Na tenda do Hemorio na Cinelândia, doações de sangue foram destaque esta Semana (Foto: SES-RJ)
Na tenda do Hemorio na Cinelândia, doações de sangue foram destaque nesta Semana da Saúde (Foto: SES-RJ)

O número de doadores regulares de sangue aumentou no país nos últimos anos, mas ainda está longe de ser o ideal. Segundo o Portal Brasil, em 2014, a taxa de doação de sangue para cada mil habitantes  foi de 18,49, ou seja, 1,8%. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 4,5% nas coletas de bolsa de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. O que é significativo, mas não suficiente. Mas a a Associação Pró-Vita – Transplante de Medula Óssea tem uma boa notícia para marcar este Dia  Mundial do Doador de Sangue (25 de novembro) no Rio de Janeiro.

Com objetivo de atrair novos doadores de sangue  e também incentivar os existentes a doarem com maior regularidade, a Pró-Vita, em parceria com HemoRio, passa a utilizar, em dezembro, um sistema unificado de envio de mensagens SMS para os doadores, informando o momento que o sangue será usado para salvar ou ajudar alguém hospitalizado. A mensagem possui a seguinte texto: “Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que vc doou acabou de ser utilizado. Parabéns! Saiba mais: provita.org.br/sms”.

Imagem do SMS

Para o presidente da Associação Pró-Vita, Ottmar Saffier, a iniciativa pretende sensibilizar as pessoas para importância de ser um doador e aumentar o banco de sangue nos hospitais do Rio. “A ideia surgiu após análise de trabalhos semelhantes feitos na Suécia e no Reino Unido. O sistema permite estabelecer um vínculo que não existia com os cariocas. Assim, podemos agradecê-los pelo espírito solidário, responsável por salvar vidas e contribuir com o sistema de saúde do Rio”. E acrescenta: “A experiência no exterior indica um aumento de 30% na quantidade de doadores de sangue no ano”.

Aplicativo avisa sangue que está em falta

Docway, maior aplicativo do segmento da saúde no Brasil, resolveu incentivar seus usuários a doarem sangue. Segundo Fabio Tiepolo, CEO do Docway, assim que o aplicativo recebe a informação da falta de determinado tipo de sangue, manda imediatamente uma mensagem a seus usuários incentivando a ação. “Nós enviamos pushs para os pacientes avisando via aplicativo o tipo sanguíneo que o banco está precisando”, explica. O objetivo do Docway é ajudar a aumentar o número de doadores de sangue, além de auxiliar a cada banco de sangue de acordo com a sua necessidade. Afinal, com uma simples bolsa de sangue, podem ser salvas até quatro vidas. Após receber a mensagem, os pacientes interessados em doar devem ir ao banco de sangue indicado.

Requisitos para doação de sangue no Brasil

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar descansado e bem alimentado;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam da autorização do responsável para fazer a doação);
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Portar documento oficial com foto;
  • Respeitar o intervalo mínimo entre cada doação (3 meses).

 Fonte: Associação Pró-Vita e Docway

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *