Neste ano, a Árvore do Rio Light traz uma novidade para os cariocas e visitantes. É que uma equipe de profissionais fará a coleta dos resíduos deixados no entorno da Lagoa Rodrigues de Freitas a fim de manter a orla da lagoa sempre limpa. A ação, realizada aos domingos e segundas-feiras, acontece durante toda a temporada da atração turística, que fica até dia 12 de janeiro montada para visitação.
A ideia é proporcionar aos moradores do entorno, cariocas e turistas uma experiência ainda melhor neste cartão postal e símbolo do Natal na Cidade Maravilhosa. Já no primeiro fim de semana, dias 15 e 16 de dezembro, por exemplo, foram coletados mais de 220 kg de resíduos, dentre eles garrafas pet, latinha de alumínio, plásticos, microlixos (guardanapos, canudos e bitucas) e côcos. Todo o material coletado é destinado à reciclagem.
Praia para Todos: pessoas com deficiência tomam banho de mar
Em sua sexta edição, o projeto Praia Para Todos estará de volta no dia 5 de janeiro (domingo) no posto 1, na Praia dos Cavaleiros, em Macaé (RJ), das 8h às 14h. A programação vai acontecer até o dia 1º de março sempre aos domingos, com objetivo de permitir que pessoas com deficiência física permanente ou temporária tenham acesso ao banho de mar. Em todas as suas edições, o projeto atende crianças a partir de seis anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e também adultos.
Para auxiliar na logística, 15 voluntários participaram nesta quinta-feira (26) de um curso específico do projeto. Na oportunidade, eles aprenderam técnicas sobre o manuseio da cadeira anfíbio, com três rodas que flutuam, e esteira, que facilita a passagem da cadeira até o mar. A equipe, devidamente treinada, junto com os agentes da Defesa Civil vai auxiliar e garantir a segurança dos cadeirantes no mar.
Em agosto foi realizado um treinamento especial com cerca de 200 voluntários: desse total 25 vão atuar no ‘Praia para Todos’. O projeto é realizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil. Para participar não é necessária inscrição prévia, bastando apenas comparecer ao local com atestado médico. Para mais informações: (22) 2796-1263.
Projeto leva magia do cinema a pessoas com deficiência visual
Democratizar o acesso ao cinema é uma das missões do Projetar: Toda Forma do Cinema, iniciativa desenvolvida pelo Telecine em parceria com ONGs e outras instituições para levar a experiência da sétima arte a pessoas com limitações físicas ou econômicas. Além de sessões para deficientes visuais, o Projetar promove a magia do cinema para pessoas em situação de refúgio, e jovens em vulnerabilidade.
Lançado há três anos, o projeto que passou por quatro cidades no país e já contou com a participação de mais de quatro mil convidados. Para contar sobre essa iniciativa ao público, o Telecine apresenta o vídeo “Filme no Escuro”, um exercício de empatia que retrata a experiência vivida pelos milhares de deficientes visuais que já prestigiaram as sessões do Projetar. Para realizar as sessões, a marca se reuniu com parceiros como a agência Oito e fundações como Dorina Norwill e Benjamin Constant. Link para o vídeo aqui
Com ações mensais que exibem sucessos de bilheteria, a iniciativa convida públicos que muitas vezes não têm acesso ao cinema. Em 2020, o Telecine pretende promover mais inclusão, expandindo o número de participantes do Projetar, desenvolvendo novos formatos de exibições especiais para públicos que estão distantes do cinema.
Jovens de comunidades aprendem a arte do grafite
O Grafitarte, projeto sociocultural de intervenção urbana por meio do grafite, termina seu quarto ano com 510 jovens da rede pública de ensino atendidos, promovendo a cultura e a transformação social pela arte. Patrocinado pelo Submarino desde 2016 e produzido pela Korporativa Marketing Cultural, o projeto promove oficinas gratuitas de arte e desenho (grafite) para jovens entre 12 e 18 anos.
Nesta edição de 2019, realizada entre setembro e dezembro, duas mulheres foram convidadas para ministrar as aulas práticas e teóricas, ressaltando o papel relevante e crescente das mulheres no cenário do grafite. As grafiteiras Juliana Fervo e Priscila Roxo passaram seus conhecimentos para 99 alunos da Escola Municipal General Euclydes de Figueiredo, na Tijuca, e do Colégio Estadual Professor Joel de Oliveira, em Deodoro.
Durante as oficinas, os estudantes são convidados a repensar a pichação, transformando-a em uma forma de expressão artística. Além de passarem por uma transformação social, os alunos deixam os painéis grafitados como legado social e cultural para as comunidades.
Projeto de capacitação para jovens no Rio
Chega ao fim o último ciclo do curso de operador de logística, desenvolvido pela Lojas Americanas e a ONG Galpão Aplauso, como apoio do BNDES. Iniciada em 2015, a parceria formou 522 profissionais da área de logística. Até o primeiro semestre deste ano, 73% dos jovens que participaram do projeto conquistaram uma vaga no mercado de trabalho, demonstrando a efetividade e o impacto social positivo gerado pelo projeto.
A ação faz parte da agenda de sustentabilidade das Lojas Americanas, tendo como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Dentre os temas abordados nos ODS, a parceria com o Galpão Aplauso teve como foco a educação de qualidade, redução das desigualdades, e geração de emprego e renda por meio da capacitação em logística – área que se relaciona com o negócio da rede de varejo – para jovens com idade entre 17 e 29 anos, moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ao longo do curso, com duração de seis meses por turma, os jovens passaram por uma intensa capacitação multifuncional, que integrou conteúdos técnicos – como a vivência do trabalho prático em um mini Centro de Distribuição construído dentro das dependências do Galpão Aplauso – à formação humanística, por meio de método próprio do Galpão, que engloba áreas como comunicação não violenta, valores e virtudes, meditação, além de proporcionarem aos alunos, reforço escolar.
Em São Paulo
Planos odontológicos gratuitos para crianças em SP
A OdontoPrev realizou em dezembro de 2019 a doação de 112 novos planos odontológicos para as crianças e adolescentes da Zona Leste de São Paulo atendidos pela Fundação Tide Setubal. A doação é resultado da campanha “Black Friday do Bem” e complementa o apoio que a empresa já oferece à instituição, totalizando mais de 500 beneficiados.
A cerimônia de entrega contou com palestra sobre saúde bucal ministrada pela dentista voluntária Telma Almeida, que ensinou as crianças e seus pais, de forma didática, como cuidar da higiene bucal. A OdontoPrev apoia 20 instituições, sendo 15 delas há mais de 20 anos. No último ano foram 6.854 crianças atendidas.
A Adria, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sudeste, uniu-se à corrente #GrandeDesafiodoBem. O objetivo da campanha, iniciada pela rede de supermercados BIG, é engajar marcas em torno de causas com as quais se identifiquem. O BIG deu início à corrente, convidando o McDonald’s, que por sua vez convidou a Perdigão e, por fim, a Adria. A marca decidiu apoiar a APAE de São Caetano, doando alimentos.
Grande Desafio do Bem: corrente para ajudar a Apae
A corrente #GrandeDesafiodoBem foi inspirada em uma história real postada pelo perfil do site @razoesparaacreditar, sobre um cliente do Walmart norte-americano que comprou vários ursinhos de pelúcia em uma de suas unidades simplesmente para doar. O BIG decidiu dar continuidade à ideia engajando marcas com as quais se relaciona em torno da hashtag #GrandeDesafiodoBem. O objetivo é desafiar outras marcas a participarem da ação e engajar mais pessoas nessa corrente do bem, apoiando entidades sociais.
Com uma fábrica instalada em São Caetano do Sul, a Adria escolheu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), organização social cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. Fundada há 55 anos, a entidade é referência na cidade em atendimentos especializados em equoterapia, fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, neurologia, odontologia, psicologia, psicopedagogia, psiquiatria, terapia ocupacional, neuropediatria, RPG, integração sensorial e psicomotricidade.
A Adria, então, convidou a Polenguinho para participar do #GrandeDesafiodoBem. Por sua vez, Polenguinho desafiou Estácio que, agora, chamou a Seara para a corrente.
Com assessorias