Com o tema “Feliz Idade: o melhor da vida é agora!”, a terceira edição do projeto ‘Saúde sem Idade’ neste domingo (28/9), na Praia de Copacabana, consolidou o projeto como um grande encontro intergeracional para promover acolhimento e inclusão. Da pequena Maria Fernanda Almeida, que comemorou seus 6 anos no evento, até as ‘musas da longevidade’ Neuda Ambrósio, de 94 anos, e Maria José Pontes, de 85.
O evento contou com a animação de jovens estudantes de Medicina, Odontologia. Enfermagem e Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA), que abraçou o projeto nesta edição levando serviços gratuitos como medição de pressão arterial, teste de glicemia, prevenção a quedas e engasgos em idosos, cuidados com a saúde bucal e atividades físicas.
Entre os presentes, estava o professor Dimas Lindo, de 88 anos, criador da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati-UVA). Coordenado por Vera, o projeto levou várias pessoas idosas para participar e ainda sorteou dois livros, escritos por integrantes da iniciativa.
Realizado pelos portais Vida e Ação e Comida na Mesa, o Saúde sem Idade aconteceu novamente no Quiosque Mar de Copa, marcando desta vez a abertura da Semana Nacional da Pessoa Idosa, em alusão ao dia nacional e internacional, celebrado em 1º de outubro. Durante o evento, também foram distribuídos folhetos orientando sobre os direitos da pessoa idosa e como denunciar violações e outras formas de violência.
A programação reuniu especialistas em saúde e bem-estar, instituições e marcas parceiras em uma manhã dedicada ao autocuidado, informação e acolhimento, que incluiu rodas de conversa com especialistas, serviços de saúde e bem-estar, ‘oficina da dor’, além de sorteio e distribuição de brindes aos participantes.
‘O jovem adulto de hoje será o idoso de amanhã’, diz a editora do Vida e Ação
A jornalista Rosayne Macedo, editora-chefe do Portal Vida e Ação, que criou e organiza o Saúde Sem Idade, diz que o projeto foi pensado especialmente para o público 50+, mas tem uma proposta intergeracional e por isso é aberto a pessoas de todas as idades, da infância à maturidade quer derrubar o preconceito e valorizar a chamada ‘sociedade prateada’.
Queremos promover a integração entre as gerações e ajudar a combater o etarismo, a solidão e o isolamento a que muitas pessoas idosas ficam expostas, impactando muitas vezes na sua saúde e bem-estar. Mas também ousamos incentivar toda a sociedade a adotar hábitos saudáveis o mais precocemente possível, para que possam alcançar a melhor idade de forma plena e ativa. Afinal, o jovem adulto de hoje será o idoso de amanhã”, afirma.
Segundo a jornalista Mônica Ulisses, editora do Comida na Mesa, a iniciativa quer proporcionar momentos de aprendizado, troca de experiências e atividades voltadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida. “Nesta edição, além de valorizar a longevidade, mostramos que é possível ser feliz em todas as idades. Reforçar a importância do autocuidado, hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e cuidados com a saúde física e emocional”.
Leia mais
Saúde Sem Idade abre a Semana da Pessoa Idosa em Copacabana
‘Saúde sem Idade 2’ reúne pessoas da adolescência aos 90+ no Rio
Combate ao etarismo e à violência aos idosos é tema do ‘Saúde sem Idade 2′
‘Saúde sem Idade’ reúne várias gerações na Praia de Copacabana
Yoga do Riso, Oficina da Dor, hipnose coletiva, meditação
Nesta edição o projeto Saúde sem Idade recebeu apoio técnico e científico da Universidade Veiga de Almeida (UVA), por meio dos seus projetos de extensão nos campi de Botafogo, Tijuca e Barra. A médica de família Márcia Ney e a cirurgiã-dentista Maíra do Prado – coordenadoras, respectivamente, dos cursos de Medicina e de Odontologia da UVA – participaram das rodas de conversa que acontecem durante a programação.
Outra novidade desta edição foi a demonstração de Yoga do Riso, oferecida por Maurício Salém, idealizador do Portal Yoga Educação e criador dos métodos Yoga Educativa e Mindfulness Educacional.
Marcando o encerramento da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a psicóloga e hipnóloga clínica Miriam Pontes de Farias, colunista do Portal Vida e Ação, falou sobre felicidade e propósito na maturidade nas rodas de conversa, além de realizar mais uma demonstração de hipnose coletiva, dessa vez com foco na prosperidade.
Sucesso desde a primeira edição do Saúde Sem Idade, a ‘Oficina da Dor’ trouxe uma experiência prática com as principais condutas da fisioterapia e terapia manual, envolvendo desde avaliação clínica e terapias manuais avançadas, como quiropraxia, stretching, técnica de Jones, do Gancho e Mulligan. A atividade foi oferecida pela equipe do Physiopraxis Institute, liderada pelo professor de Fisioterapia Jonas Obadia, também colunista de Vida e Ação.
Mais uma vez, Augusto Zimbres, instrutor da Brahma Kumaris, abriu a programação com uma meditação coletiva inspiradora. Pela terceira vez no evento, a terapeuta integrativa Nalva Farias ofereceu sessões reflexologia podal.
A convite do site Comida na Mesa, a nutricionista Anna Carolina Rego (do perfil @AlemdoComer), explicou como a comida vai além da nutrição, conectando pessoas e fortalecendo vínculos afetivos, transformando cada refeição em cuidado e bem-estar.
Saúde Sem Idade – rede de apoio
O Saúde sem Idade 3 contou com apoio institucional da centenária ABI – Associação Brasileira de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), que faz 90 anos e acaba de criar a Diretoria de Aposentados.
Pela terceira vez consecutiva, o Laboratório da Pele – indústria de dermocosméticos carioca que valoriza a beleza da pele madura – e a Brahma Kumaris Brasil – organização internacional que opera em mais de 110 países para promover paz, amor e sabedoria – apoiam o evento.
Saúde Sem Idade 3 teve ainda com a parceria da Iniciativa FIS, que organiza a #FSWK25, principal evento de inovação, empreendedorismo e tendências de saúde da América Latina. Midia partner do evento, o Portal Vida e Ação sorteou passaportes para os três dias do evento, de 5 a 7 de novembro, no ExpoRio.
Saiba mais sobre o projeto Saúde sem Idade
‘Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena’ foi lançado em fevereiro deste ano, reunindo cerca de 100 pessoas, no Mar de Copa, terminando com marchinhas de Carnaval.
A segunda edição do projeto, que marcou a adesão ao Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, lançou a campanha #ORespeitoNãoEnvelhece. A iniciativa envolve ações permanentes nas redes sociais para combater o etarismo e outras formas de violações aos direitos dessa população.
Para as organizadoras, a terceira edição, que abriu a Semana Nacional da Pessoa Idosa, consolidou o pioneirismo de Saúde Sem Idade na promoção do conceito de longevidade ativa e saudável no Rio de Janeiro. A próxima edição deve ocorrer em janeiro de 2026, em pleno verão carioca, também na Praia de Copacacabana.
Estamos em busca de parceiros que se identifiquem com nosso propósito para garantir o sucesso do Saúde sem Idade e levar o projeto também para outros bairros da cidade e regiões do Estado do Rio”, revelou Rosayne Macedo.
Saiba mais aqui https://vidaeacao.com.br/topicos/saude-sem-idade/ .