Cooperar, em vez de competir. Muita gente ainda não aprendeu o significado da cooperação, em plena era da economia do compartilhamento. Uma iniciativa incentiva a colaboração para construir um mundo mais justo, solidário e sustentável. É o Dia de Cooperar, um movimento capaz de promover iniciativas socioambientais, transformando realidades em todo o país.
O Rio de Janeiro tem parcela importante neste movimento. Somente em 2017, cerca de 5 mil voluntários beneficiaram mais de 74 mil pessoas em 20 municípios do estado. Neste sábado (30), das 9 às 16h, o Dia C acontece na Quinta da Boa Vista, com muitas atrações para o público. E o melhor, tudo de graça!
Este é destaque do roteiro de Boas Ações desta semana, que traz ainda mutirão de médicos para ajudar comunidade carente, campanhas de agasalho em shoppings e colégios, ação de estudantes para cuidar de uma praça, almoço beneficente pela causa animal, oficinas culturais gratuitas, doação de livros em shoppings e muito mais!
Envie uma boa ação pra gente no email boasacoes@vidaeacao.com.br até a quarta-feira da semana anterior ao evento ou atividade. Vamos compartilhar mais Boas Ações!!!
Dia C na Quinta da Boa Vista
O Dia de Cooperar vai oferecer diversos serviços na Quinta da Boa Vista, como corte de cabelo; massoterapia; aulão de yoga, medição de glicose e pressão arterial, orientação financeira e oficina de reciclagem. Tudo isso em um clima de muita música. Estarão por lá o Grupo Os Sensacionais do Passinho e a bateria da Estação Primeira de Mangueira, entre outros.
Quem quiser curtir o Zoológico ainda terá desconto de 50% no ingresso. Para isso basta levar um quilo de alimento. A iniciativa, uma parceria com o Sescoop/RJ e o Grupo Cataratas, vai diminuir o valor do ingresso de R$ 20 para R$10. O Dia de Cooperar é promovido por cooperativas de trabalhadores de todo o país. Além da cidade do Rio de Janeiro, celebram também o Dia C cooperativas de vários municípios, como Itaperuna, Bom Jardim e Nova Friburgo.
Mutirão de atendimento médico em Campo Grande
No Brasil, as filas em hospitais e postos de saúde são paisagens normais para a população, pois o descaso vai além da saúde e afeta a educação e segurança pública. Sensibilizados, o dentista Bruno Chagas – especialista em cirurgia buco maxilo facial com extensão na Universidade de Harvard (EUA) – e diversos médicos em diferentes especialidades., resolveram ajudar a população oferecendo atendimento beneficente para a população. O próximo mutirão acontece neste sábado (30) em Cosmos, Campo Grande.
“Fiquei muito feliz, mesmo porque nenhum outro médico faria o que ele fez”, disse Sandra Aline Jordão, técnica em enfermagem de 33 anos, que foi atendida no mutirão e resolveu o problema que tinha na região facial. Márcio John, 37 anos, é frentista e tinha um cisto no rosto que causou deformações. O problema foi resolvido no mutirão. “Estava trista com isso e agradeço muito. Agora espero que outras pessoas possam ser ajudadas também”.
Rio Eu Amo Eu Cuido
Após participarem de atividades ao longo do semestre para mudar a Praça Aquidauana, na Vila da Penha, agora é a hora de alunos e professores da Cultura Inglesa verem a mudança acontecer! O que eles e moradores da região queriam era um lugar melhor para poder esperar o transporte chegar, então, decidiram pôr a mão na massa participando de projeto de intervenção feito pelo movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, em parceria com a prefeitura e outras instituições.
Neste sábado (30), estudantes vão pintar bancos de concreto e bueiros, além de plantar mudas, limpar árvore e colocar orquídeas. Também vão instalar placas e um professor dará oficina de instrumento musical. Todas essas ações “mão na massa” foram idealizadas durante as aulas na escola de inglês. A programação do dia vai de 11h, com um piquenique, até as 15h. Uma placa interativa para que todos possam escrever informações como “Que ônibus passa aqui?” será instalada. Haverá ainda arrecadação de roupas de frio, além de ninho de livros (em que cada pessoa leva um livro e troca por outro), oficinas para crianças e contação de histórias.
Almoço beneficente pela causa animal
Favela Mundo abre 600 vagas em comunidades
A partir do mês de julho, a ONG Favela Mundo irá realizar oficinas gratuitas de ballet, jazz, hip hop, musicalização, teatro e violão na Rocinha e na Cidade de Deus. São 600 vagas distribuídas entre as duas unidades. As inscrições podem ser feitas nas sedes do Favela Mundo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, a partir de 2 de julho. Para se inscrever, é necessário apresentar comprovante de escolaridade e ter entre 2 e 18 anos. As aulas começam no dia 31/7.
O Favela Mundo foi criado em 2010 e, desde então, já beneficiou mais de quatro mil alunos de comunidades do Rio de Janeiro, através de oficinas de danças brasileiras, hip-hop, jazz, teatro, musicalização e violão. Na Rocinha, o Favela Mundo estará na Biblioteca Parque da Rocinha, que fica na Estrada Gávea, 454. Na Cidade de Deus o projeto funcionará no Espaço de Desenvolvimento Infantil Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés s/n). Para mais informações: www.favelamundo.org.br ou pelos telefones 2236-4129 e 3349-2548.
Campanha do agasalho em hospital e shopping
Até o dia 10 de julho, o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, está recebendo cobertores, roupas novas e usadas em bom estado de uso, para aquecer o inverno de quem precisa. Durante toda a campanha, a caixa de arrecadação estará à disposição da população na recepção de visitantes, das 7 às 20h.
Parte das doações serão enviadas ao abrigo Stella Maris, no Galeão – Ilha do Governador e outra parte irá atender aos pacientes das enfermarias de Saúde Mental da própria unidade, que muitas vezes chegam sem qualquer pertence.
O Carioca Shopping, em parceria com a ONG Viva Rio, promoverá até o dia 15 de julho a “Campanha do Agasalho 2018 – Inverno Quente”. O objetivo da ação é disponibilizar um espaço para a que clientes e lojistas façam doações de peças de vestuário, cobertores e agasalhos em geral. Todos as peças serão doadas para instituições cadastradas no Viva Rio.
As doações podem ser feitas nos postos de coleta da campanha “Inverno Quente”, localizado no 1º piso (ao lado do Outback) e no 2º piso (em frente ao Califórnia Coffee), no horário de funcionamento do shopping. O Carioca Shopping fica na Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2430-5120.
O shopping Pátio Alcântara também deu início à sua Campanha do Agasalho 2018. Roupas de frio, cobertores e calçados, infantis ou adulto, em bom estado de conservação, poderão ser doados até o dia 7 de julho, todos os dias, na sala Vip Spot, localizada no primeiro piso do shopping, entre 11h e 19h.
Doações de livros em shoppings cariocas
Até o próximo dia 5 de julho, cinco shoppings da Aliansce no Rio de Janeiro recebem doações de livros de literatura infantil e adulto, novos ou usados e em bom estado. Bangu Shopping, Caxias Shopping, Carioca Shopping, Shopping Grande Rio e Via Parque Shopping participam da ação, cujo objetivo é contribuir para a Festa Literária e Cultural do Instituto Reação, que acontecerá no polo Rocinha do projeto no dia 13 de julho. O evento busca incentivar a leitura e, para isso, cada participante leva para casa um exemplar.
Em sua sexta edição, a festa conta com a participação de alunos dos polos Rocinha, Cidade de Deus –Jacarepaguá, Cidade de Deus – Polo de Iniciação, Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro. Além de contação de histórias, há apresentações musicais, oficinas criativas e a roda de conversas “Você tem fome de quê?”, que vai discutir representatividade e protagonismo. O Instituto Reação, apoiado pela Aliansce Shopping Centers, é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação.
Baleias e golfinhos no projeto Ilhas do Rio
Prossegue até 22 de julho, no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana (Z-13), no Posto 6, a exposição “Cetáceos do MoNa Cagarras”, promovida pelo projeeto Ilhas do Rio, que traz informações e imagens exclusivas sobre o monitoramento de golfinhos e baleias no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, localizado a cinco quilômetros da praia de Ipanema. Na exposição, visitantes poderão contemplar fotografias, ossadas doadas pelo Instituto Baleia Jubarte, além de conhecer mais dos resultados científicos publicados na forma de artigos, vídeos e livros.
No MoNa Cagarras, a principal espécie avistada é a dos golfinhos-flíper (Tursiops trucatus), que desapareceu das ilhas em 2004 e retornou apenas em 2016. Além dos golfinhos-flíper, outras espécies de cetáceos, como os golfinhos-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis), baleias-de-bryde (Balaenoptera edeni) e baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) também podem ser observados nas ilhas em diferentes épocas do ano.
PELO BRASIL
Lixo eletrônico recolhido em parques
As discussões em torno do aumento do volume do lixo eletrônico estão cada dia mais em voga, por isso, gostaríamos de sugerir uma pauta que aponta soluções para o problema. Segundo a ONU, só em 2016 foram gerados quase 45 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos e esse volume pode passar 52 milhões de toneladas métricas até 2021.
Na contramão disto, todos os parques administrados pelo Grupo Cataratas estão fazendo a sua parte, estimulando milhares de visitantes a destinarem corretamente toda sorte de material eletrônico que pode ser reciclado. Até 30 de junho, todos os parques receberão resíduos eletrônicos que serão trocados, cada 200 kg, por ingressos para o AquaRio para pessoas assistidas pela ONG Rio Abrace. No Rio de Janeiro, a ação acontece no Parque Nacional da Tijuca, no RioZoo e no AquaRio. Há ações ainda no Parque Nacional do Iguaçu, Parque Marinho de Noronha e Marco das Três Fronteiras.
Campanha de doação de leite materno
A Americanas.com se une ao Ministério da Saúde para promover a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, o alimento essencial para o crescimento e o desenvolvimento do bebê. O hotsite “Doe Leite Materno” fornece informações básicas sobre técnicas de coleta de leite, além de mostrar a localização de bancos de leites em todo o país. As mamães podem ainda conferir dicas de produtos que garantem a extração segura e higiênica do leite materno, além de itens indicados para os primeiros cuidados com os bebês.
A Americanas.com entende e apoia a importante inciativa de tantas mulheres que doam seu leite materno, alimentando também a esperança de tantas famílias que precisam ver seus bebês crescendo fortes e saudáveis. No entanto, é preciso ter em mente que a extração deve ser feita em um recipiente devidamente limpo, usando-se, preferencialmente, um frasco de vidro com tampa de plástico para seu armazenamento. É fundamental também a higiene da mãe, limpando seus braços e mamas e protegendo seus cabelos, boca e nariz, a fim de evitar a contaminação do potinho com o precioso leite.
Campanha do agasalho em farmácias
As redes Drogarias Pacheco e São Paulo trabalham uma campanha para coletar doações de roupas, agasalhos e itens de inverno – novos ou em bom estado. Este ano para garantir o engajamento de clientes e colaboradores, a companhia desenvolveu a campanha “Solidariedade é o melhor remédio para quem sente frio“, que acontece de 18 de junho a 15 de agosto.
Desde 2007 a companhia investe em campanhas de doação de agasalhos, e já arrecadou mais de 100 mil sacos de 100l de agasalhos, contribuindo com um inverno mais aquecido para muitas pessoas. As doações realizadas para a campanha do agasalho serão destinadas para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e para filiais da Cruz Vermelha distribuídas nos 9 estados e o Distrito Federal, locais onde a companhia possui filiais.
Violência contra jovens e negros
Produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Atlas da Violência 2018 apontou a desigualdade na distribuição dos assassinatos entre negros e brancos. Enquanto a taxa de homicídios entre os primeiros é de 40,2 por 100 mil habitantes, no segundo grupo ela fica em 16 por 100 mil. De todas as vítimas do crime a cada ano no país, 71,5% são negras.
Uma das novidades da edição 2018 do documento é um capítulo dedicado a chamar atenção para o potencial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas nas estratégias de redução da violência letal. Em geral, os ODS estabelecem diretrizes a serem alcançadas pelos países nos próximos 12 anos, daí o título de Agenda 2030. O plano de ação internacional oferece parâmetros que permitem inclusive ao Brasil verificar se está ou não conseguindo superar desafios em várias áreas como, por exemplo, a de segurança pública.
Orgulho LGBTI+
Dizem que em time que está ganhando, não se mexe. Mas se reforça. E foi isso que Skol buscou com o movimento #MarcasAliadas, que convocou, em junho, grandes marcas a favor da causa LGBTQ+. Ao todo, a cervejaria e outras 15 empresas de diversos segmentos se juntaram, arrecadando doações que serão divididas entre quatro instituições: Casinha, Todxs e os coletivos Não Desculpo e Transformação. O montante é suficiente para manter as parceiras por cerca de um ano.
Dotz, Leroy Merlin, Olla e Vivo são os reforços mais recentes. Elas se juntam à Burger King, BIS, Trident, quem disse, berenice?, AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult. Patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pelo terceiro ano consecutivo, SKOL fez a convocação no início do mês e recebeu pedidos de marcas pela internet até o último dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBT.
Accor celebra a diversidade
A rede AccorHotels se apresenta como a primeira no setor a firmar compromisso com a diversidade sexual. O Grupo criou em 2017 o Comitê LGBT+ para alavancar a discussão do tema no dia a dia das atividades em seus hotéis. Os membros do comitê, que é formado por representantes de diversas áreas da empresa, têm o compromisso de promover um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo, valorizando a individualidade e o talento de cada um. A empresa foi a primeira do setor hoteleiro a integrar o Fórum de Empresas LGBT+, que completou um ano em maio de 2018, tornando-se signatária da Carta de Adesão aos 10 Compromissos da Empresa com os Direitos LGBT.
Em 2018, a AccorHotels foi a rede hoteleira oficial da 22ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e celebrou uma série de compromissos que reforçam o respeito e a integração com a comunidade. Durante o mês da parada, o Grupo participou, ainda, da campanha #MarcasAliadas, criada pela Skol e que reuniu grandes marcas apoiadoras da comunidade LGBT+. A AccorHotels doou a letra “A” da sua marca e adotou a grafia ‘CCORHOTELS’ nas redes sociais, fortalecendo as ações de entidades que dão suporte às pessoas que são vítimas de preconceitos.
Da Redação, com Assessorias