Em 2024, o Brasil registrou 22.129 novos casos de hanseníase, uma ligeira queda de 2,8% em relação a 2023, mas o país continua sendo o segundo do mundo com o maior número de notificações. No Estado do Rio de Janeiro, foram contabilizados 583 casos de hanseníase. Em 2025, de janeiro a 13 de outubro, já são 423 casos registrados, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).
Para enfrentar esse problema de saúde pública, a pasta vai levar atendimentos voltados ao combate à hanseníase e promoverá capacitação de profissionais de saúde. O treinamento prevê atividades teóricas e práticas para equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) nas cidades, além de integrantes do Programa Mais Médicos para o Brasil que atuam nas localidades.
A Carreta Roda Hans, uma unidade móvel com consultório especializado, será usada no atendimento à população e na capacitação dos profissionais. O veículo percorrerá cinco cidades (Nova Iguaçu, Belford Roxo, São Gonçalo, Guapimirim e Cordeiro) entre os dias 28 de outubro e 28 de novembro.

A ação tem grande importância por levar o serviço móvel para perto das população, permitindo aperfeiçoar a qualificação dos profissionais que atuam nas redes municipais de saúde, bem como rastrear novos casos e disponibilizar o tratamento”, afirmou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro.

Segundo a gerente de Hanseníase da SES-RJ, Ana Paula Chadimenos, serão atendidos na Carreta Roda Hans os contatos dos casos confirmados pela SES-RJ e que serão foco de busca ativa feita pelos municípios para oferecer tratamento. Também haverá atendimentos espontâneos às pessoas que comparecerem aos locais onde a unidade móvel estiver estacionada nas cinco cidades.

A carreta possui cinco consultórios e um laboratório para diagnósticos da doença. A capacitação dos profissionais é fundamental para que possamos oferecer serviço de qualidade à população e combatermos a doença”, afirma a gerente.

O treinamento teórico dos profissionais ocorrerá sempre um dia antes dos atendimentos à população por equipe multidisciplinar. A as atividades fazem parte do Programa Roda-Hans, parceria da SES-RJ com o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Leia mais sobre hanseníase

Hanseníase: inteligência artificial avalia risco de agravamento nos casos
Hanseníase: filha de ex-interna de colônia receberá pensão judicial
Sintomas da hanseníase se confundem com os de outras doenças

Locais e data onde a carreta estará

Nova Iguaçu – o módulo prático do treinamento e os atendimentos vão ocorrer de 28 a 30 de outubro. A unidade móvel estará na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade, das 8h às 17h.

Belford Roxo – a carreta ficará entre 4 e 7 de novembro na Praça Getúlio Vargas, no Centro, das 8h às 17h.

São Gonçalo – os atendimentos na unidade móvel ocorrerão de 11 a 14 de novembro. O veículo ficará no estacionamento do Assaí Atacadista, na Estrada Raul Veiga, 243, em Alcântara, das 8h às 17h.

Guapimirim – a Carreta Roda Hans permanecerá nos dias 18 e 19 de novembro na Praça da Emancipação, no Centro da cidade, das 8h às 17h.

Cordeiro – a unidade móvel ficará posicionada de 25 a 28 de novembro no Parque de Exposições Raul Veiga, das 8h às 17h.

Fonte: SES-RJ, com Redação

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *