No dia 1 de abril, o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, e seus sócios anunciaram a doação de R$ 50 milhões para iniciativas de combate à Covid-19. Em duas semanas, as ações do banco já beneficiaram 7 hospitais e fizeram a diferença na vida de 280 mil pessoas.

Parte dos recursos doados foram destinados a compra e entrega de ventiladores pulmonares (popularmente conhecidos como respiradores), equipamentos de proteção individual (EPI), monitores cardíacos, álcool em gel e kits de higiene. Os beneficiados até o momento foram sete hospitais: Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital das Clínicas de Sorocaba, Hospital Pequeno Príncipe, Escola Paulista de Medicina, Rede Hospital Português, Hospital Heliópolis e Movimento União Rio.
Na última semana, o BTG Pactual liderou a contratação de 140 anestesistas para o Hospital das Clínicas, em conjunto com Cosan, HDI Seguros, Advent, Aegea, Perfin e Alupar. A equipe permite o funcionamento de mil plantões extras por mês, o que equivale a quase 12 mil horas de serviço. No cenário atual da Covid-19, os anestesistas são particularmente ainda mais importantes pois são responsáveis por entubar e manter os pacientes sedados por longa permanência.
Por meio de 20 projetos sociais, foram distribuídas mais de 60 mil cestas básicas em sete estados do País, beneficiando mais de 280 mil pessoas. Entre as iniciativas apoiadas estão a União RJ, União SP, Amigos do Bem, Estímulo 2020, SOS Ribeirão e Brazil Foundation. Os recursos são voltados para apoio a profissionais da saúde e compra de equipamentos e materiais para garantir atendimento à população; apoio a hospitais para aumento da capacidade de leitos; suporte à população mais vulnerável e fomento à testagem em grande escala.
Além das doações, a seguradora do BTG Pactual emitiu uma apólice para assegurar que R$ 129 milhões sejam empregados no processo de produção de 6.500 respiradores. O valor corresponde a um adiantamento que o Ministério da Saúde fez para a Magnamed, empresa brasileira de tecnologia médica que está fabricando os equipamentos.

Americanas doa mais de R$ 45 milhões para saúde e logística

Desde o início da pandemia, em março, a Americanas já doou mais de R$ 45 milhões para auxiliar na saúde e logística de diversos estados do país. A mais recente foi a doação para o Governo Federal de R$ 5,7 milhões para o transporte até o Brasil de equipamentos de proteção individual em dois voos vindos da China.

  • R$ 20 milhões em serviços de entrega e logística para o Estado de São Paulo;
  • R$ 5 milhões para construção do hospital de campanha no Rio de Janeiro;
  • R$ 15 milhões em 80 respiradores para hospitais públicos (em aquisição);
  • R$ 1,2 milhão em 20 mil kits de teste rápido (em aquisição);
  • R$ 195 mil em 300 termômetros de alta performance para o Governo do Estado do Espírito Santo e para a Prefeitura de Salvador;
  • 10 milhões de máscaras para proteção de associados e clientes;
  • 3 milhões de ovos de páscoa para orfanatos, comunidades e hospitais em todos os estados do país;
  • 1 milhão de garrafas de água para as ONGs Ação da Cidadania (Rio de Janeiro e São Paulo) e Visão Mundial (Recife e Manaus);
  • 50 mil cestas básicas para a ONG Ação da Cidadania (Rio de Janeiro);
  • 1.800 pacotes de fraldas para UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Retiro dos Artistas;
  • Elásticos para confecção de máscaras para o Estado da Bahia.

Arrecadação em parceria com pessoas físicas – Foi criada a rede de participação voluntária “Juntos somos mais solidários”, por meio da qual os associados, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros do Universo Americanas podem contribuir. Até meados de abril, foram mapeados 820 lares para idosos e 45 mil idosos em 540 cidades, e serão doados R$ 75,00 por idoso, por mês, durante três meses.

Inicialmente, o projeto arrecadou R$ 2,25 milhões entre os associados do Universo Americanas, que já serão destinados à saúde e cuidados de 10 mil idosos que vivam em residências especiais em todo o Brasil. Também foram arrecadados R$ 2 milhões em doações de clientes pela Ame Digital, fintech e plataforma de negócios mobile, para diversas instituições cadastradas na plataforma.

Apoio aos comércios de pequeno porte –  A Americanas criou ainda a campanha #Apoieocomerciolocal, sugerindo que as pessoas comprem de pequenos empreendedores e trazendo a oportunidade para que estes novos lojistas possam vender em um dos maiores e-commerces do Brasil. No site, os produtos mais buscados e vendidos estão separados por categoria para facilitar a busca do consumidor.

Nestlé doa máscaras para hospital de São Paulo

Como parte de suas ações para apoiar instituições e profissionais de saúde no combate à Covid-19, a Nestlé tem realizado ações em aliança com o Hospital Israelita Albert Einstein. A companhia anunciou a doação de 100 mil máscaras para o Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu, em São Paulo, que é controlado pela Secretaria Municipal de Saúde e com gestão da operação realizada pelo Instituto de Responsabilidade Social da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Também com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, a Nestlé Professional – unidade da Nestlé que atua no segmento de alimentação fora do lar – instalou máquinas de café no Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu. As máquinas foram destinadas para atender 509 pessoas que estão trabalhando no local, entre profissionais de saúde e administrativos. A estimativa é de que sejam servidas 1.700 doses de bebidas por dia e cerca de 204 mil durante os quatro meses de operação do hospital.

A aliança também contempla uma campanha nas redes sociais, assinada pela marca Nutren Senior, da Nestlé, e pelo Hospital Israelita Albert Einstein, para ajudar a conscientizar as pessoas, sobretudo as com mais de 60 anos, sobre cuidados para ajudar a se prevenir contra a Covid-19.

A Nestlé está mobilizada no processo de doação de produtos, apoio a instituições médicas, bancos de alimentos, organizações de distribuição de alimentos e ONGs. No Brasil, a companhia anunciou diversas iniciativas de apoio à sociedade, desde o final de março.

• Em 27 de março, a Nestlé anunciou a doação de cerca de 500 toneladas de alimentos, bebidas e petfood para auxiliar a suprir as necessidades da população brasileira. Dentre os itens estão principalmente leites, sopas, biscoitos e cafés, entre outros. Além disso, em parceria com as cooperativas de reciclagem e catadores da plataforma Cataki, foi realizada a doação de mais de 24 toneladas de alimentos para serem distribuídos a aproximadamente 2.500 famílias ligadas às cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo e região. Traduzindo em números mais próximos do dia a dia, são cerca de 2,4 milhões de copos de leite e o equivalente a mais de 1 milhão de pratos de refeição.

• Em 01º de abril, a Nestlé anunciou a doação de 28 toneladas de complemento nutricional Nutren Senior para idosos em lares de permanência no estado de São Paulo. Com a doação, os idosos receberão doses diárias de complementação com Nutren Senior e a quantidade de produtos destinada pela Nestlé é suficiente para dois meses de complementação alimentar, e equivale a cerca de R﹩ 4,6 milhões em valor de mercado. Nutren Senior é um complemento nutricional desenvolvido pela Nestlé Health Science, braço de ciência nutricional e saúde da Nestlé, destinado para pessoas acima de 50 anos.

• A Nestlé também está promovendo uma grande campanha interna de incentivo à doação de recursos para a ONG Gerando Falcões, que atua nas favelas e comunidades do Brasil, e é parceira da companhia desde 2018. Desde 2 de abril, quando iniciou a campanha, a Nestlé tem incentivado seus 30 mil colaboradores no Brasil a doarem qualquer quantia à entidade e vai dobrar o valor repassado. A cada R﹩ 1 doado por funcionário, a companhia dará mais R﹩ 1, por tempo indeterminado. A ação será decisiva para a entidade chegar à meta de distribuir cestas básicas digitais para 27 mil famílias nos próximos três meses. Na semana de 01 de abril, a Companhia já tinha doado 70 toneladas de alimentos para a entidade, distribuídas nos diferentes polos de atuação no Brasil.

• Em outra frente, Nestlé e Nespresso se uniram à Stella Artois, em 9 de abril, para expandir a plataforma Apoie Um Restaurante, criada para ajudar financeiramente restaurantes e bares de todo o Brasil afetados pela atual crise. Serão disponibilizados 60 mil vouchers, além da abertura para cadastro de novos estabelecimentos, que deve reunir na plataforma 6 mil negócios beneficiados pela ação. Enquanto Nespresso apoia a já tradicional seção Restaurantes – que agora também reúne bares -, a Nestlé oferece duas novas divisões voltadas a Cafeterias e Confeitarias. A dinâmica conta com 50% de desconto em cada voucher custeado por Stella, Nestlé e Nespresso e o valor é 100% revertido aos estabelecimentos participantes.

• Em 09 de abril, a Nestlé também anunciou a doação de 470 mil máscaras cirúrgicas para 15 regiões onde a companhia atua no país. As máscaras estão sendo distribuídas entre os municípios onde a Nestlé possui fábricas e centros de distribuição, além de ter um montante destinado ao Ministério da Saúde. Também contempla as 100 mil máscaras que serão doadas ao Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu, em São Paulo. Nas cidades onde a Nestlé opera, as máscaras serão doadas às prefeituras locais, para serem distribuídas a hospitais e centros de saúde, conforme a necessidade identificada por cada administração municipal.

• Em 10 de abril, a Nestlé anunciou a doação de 1,5 milhão de ovos de Páscoa em parceria com a Lojas Americanas. Os produtos estão sendo distribuídos para mais de 830 instituições, entre hospitais, abrigos e comunidades carentes, em 500 cidades de todo o País. A ação faz parte do movimento da empresa para viabilizar a doação de ovos de Páscoa à sociedade, de forma a ajudar quem mais precisa nesse período.

• Com o objetivo de diminuir os impactos negativos da crise causada pelo coronavírus, Nestlé Purina se uniu à Zee.Dog e outras marcas do setor, em prol da causa animal, para doar 10 toneladas de ração para ONGs do Brasil. A doação é motivada pela diminuição do número de doações por conta da pandemia e um aumento considerável de abandono animal, gerando uma necessidade ainda maior de ações de apoio. A ação foi lançada em 14 de abril, nas redes sociais da Zee.Dog. Ao todo, as empresas vão doar mais de 40 toneladas de ração para 14 ONGs do Brasil, proporcionando mais 200 mil refeições para cães e gatos dessas instituições.

Seguradora doa R$ 5 milhões para ações

A seguradora Zurich e a Zurich Foundation, entidade do Zurich Insurance Group, que se dedica a investimentos em projetos comunitários, vão destinar R﹩ 5 milhões em ações sociais para ajudar no enfrentamento da pandemia do Coronavírus Covid-19 no Brasil.

Parte dos recursos serão direcionados para a estruturação e funcionamento dos leitos de UTI e de Enfermarias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), preparados exclusivamente para atender casos relacionados ao Coronavírus. Este novo centro de tratamento de Coronavírus começou a funcionar em 27 de março, como o maior complexo hospitalar da América Latina.

O investimento será canalizado também para a doação de cestas básicas de alimentos e produtos de limpeza para 4.138 famílias durante quatro meses, na cidade de São Paulo. Todas as famílias são assistidas pelas ONGs Somar, Locomotiva, Olga Kos e Hurra! já apoiadas pela Zurich. Além destas ações, a Zurich no Brasil criou também um benefício adicional para colaboradores, de até R﹩ 20 mil, para custear despesas médicas e hospitalares dos funcionários e suas famílias na necessidade de hospitalização para tratamento para o Covid-19.

Adicionalmente, a Zurich está conduzindo uma campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal e máscaras respiratórias n-95 para doação às famílias atendidas pelas ONGs apoiadas pela seguradora. Os recursos para compra dos materiais estão sendo angariados no site http://zurichsolidaria.abraceumacausa.com.br. A campanha também tem apoio da Zurich Foundation e para cada R﹩ 1,00 arrecadado, a fundação doa mais R$ 1,00.

Além das ONGs Somar, Locomotiva, Olga Kos e Hurra!, o IPPE (Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores) também será beneficiado pela campanha Complementando o conjunto de iniciativas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, a Zurich no Brasil aderiu ao Movimento #naodemita. Todas as companhias que se integraram à campanha estão comprometidas com a manutenção dos seus quadros nos próximos dois meses.

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *