Jesus Cristo nasceu, o Natal passou e 2025 chegou. Agora, a liturgia católica celebra o Dia de Santos Reis, marcado também como a data para desmontar o presépio, a árvore e a decoração de Natal.
Na tradição cristã, 6 de janeiro é quando os três reis magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – realizam a histórica visita ao menino Jesus, recém-nascido eoferecem cada qual um presente – ouro, incenso e mirra – mostrando a realeza do menino que nasceu e o reconhecimento como rei por todos os povos.
Esse dia é importante porque nos relembra a descendência de Cristo, a realeza de Jesus”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Londrina (PR).
De acordo com o padre Rodolfo, cada presente tem um significado diferente e importante na liturgia da Salvação. O ouro, segundo o sacerdote, representa Jesus como rei dos judeus. O incenso significa que o menino Jesus é divino, já que esse presente era oferecido exclusivamente aos sacerdotes, o qual era queimado nos templos. E, por fim, a mirra representa a Humanidade de Jesus, afinal, era um elemento utilizado no embalsamento dos mortos.
Na Igreja Católica, a data marca o encerramento do ciclo litúrgico do Natal, no qual a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) indica a desmontagem do presépio. A liturgia celebra Jesus, nascido homem e, ao mesmo tempo, Deus”, ressalta o sacerdote. É nessa data que são desmontados os presépios e as decorações natalinas, iniciando-se um novo tempo no ano litúrgico.
Dependendo da região do país, dia 6 de janeiro é só o dia que nossos avós diziam que era para desmontar a árvore de natal. Para quem não é católico, talvez essa data seja um mistério Segundo Arthur Peroni, consultor esotérico da iQuilibrio, esse dia também é conhecido como Epifania do Senhor e é marcado por muitas superstições.
A data remete aos tempos de Jesus na Terra, para ser mais exato, seus primeiros dias. Estamos falando da grande viagem cheia de desafios, feita pelos Três Reis Magos em busca de conhecer e agraciar o menino Jesus”, comenta Arthur.
Leia mais
Natal sustentável: era lixo, mas virou decoração natalina
Crianças com HIV recebem festa de natal em hospital de Niterói
Como transformar o Natal de pessoas em situação de vulnerabilidade
Boas Ações de Natal: onde e como fazer a sua doação?
Curiosidade: a história do Dia de Reis
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, segundo Peroni, os Reis Magos não viajaram juntos para o local onde estava Jesus. Ou seja, cada um deles estava em um lugar específico.
- Baltazar: partiu da África levando mirra como presente, usada para representar a humanidade de Jesus;
- Gaspar: partiu da Índia e levava como presente o incenso, representando a fé e a espiritualidade;
- Melchior (ou Belchior): partiu da Europa, e levava ouro como presente, para simbolizar a nobreza dos deuses.
Então, assim que a Estrela de Belém surgiu nos céus, cada um partiu em sua jornada até o local de nascimento de Jesus, chegando 12 dias após o seu nascimento. Ou seja, 6 de janeiro”, complementa o especialista da iQuilibrio.
O significado da árvore de Natal
A árvore de Natal não tem uma origem certa. Há relatos que essa tradição tenha surgido como celebrações pagãs do solstício de inverno. A árvore de Natal moderna pode ter surgido na Estônia em 1441, Letônia em 1510, ou Alemanha no século XVI. Mas sua popularidade veio à tona no século XIX, quando a rainha Vitória e o Príncipe Albert, do Reino Unido, começaram a decorar a árvore de Natal.
No cristianismo, a origem da árvore de Natal é contada por São Bonifácio, que segundo a tradição teria derrubado a árvore dedicada ao deus Odin da mitologia nórdica e plantado um pinheiro em seu lugar, representando “símbolo do amor perene de Deus”.
Independentemente de sua origem, montar a árvore de Natal tornou uma das principais tradições nessa época do ano. Pinheiro natural ou de plástico, acompanhado de bolinhas decoradas, piscas piscas, festão e outros adornos. Ideias de decoração não faltam.
Simpatias para atrair prosperidade no Dia de Reis
E para trazer ainda mais significado para essa data é possível fazer algumas simpatias. Segundo a consultora espiritual Kelida Marques as simpatias do Dia de Reis busca trazer prosperidade para a vida. Veja como fazer:
Simpatia 1
Para essa simpatia você vai precisar de:
- 9 sementes de romã;
- saquinho ou papel branco.
Enquanto você tira as sementes da romã, faça seus pedidos de paz, saúde e amor para os três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melchior).
Em seguida, guarde 3 dessas sementes no saquinho ou embrulhe no papel, pois elas devem ficar na sua carteira.
Então, coma 3 das sementes e jogue as outras três por cima do seu ombro, fazendo o pedido que desejar.
Simpatia 2
Para fazer essa simpatia da prosperidade você vai precisar de:
- 6 sementes de romã;
- 1 nota de valor baixo (1 ou 2 reais).
Exatamente no dia 6 de janeiro, coma 6 sementes de romã e separe os caroços. Enquanto faz isso repita as palavras:
‘Assim como Jesus foi presenteado pelos Reis Magos, eu também receberei ajuda em tudo o que precisar. Amém!’
Então, embrulhe 3 sementes na nota e coloque em sua bolsa ou carteira, enquanto as outras três, coloque em uma gaveta de roupas. Mantenha as sementes na gaveta e em sua carteira até o próximo Dia de Reis, então jogue as fora e use o dinheiro normalmente.
Com Assessorias