O contribuinte que deseja doar parte do Imposto de Renda devido à Receita Federal para entidades assistenciais tem até o dia 31 de dezembro (terça-feira), horário bancário, para optar pela doação. Por meio de Lei de Incentivo, a pessoa física pode destinar até 6% do imposto devido e, no caso de pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real, o limite é 4%.
Hoje, a falta de conhecimento faz com que 99% da população deixem de cumprir o seu direito legal: o de escolher onde aplicar essa porcentagem do imposto devido. Ano passado, por exemplo, das 12 milhões de pessoas que enviaram suas declarações no modelo completo, apenas 1.457 contribuintes doaram parte do imposto devido para instituições de caridade ou culturais.
No Estado do Rio de Janeiro, as 10 cidades que mais doaram em 2018 passaram longe de atingir a casa do milhão, mesmo com todas possuindo um potencial de doações que possibilitaria tal feito. A cidade do Rio doou apenas R$ 689 mil da parcela do Imposto de Renda para ONGs e instituições sociais. Isso representa 0,09% do potencial de doações da cidade, que poderia destinar R$ 766 milhões para instituições beneficiadas pelo IR.
Se direcionado para instituições cariocas diretamente, sem seguir para o Governo Federal, parte deste dinheiro poderia ter sido usada para poderia ajudar algumas das 42.344 crianças da cidade que vivem com privação extrema ou ainda algumas das 12.640 crianças que trabalham.
Maioria desconhece que poderia ajudar o próximo
Pensando em ampliar esta participação em diversas cidades brasileiras, a Leoa, plataforma de inteligência artificial que faz a declaração de Imposto de Renda por meio de simples perguntas, entra na reta final do Dezembro Roxo, uma campanha de conscientização dos contribuintes que tem como objetivo estimular as doações de até 6% do IR para ONGs e instituições sociais.
Em parceria com grandes startups brasileiras, a Leoa pretende, em sua primeira campanha, conscientizar as pessoas e sanar dúvidas sobre como elas podem realizar o procedimento. A campanha, que acontece durante todo o mês de dezembro, auxilia os interessados em realizar a doação e acompanhará os resultados em cada cidade do país. Idealizador da campanha, Eduardo Canova, fundador e CEO da Leoa, teve a ideia depois de perceber que a grande maioria das pessoas desconhece que pode ajudar ao próximo e dar um destino ao imposto devido.
Essas doações auxiliam causas de amparo às crianças e adolescentes e podem ser abatidas totalmente do imposto do contribuinte, ou seja, ao invés de esse dinheiro ir para Brasília, ele fica na cidade da pessoa e é empregado em causas sociais do município ou mesmo que ela tenha alguma empatia”, explica ele.
Hospitalhaços faz campanha para incentivar doações
A ONG Hospitalhaços é uma associação que pode receber a contribuição porque tem projeto aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). “A pessoa física ou jurídica, via Lei de Incentivo, pode doar por meio de uma conta específica, chamada conta captação, a qual é aberta pelo Ministério do Turismo”, explica Nelson Bovo, coordenador geral da associação.
Para calcular a doação, basta fazer uma previsão do imposto devido e fazer um depósito indicando nome do beneficiário, o CNPJ da associação que é: 04852343/0001-35 e valor doado. É preciso ter em mãos o número do Pronac 2020 que é 193006 e a conta no Banco do Brasil, agência 2857-6 Conta Captação 40592-2.
Ao fazê-la, a doação deverá ser informada por meio do envio do comprovante para o e-mail coordenacaogeral@
Essas doações ao nosso Plano Anual permitem que a Associação Hospitalhaços continue com suas atividades, levando humanização aos pacientes em hospitais e também permitem o funcionamento das sete brinquedotecas mantidas pela ONG”, situa o coordenador geral, que ainda conclui ressaltando que “o projeto da Hospitalhaços se enquadra no Artigo 18 da Lei 8.313/91, ou seja, permite o abatimento de cem por cento do valor doado do imposto de renda”.
ONG tira dúvidas
O contribuinte que quiser fazer a doação pela Lei de Incentivo ou espontaneamente mas ainda tem dúvida, pode pedir orientação para um contador ou entrar em contato com a ONG pelo e-mail coordenacaogeral@
Então, agora que você já conhece todos os caminhos para doar, chegou a hora de criar sorrisos doando para a Hospitalhaços, afinal o amor que cura é o mesmo que transforma, que liberta e que leva alegria aos pacientes, familiares e ao corpo clínico dos hospitais.
Para saber mais sobre a aplicação do dinheiro investido, navegue pelo site, pelas redes sociais da Hospitalhaços e leia os comentários das pessoas que foram atendidas pelos voluntários ao longo dos quase 20 anos de existência da associação. Será uma honra saber que você faz parte disso tudo!
Sobre a Hospitalhaços – A Hospitalhaços é uma Organização Não Governamental fundada em 1999 e que utiliza a arte do palhaço para levar sorrisos exclusivamente ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Atualmente, atendemos 31 hospitais em 20 municípios do país: Campinas, Valinhos, Indaiatuba, Hortolândia, Sumaré, Americana, Paulínia, Jaguariúna, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São Paulo, Salto, Tatuí, Cerquilho, Laranjal Paulista, Tietê, Francisco Morato, Porto Feliz, Rio de Janeiro e Recife, onde mantem duas brinquedotecas. Além disso, administra sete brinquedotecas ao todo e realiza 35 mil atendimentos mensais, entre pacientes, acompanhantes e corpo clínico.
Confira a lista das 10 cidades que mais doaram no Estado do Rio: