ricardo_franca

Quem foi que disse que poesia não rima com depressão? As crises crônicas da doença representaram também um período de profundas transformações, inspiração e dedicação a uma arte que ele sempre amou: a poesia. “Pensava que depressão não rimava com poesia. Mas é a poesia a minha trincheira de resistência contra esse mal, que vitima hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 350 milhões de pessoas no mundo”, confidencia o premiado poeta e jornalista Ricardo França.

França, que é ex-repórter e ex-editor premiado do jornal O São Gonçalo’, apresenta neste sábado (24), a partir das 17h, na Livraria Travessa do Barrashopping, poemas de grande impacto que o levaram a ganhar  inúmeros prêmios. Sua apresentação reunirá textos poéticos produzidos nos últimos três anos, quando passou por diversas crises crônicas de depressão, bipolaridade e síndrome do pânico. Os poemas escritos nesse período integram três livros de poesia, entre eles ‘Pílulas de Desassossego’, que dá nome à performance.

A apresentação, de 15 minutos, terá recursos audiovisuais. Em uma TV serão mostradas cerca de 300 imagens – entre fotos e desenhos – que abordam a depressão, suas causas, efeitos e consequências no ambiente pessoal, familiar, emocional, social e no trabalho daqueles que vivem os males da doença. A performance promete uma ‘viagem’ pelos caminhos inquietantes da depressão e da bipolaridade, na poética visceral do jornalista Ricardo França.

O texto, segundo ele, é uma coletânea de mini-poemas publicados ao longo dos últimos anos em sua página, no Facebook. “Foram textos escritos sob o torpor da depressão e da bipolaridade ao longo desse tempo. Muitos deles escritos sob o efeito de remédios controlados e de bebidas alcoólicas, que funcionavam em mim como um falso anestésico”, conta França. “Ainda estou em recuperação, afastado do trabalho há dois anos. A minha sorte é que tenho a poesia como minha amiga, confidente e psicanalista”, ressalta.

Uma ilha chamada depressão – Veja aqui o depoimento de Ricardo França sobre a doença

saraupoesia4_grupopoetico (1)

Mais sobre o evento

O encontro poético-lítero-musical Saraupoesia Li na livraria, promovido pela Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro (APPERJ), é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades. No quadro ‘Vitrine’, a presidente da Associação Niteroiense de Escritores (ANE), escritora Leda Mendes Jorge Aidar, contará a história e a agenda de comemorações da instituição, que celebra seus 35 anos de criação (Bodas de Coral).

“O Saraupoesia Li na livraria está em sua quarta temporada, com eventos bimensais, e já prestigiou cerca de 200 poetas e artistas. É uma proposta da APPERJ por um evento mais temático e abrangente, já que o ‘Te Encontro na APPERJ’, tradicional evento mensal da associação, privilegia a interação social e a produção poética dos apperjianos”, explicou o poeta Sérgio Gerônimo.

Dividido em seis partes, durante 120 minutos interativos, o Saraupoesia abrirá espaço para os poetas-visitantes apresentarem seus textos, no quadro ‘Poesia! Cadê o poema?’ O poeta convidado é o renomado escritor e poeta visual Wlademir Dias-Pino, um dos precursores da poesia concreta. Ele irá falar sobre a sua obra literária. No quadro Acústico, João João, poeta, compositor e violonista canta seus poemas e outras surpresas. A conversa lírica dos ‘Joões’ poetas Jorge Ventura, Sérgio Gerônimo e Mozart Carvalho.

O ‘Saraupoesia Li na livraria’ visa difundir a arte carioca e valorizar o local onde se realiza o evento, como ponto irradiador de cultura e espaço privilegiado para o lazer com qualidade. A atuação em livrarias possibilita que o Saraupoesia seja uma das opções para se conhecer a poesia contemporânea brasileira, e mundial, com ativa participação de poetas e interessados em arte, música e poesia, em geral.

“A iniciativa caminha na direção da formação de público leitor, objetivando um padrão de consciência crítica e ética, dignidade e prática cidadã, para gerar os resultados socialmente esperados por todos. Artes, como a música e a poesia, têm que se pautar por um caráter inovador e lúdico, promovendo o conhecimento e a transmissão de valores, o bem-estar e o lazer, entre seus objetivos”, acrescenta Gerônimo.

O Saraupoesia Li na livraria é dividido em seis quadros. Apresentação: Poetas Sérgio Gerônimo, Mozart Carvalho e Jorge Ventura, com os ‘Cestr3s’ poetando um tema específico em cada episódio. ‘Vitrine’: um ativista cultural expondo o seu trabalho. ‘Poeta Convidado’: entrevistado, falando sobre a sua obra, o momento poético, e interpretando poemas de sua autoria. ‘Poesia, cadê o poema?’: participação do público, especificamente em uma roda de poesia. ‘Performance’: uma apresentação multimídia ou leitura dramatizada; e ‘Acústico’, com músicos convidados.

 Evento: ‘SARAUPOESIA Li na livraria’: 4° temporada – 3° episódio 

Dia: Sábado, 24 de junho

Hora: 17h

Local: Livraria Travessa do Barrashopping. Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca/Rio

Preço: Gratuito. Livre para todas as idades

Mais informações: APPERJ: apperj@apperj.com.br, ou pelo telefone (21) 99924-3906, com o poeta apperjiano Sérgio Gerônimo. Ou no site www.travessa.com.br

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *