Sangue é vida. E vida é ação. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Ciente de sua função social, o Portal ViDA & Ação – que sempre divulga ações para doação de sangue ao longo do ano inteiro – ficou vermelho – de solidariedade – este mês em adesão à campanha Junho Vermelho, que tem como ápice o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6).
De hoje até o fim do mês vamos esclarecer tudo sobre o tema, tirar dúvidas, divulgar boas ações e, é claro, homenagear os doadores de sangue. Abrindo a série especial Junho Vermelho 2023, destacamos uma iniciativa inédita no país. Confira e faça a sua parte!
Transportes coletivos dão passagem de graça a quem doar para Hemorio
Para ajudar no reforço aos estoques de sangue do Hemorio, o principal hemocentro que abastece as unidades de saúde da rede estadual do Rio de Janeiro, as empresas do setor de mobilidade se uniram em uma parceria para garantir a integração entre os doadores e o instituto.
A campanha, batizada de Rota Solidária, reúne as concessionárias MetrôRio, VLT Carioca, Semove e SuperVia, além da empresa de tecnologia 99. Juntas, as empresas disponibilizaram para a campanha 6.350 gratuidades. A expectativa da campanha é reforçar os estoques do banco de sangue atendendo a mais de 25 mil pessoas.
“Esta é a primeira vez que uma parceria entre os modais é realizada no país. Todas as maiores concessionárias de mobilidade juntas por uma boa causa. A Rota Solidária tem tudo para se tornar uma ação tradicional, já que tem a cara do morador do Rio, sempre disposto a ajudar o outro. Além disso, quem sabe conseguimos inspirar outras iniciativas do gênero Brasil afora?”, incentivou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Como participar da Rota Solidária
- Para participar da Rota Solidária, os doadores devem se dirigir ao Hemorio e informar qual modal foi utilizado. Na sequência, receberá duas passagens para cobrir os gastos com o deslocamento.
- Caso decida utilizar a 99, basta acessar o aplicativo e inserir o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% de desconto em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem.
- Além disso, colocando a palavra “Salvar Vidas” na opção de destino do app, o usuário será surpreendido com o endereço direto do próprio instituto.
- Ao todo, 5.000 vouchers serão disponibilizados. O MetrôRio, por exemplo, vai disponibilizar 400 passagens para doadores de sangue que participem da campanha Rota Solidária
- A iniciativa também tem apoio da Rodoviária do Rio e do RIOgaleão, que vão usar seus espaços para chamar a atenção dos visitantes que chegam a cidade.
- Outras ações também estão previstas durante o mês, entre elas, o sorteio de ingressos para festas e a distribuição de brindes aos doadores.
Quem pode doar
- Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.
- Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.
- Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
- Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.
- Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas).
- Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.
- Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
Leia mais
Junho Vermelho: Tive Covid-19, posso doar sangue?
S.O.S sangue: hemocentros no Rio buscam doadores
Bancos de sangue alertam sobre baixa de estoques
‘Vascaíno Sangue Bom’: campanha incentiva torcedores a doarem
Campanha do 99 também acontece em outras capitais
Além do Hemorio, a 99 estendeu a campanha para as cidades de Belo Horizonte(MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre(RS), com limite de R$ 8. Até o dia 21 de junho o aplicativo de transporte individual concederá desconto de 50% por pessoa para viagens de ida e volta a hemocentros parceiros da ação.
Neste período, os passageiros destes estados poderão obter seus descontos acessando o aplicativo da 99 e digitando o voucher específico de cada localidade, como parte das ações da 99 de “transformar” endereços em ações e movimentos.
No caso da doação de sangue, quando o passageiro escrever “Salvar Vidas” no aplicativo nas cidades participantes, o usuário será direcionado ao hemocentro.
- São Paulo: SALVARVIDASSP
- Rio de Janeiro: SALVARVIDASRJ
- Porto Alegre: SALVARVIDASPOA
- Belo Horizonte: SALVARVIDASBH
- Hemocentros participantes:
- São Paulo – Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo – POSTO CLÍNICAS, Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar 155 – 1° andar – Cerqueira César
- Rio de Janeiro – Hemorio – Rua Frei Caneca 8 – Centro
- Porto Alegre – Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul – Avenida Bento Gonçalves 3722
- Belo Horizonte – Hemominas – Alameda Ezequiel Dias 321 – Bairro Santa Efigênia
Situação crítica nos bancos de sangue
No Rio de Janeiro, o Hemorio tem feito, frequentemente, campanhas para aumentar os estoques, que caíram cerca de 15% no último mês. O Pró-Saúde de São Paulo alertou para o período de escassez nas doações, que diminui drasticamente os estoques dos bancos da região. Atualmente, só os sangues AB- e AB+ estão em quantidades estáveis.
Em Minas Gerais, a situação é semelhante, com a maioria dos tipos de sangue em quantidade crítica, sendo B+ e AB+ os únicos estáveis. O mesmo ocorre com os bancos de sangue que atendem os hospitais da região Sul do país, que estão com os estoques abaixo da média. Atualmente, os tipos O+ e O- são os que mais precisam de doadores.
Banco de Sangue Serum oferece transporte gratuito e brindes
Para reforçar a importância da data e a necessidade de estimular as doações, o Banco de Sangue Serum – que mantém dois postos de coleta no Rio de Janeiro (um no Centro e outro na Barra da Tijuca) – está realizando ações de conscientização alusivas ao Junho Vermelho em suas mídias sociais, com a chamada “A vida precisa de você – tome a iniciativa e doe sangue”.
Até o dia 15 de junho (ou enquanto durarem os estoques), os doadores são homenageados com pequenos brindes, como uma forma de reconhecimento ao seu dia especial e à prática solidária desse gesto de amor pelo próximo. A instituição disponibiliza transporte para grupo de doadores.
O Serum abastece mais de 100 hospitais públicos e privados da região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem. Atualmente, os estoques sanguíneos da unidade estão 60% abaixo do nível ideal, um índice considerado muito crítico.
Esse período de sensibilização coincide com uma das temporadas de maior necessidade de estímulo às doações, que é a chegada do inverno, em que há uma queda acentuada no número de doadores, em razão das temperaturas mais frias e das doenças respiratórias típicas da estação.
“Estamos recebendo apenas cerca de 40 doações por dia, em cada uma de nossas unidades, no Centro e na Barra, quando o ideal são 100 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais. Esse número é muito baixo, sob risco de faltar bolsas de sangue para atendermos nossos pacientes”, afirma Mario Sampaio, profissional da captação de doadores da instituição.
Como doar – As duas unidades do Banco Serum, no Centro e na Barra, abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, para receber os doadores que se disponibilizarem a entrar nessa corrente do bem, das 7h às 18h, em dois endereços: na Av. Marechal Floriano, 99, no Centro, e no Casa Shopping – Barra.
Para solicitar o transporte gratuito, basta entrar em contato pelos telefones: Centro – (21) 3233-5950; Barra – (21) 3030-6761 / 6762 | WhatsApp: (21) 99695-7470 (atende às duas unidades).
Sobre a data
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população e é preciso que 1,5% a 3% doem regularmente para manter os estoques de sangue. Em todo o país, são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue. A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde.
Com informações do GovRJ e Banco Serum