Vem aí a IV Semana Nacional de Fissura Labiopalatina de 15 a 19 de outubro. O objetivo principal da campanha é aumentar a conscientização pública sobre a fissura labiopalatina, reunindo renomados profissionais da área no esforço de alcançar mais pacientes que necessitem de cuidados.

Realizada pela Smile Train, a maior organização sem fins lucrativos para a causa da fissura labiopalatina no mundo, a campanha visa conscientizar a população para o problema e diminuir as filas de espera pela cirurgia. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 200 cirurgias durante a semana, em sete centros, em diferentes estados brasileiros.

No dia 18, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, Ilha do Governador, haverá a Festa das Crianças, com apresentação do Coral Smile Train, formado por pacientes com fissura labiopalatina, além de recreação com o “Deixa que eu animo”, oficina de bonecos com fissura da Bottega das Artes, distribuição de brindes, brinquedos e lanches.

Durante a semana, as unidades receberão a visita de um cirurgião plástico de grande experiência para realizar as cirurgias de reparação da fissura labiopalatina junto com a equipe local, trocando experiências.

As equipes de professores receberão residentes que serão treinados para otimizar o tratamento dos pacientes em suas regiões. Em paralelo, os demais parceiros da Smile Train realizarão atividades para reunir pacientes e conscientizar mais pessoas sobre a causa da fissura labiopalatina.

Em 2017, a Smile Train alcançou a marca de 33 mil cirurgias no Brasil. Esse aumento só foi possível graças aos 97 cirurgiões e 39 parceiros – hospitais e fundações médicas, espalhados por 22 estados brasileiros.

Com a estimativa de 4.300 nascimentos de crianças com fissura por ano no país, além dos jovens e adultos que nunca fizeram tratamento, ainda há muito a ser feito. Além da cirurgia, a ONG oferece amplos cuidados pré e pós-operatórios para nossos pacientes além do desenvolvimento do tratamento multidisciplinar que envolve fonoaudiologia, ortodontia, terapia, entre outros serviços.

abertura oficial ocorreu no dia 10, no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), parceiro da Smile Train no Rio de Janeiro, com a presença de Mariane Goes – Diretora da Smile Train na América do Sul, Henrique Cintra, cirurgião responsável e parceiro da ONG.

Já o encerramento da campanha será no dia 19, no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), com palestras focadas no tema Superação e também roda de conversa com Luiza Pannunzio, idealizadora deAs Fissuradas, rede de apoio para famílias com fissura labiopalatina e outras imperfeições da face.

Dos sete centros parceiros que realizarão cirurgias durante o período, cinco são por meio de intercâmbio entre médicos e residentes. São eles: Hospital Universitário da Univasf/Petrolina, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos/São Luís do Maranhão, Centro Médico Hospital do Açúcar/Maceió, IMIP/Recife, Hospital Universitário Lauro Wanderley/João Pessoa, Hospital Infantil Dr. Fajardo/Manaus, Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen/Parintins e Fundação Uniselva/Cuiabá. 

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto fica na Rua Taifeiro Osmar de Moraes 26 – Galeão. Mais informações: (21) 2465-5000 e http://www.smiletrainbrasil.com/

 

dias 11 a 14

Congresso em São Paulo discute casos clínicos em neurologia

Acidente Vascular Cerebral, Esclerose Múltipla, Mal de Parkinson,Alzheimer, Distúrbios do Sono, Epilepsia, Cefaleia, Transtornos de Movimento são alguns dos temas centrais do XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia (CBN),  realizado entre os dias 11 e 14 de outubro, Transamerica Expo Center, em São Paulo. O CBN abordará novas formas de diagnosticar e tratar doenças neurológicas, seja por meio medicamentoso ou não.

O encontro científico passará em revisão todo o conhecimento e a prática da especialidade, disseminando informações sobre as novidades em tratamento, diagnóstico, medicamentos, recursos laboratoriais e abordagem das patologias. Buscando inovar seu formato, neste ano o CBN trará casos clínicos para serem analisados e haverá diversas sessões de controvérsias.

Estima-se a presença de cinco a seis mil profissionais. O CBN acontece a cada dois anos e reúne neurologistas de todo o País. Profissionais de áreas relacionadas à Neurologia, como geriatria, fisioterapia, pediatra, fonoaudiologia, neuropsicologia e profissionais da reabilitação de um modo geral também podem (e devem) participar, em especial pela relevância do conteúdo. Veja mais emhttp://www.neuro2018.com.br/

DIA 13

Palestra para interessados em ter filhos em Miami

Gisele Godoy, moradora do Rio de Janeiro, decidiu que ter seu filho nos Estados Unidos por conta da cidadania que, no futuro, oferecerá mais oportunidades de estudo e trabalho. Casos como o dela estão se tornando comuns e serão abordados pelo pediatra brasileiro Wladimir Lorentz, idealizador do programa Ser Mamãe em Miami, que promove um encontro com as famílias cariocas interessadas em informações e todos os detalhes do processo que envolve ter um bebê nos Estados Unidos, no dia 13 de outubro, a partir das 19 horas.

O bate papo, que vai acontecer próximo a região do Aeroporto Santos Dumont, abordará temas como estrutura hospitalar, atendimento pediátrico, vacinas, pré-natal, diferenças de procedimentos médicos entre Brasil e Estados Unidos, tipos de parto e também pós-parto. “A equipe iniciou as atividades em 2015 e já realizou o atendimento de 900 famílias, brasileiras e de outros países latinos”, explica Dr. Wladimir.

O bebê de Gisele nasceu saudável no último dia 28 de agosto. “A estrutura médica é muita boa e organizada, fatores que decidiram a nossa escolha e que superam a questão da nacionalidade. Os médicos e enfermeiros foram ótimos. A nossa família sentiu-se segura e acolhida, pude escolher entre quatro obstetras, e o Dr. Wladimir em todo o processo foi muito atencioso”, destaca.

“É uma possibilidade que abre portas não só nos EUA, mas em outros países também. Conheci o programa com 32 semanas, através de matérias que foram publicadas. Minha mãe me marcou em um post em uma rede social do Ser Mamãe, depois ter ler, mandei para o meu marido como brincadeira, pois já estávamos pesquisando sobre maternidades. Ele gostou e achou que seria uma ótima herança para o nosso filho. Ele foi antes, visitou hospital e as clínicas e então decidimos ir para Miami”, informa Gisele.

Ser Mamãe em Miami é um serviço completo de obstetrícia, reprodução assistida e pediatria para famílias que desejam ter seus filhos nos Estados Unidos. Criado em 2015 pelo médico pediatra Dr. Wladimir Lorentz, nasceu do seu desejo de prover um serviço de saúde internacional para gestantes de todos os lugares em buscavam serviços médicos disponíveis nos Estados Unidos, por serem referência em qualidade e excelência no atendimento, mas sofriam com as dificuldades e falta de informações.

Nos três primeiros anos de atuação, o programa Ser Mamãe em Miami já atendeu mais de 800 mamães de diversos lugares do mundo, em especial a América Latina. O programa oferece acesso aos melhores recursos hospitalares americanos, com médicos altamente especializados, de forma segura, transparente e respeitando as particularidades culturais de cada indivíduo. Garante também serviços integrados de saúde às futuras mamães, com apoio de clínicas especializadas, ambulatório e a infraestrutura completa do Mercy Miami Hospital.

Participantes deverão levar uma peça de enxoval, brinquedo ou acessório, novo ou usado em bom estado ou itens de higiene como fralda, pomada ou lenço umedecido As doações serão destinadas à ONG Casa Maria de Nazaré, na comunidade da Rocinha. Há mais de 60 anos a casa desenvolve ações de assistência às famílias, e em especial as mães e filhos, o que chamou a atenção do Dr. Wladimir Lorentz, que esteve no local no começo de 2018.

“A direção da casa realiza um trabalho de conscientização sobre a importância da educação no futuro das crianças e cuidados essenciais com o recém-nascido, além de um bate papo que ocorre todo sábado com as gestantes para esclarecer algumas dúvidas”, explica o pediatra.

Para mais informações, acesse: http://sermamaeemmiami.com/ ou envie e-mail parainfo@sermamaeemmiami.com. Siga também pelo @sermamaeemmiami .

DIA 17

Palestra gratuita em Niterói sobre AVC

Já estão abertas as inscrições para palestra “AVC – saiba mais e previna-se”, que será realizada na quarta-feira, dia 17, às 18h30, no Centro Ensino, Pesquisa e Inovação do CHN – Complexo Hospitalar de Niterói (Rua La Salle, 12, Centro de Niterói).

O evento, gratuito e aberto ao público, tem objetivo de informar e conscientizar a população sobre o acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (21) 2729-1154.

A doença é responsável por mais de 100 mil mortes por ano no Brasil, além de ser a que mais causa incapacidade, segundo dados do Ministério da Saúde. Para tentar mudar essa perversa estatística, cada minuto é fundamental para evitar que a doença seja fatal ou deixe sequelas irreversíveis.

Para o neurologista do CHN, Marcus Tulius, é fundamental conhecer os principais sintomas da doença: dificuldade de falar, perda de força ou formigamento nos braços e pernas, dores de cabeça insistentes, perda de visão sem motivo aparente e dificuldade para andar.

“O tratamento atual para o AVC é eficaz, porém o fator determinante para que o método seja bem-sucedido é o tempo: ter informação para reconhecer os sintomas e procurar ajuda especializada imediatamente é primordial. A informação e a educação em saúde são grandes aliados na prevenção da doença”, ressalta.

dias 17 e 31

Sono e sonho à luz da psicanálise e da psiquiatria

Sono e Sonho

Quando as luzes se apagam, teoricamente chega a hora de “desligar”. Desligar significa relaxar, entregar-se ao sono, aos sonhos e às fantasias. Mas, junto com a noite, também podem surgir muitos problemas, como a insônia. Por que tanta gente tem dificuldade para dormir? Quais são as consequências disso?

Estes serão alguns dos aspectos a serem abordados no ciclo Sono & Sonho, que a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) e o Midrash Centro Cultural promovem em duas quartas-feiras deste mês, dias 17 e 31, em forma de bate-papos do ponto de vista da psicanálise, da literatura e do cinema, da psiquiatria e da neurologia.

O encontro do dia 17 de outubro terá como foco a ótica da psicanálise, da literatura e do cinema, com participação da psicanalista Karla Loyo, membro da SBPRJ; da professora de literatura Debora Finamore e da crítica de cinema Susana Schild, com mediação da psicanalista Magda Costa, diretora do Departamento de Difusão da Formação Psicanalítica da SBPRJ.

O bate-papo do dia 31 será sob a ótica da psicanálise, da psiquiatria e da neurologia, com o psicanalista membro da SBPRJ Oscar Carrera, a psiquiatra Lilian Scheinkman e a neurologista Christianne Martins Bahia, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono. Oscar Carrera acumulará o papel de mediador na ocasião.

Os encontros serão às 20h, no Midrash Centro Cultural – Rua General Venâncio Flores 184, Leblon. O ingresso para cada encontro custa R$ 40 e pode ser adquirido com antecedência. Para o dia 17, as inscrições podem ser feitas neste link e para o dia 31, neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2239-2222.

dia 17

Cartilha antiassédio no segmento audiovisual será lançada no Rio

No dia 17 de outubro, acontece o primeiro Debate Antiassédio no segmento audiovisual promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV), “Corta!! Quando eu falo corta, tem que respeitar”, das 10 às 13h, no auditório da Firjan. O evento faz parte das ações preventivas contra o assédio sexual que ocorre no segmento, seja em produtoras ou sets de filmagem.

O que é assédio? Como identificar e lidar com as diferentes formas de assédio? Estes serão alguns dos assuntos discutidos com diversos profissionais que envolvem a área, como a juíza do trabalho Claudia Pisco,  a psicóloga Maria do Céu, a representante da Ancine Debora Ivanov,  entre outros.

Também durante o evento, será lançada a cartilha recém-criada Pacto de Responsabilidade Antiassédio Sexual no Setor do Audiovisual. O documento foi feito em regime colaborativo que inclui um leque de informações, recomendações de procedimentos ante comportamentos abusivos e boas práticas em casos de ocorrências no ambiente de trabalho e adjacências.

A cartilha é inspirada no documento publicado este ano pelo PGA (Producers Guild of America) e um reflexo de movimentos como “Time’s Up” (contra o assédio no cinema norte-americano) e o brasileiro “Mexeu com Uma, Mexeu com Todas” (#chegadeassédio). O objetivo é que esse pacto seja apresentado e assinado pelo maior número de instituições, produtoras e profissionais da atividade.

A elaboração da cartilha contou com a participação dos produtores e de um grupo de advogados especialistas em Direito do Entretenimento. O documento está disponível para download em http://www.apro.org.br/apro-docs

A cartilha é fruto dos esforços de um grupo de trabalho surgido a partir da provocação ao setor feita por Antônia Pellegrino (escritora, roteirista e co-fundadora do blog da Folha de SP “Agora é Que São Elas”) e sob liderança da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais.

As entidades representativas das empresas e dos trabalhadores do segmento se uniram em torno de um  Pacto de Responsabilidade Antiassédio no Setor Audiovisual.  O objetivo agora é o desenvolvimento de uma série de ações visando orientar e prevenir esse tipo de atitude dentro das produtoras e nos sets de filmagem.

DIA 16

Programa de emagrecimento online lança nova edição

A partir do dia 16, a coach de emagrecimento consciente, TatTot, abre inscrição para a sexta edição do #SouBionica edição 7.0, programa de emagrecimento, 100% online, só para mulheres que buscam emagrecimento e qualidade de vida com evolução pessoal. A séria consiste em 50 dias de orientação nutricional e sessões de Coaching, orientação de Personal trainer.  Mais informações pelo @mulheresbionicas.

DIA 17

Experiência da mulher com o zika vírus

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) promove mesa-redonda dia 17 de outubro, das 18 às 21h, na FGV, para o lançamento do relatório “Vozes Silenciosas: A Experiência da Mulher com o Zika Vírus”. O trabalho foi elaborado a partir de uma abordagem integrada de saúde pública e direitos humanos e busca apresentar uma compreensão mais ampla da crise na saúde provocada pelo zika vírus.

Visa ainda evidenciar o papel que as desigualdades estruturais desempenharam na propagação da epidemia e intensificação de seu impacto, especialmente com relação ao direito das mulheres de tomarem decisões próprias de maneira autônoma e bem informada.

O trabalho é o resultado de pesquisa realizada por equipe multidisciplinar de especialistas em saúde pública e direitos humanos do Center for Reproductive Rights, da Harvard T.H. Chan School of Public Health’s Women and Health Initiative – W&HI e da Yale’s Global Health Justice Partnership.

O tema em pauta será discutido por Juliana Cesario Alvim, pesquisadora do Global Health and Justice Partnership, Yale Law School; Sebastian Rodriguez Alarcon, pesquisador do Center for Reproductive Rights; Marcos Nascimento, professor e pesquisador da Fiocruz; e Joana Passos, fundadora da Abraço a Microcefalia, com moderação de Michael Mohallem.

A Fundação Getulio Vargas fica na Praia de Botafogo, 190/auditório 12º andar.  Inscrições: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4114&P_IDIOMA=0

Ingressos para o Rio Desperta já estão à venda

Um evento para reunir em um só lugar os admiradores da meditação, vida saudável bem-estar, paz, equilíbrio e aqueles em busca do autoconhecimento. É o Rio Desperta 2018, marcado para 4 de novembro, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, das 8h às 20h30.

Serão sete palestrantes, incluindo Monja Coen, do Zen Budismo; Rajshree Patel, da Organização Internacional Arte de Viver, Klebér Tani, fundador de Meditação Transcendental Brasil, e Lama Jangchub Reid, (fundador do Mindfulness Trainings International (MTi)

O Rio Desperta será realizado na Grande Sala (foto), situada no primeiro andar da Cidade das Artes, com capacidade para 1.250 pessoas. O evento é dividido em dois turnos (manhã – das 8h às 13h30 e tarde – das 14h30 às 20h45), com intervalo para almoço das 13h30 às 14h30.

As vendas já começaram e até 20 de outubro é possível comprar ingresso (manhã ou tarde) por R$ 70 ou R$ 12 0 (o dia inteiro). A partir do dia 21, o ingresso será vendido por R$ 100 (por turno) – estudantes ou idosos pagam meia. Para o dia inteiro, o valor será de R$ 180. Os lugares não serão numerados e os ingressos podem ser adquiridos pelos sites Ingresso Rápido e Rio Desperta. O Cidade das Artes oferece ainda estacionamento para 750 carros.

DIAS 22 E 23

Rio discute desafios da eficiência em saúde suplementar

Os dilemas da saúde no mundo, economia e saúde no cenário brasileiro, atenção primária à saúde e o futuro da informação estarão em pautaa nos dias 22 e 23 de outubro durante o 4º Fórum da Saúde Suplementar, organizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), no Rio de Janeiro. Com o tema ‘O desafio da eficiência em saúde: um debate inclusivo’, a Federação reunirá líderes nacionais e internacionais, com objetivo de discutir estratégias de enfrentamento do aumento dos custos na área da saúde no Brasil.

Com a presença confirmada do ministro da Justiça, Torquato Jardim, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o evento reunirá líderes nacionais e internacionais no Windsor Convention & Expo Center, na Barra da Tijuca, promoverá uma ampla discussão sobre o atual cenário da Saúde Suplementar no Brasil, com ênfase na busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas no site: https://bit.ly/2CN02In. Veja mais informações aqui.

Feira orgânica em shopping center

No sábado, dia 20 de outubro, a Feira Orgânica Carioca Shopping vai reunir produtores que trabalham com um modelo de cultivo natural e ecológico em um evento especial. Quem visitar a feira poderá comprar produtos 100% orgânicos in natura como verduras, legumes e frutas, e ainda experimentar quitutes nas barracas de comidinhas.

Destaque para a barraca de mudas de plantas que são cultivadas na Horta Orgânica do Carioca Shopping. Instalada em uma área de mais de 100m2 no estacionamento G5 do Shopping, e na área externa do restaurante Oliva, a “Horta Orgânica Carioca” é a primeira horta orgânica do país certificada por auditoria realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia, órgão ligado ao Ministério da Agricultura em um shopping.

A feira tem curadoria da empresa Amanhã Sustentável e acontecerá das 10h às 17h, no 2º piso, em frente à loja Renner. A entrada é gratuita.

Da Redação, com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *