AM), São Cristóvão (SE), Taiobeiras (MG), Abaré (BA), Juazeiro (BA), Viçosa (MG), Queimados (RJ), Santa Inês (MA), Três Lagoas (MS), Ivaiporã (PR), Teixeira de Freitas (BA), Patos (PB) e Macapá (AP) – totalizando 35 carretas em 22 estados do país. 

Em um mês, carretas do Agora Tem Especialistas zeram fila em sete municípios   

O programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde está voltado a expansão da assistência e redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS. As carretas são ofertadas conjuntamente com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

Com a expansão da assistência principalmente em saúde da mulher, sete municípios tiveram a fila zerada para diagnóstico de câncer de mama, exames ginecológicos e oftalmologia, de acordo com o Ministério da Saúde.

As cidades atendidas pelo Agora Tem Especialistas estão distribuídas nas cinco regiões do país. Toda a demanda por mamografia e de exames ginecológico, como ultrassonografia pélvica e transvaginal, foi atendida, zerando a fila por esses procedimentos em Ceilândia (DF), Patos (PB), Arapongas (PR), Humaitá (AM), Japeri (RJ) e Garanhuns (PE).

Em Ribeirão Preto (SP), onde funcionou a primeira carreta oftalmológica do Ministério da Saúde, todos os pacientes que esperavam por cirurgia de catarata foram atendidos. De um total de 1.085 cirurgias realizadas, 720 pessoas que estavam sem enxergar e tiveram a visão restabelecida.    

Além de levar unidades móveis de saúde da mulher e com serviços oftalmológicos, a iniciativa prevê a expansão do atendimento com a realização de mutirões, ampliação do horário de atendimento nos serviços do SUS, parceria com o setor privado e provimento de médicos especialistas.   

Outras ações do programa no Rio

O secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz, que acompanhou o ministro na visita à Carreta da Saúde no Alemão, disse que é muito importante ter o Ministério da Saúde atuando diretamente na prestação de serviços especializados nos municípios.

O Programa Agora Tem Especialistas ajuda a ampliar a oferta de exames e procedimentos. E essa carreta de saúde da mulher permite que as pacientes tenham acesso próximo de casa a serviços que fazem a diferença na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças”, comentou.

Pelo programa Agora Tem Especialistas, a SMS e o Ministério da Saúde vêm realizando várias ações para ampliar a oferta de serviços especializados no município do Rio, como os recentes investimentos nos hospitais Barata Ribeiro (HMBR) e Andaraí.

No Hospital do Andaraí, já foram reinaugurados diversos setores que estavam interditados havia anos, como a emergência, a enfermaria do 10° andar e o Centro de Tratamento de Queimados. A readequação completa da unidade tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.

Já no Hospital Municipal Barata Ribeiro foi aberto um setor para atendimento para vítimas de acidentes com moto, consolidando a unidade como referência em ortopedia de média e alta complexidade no município. Entre outras ações previstas na parceria da Prefeitura do Rio com o Governo Federal também estão avanços no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica.

Com informações da SMS-Rio e do Ministério da Saúde

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *