Ex Africa_Espaço Sensorial_fotos Pablo Bernardo

Pessoas com autismo, síndrome de Down, deficiência intelectual e baixa mobilidade terão a oportunidade de participar de uma exposição interativa sobre a cultura africana no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro. A exposição ‘Ex-África’, oferecida pelo programa CCBB Educativo, oferece a partir do próximo dia 20 uma série de atrações gratuitas para os visitantes destes grupos em  visitas mediadas, com um roteiro que permite interação com a mostra.

Durante a visita, serão oferecidos jogos, objetos tridimensionais e lúdicos, além de histórias que, em sintonia com a exposição, contam um pouco sobre as obras.  Haverá ainda um espaço sensorial, um laboratório de ações criativas, cortejos musicais e contação de histórias. As atividades  foram criadas para facilitar a aproximação do público de todas as idades às produções artísticas e poéticas na maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no país.

Ex Africa_Contação de Histórias_foto Pablo Bernardo

A proposta educativa tem o intuito de apresentar vertentes da cultura africana, ainda pouco disseminadas em nosso país. Além das visitas abertas e deste grupo, poderão ser agendadas para grupos de pessoas com deficiência visual ou baixa visão, quando haverá um roteiro com experiências táteis e descrições afetivas. Para deficientes auditivos haverá visitas mediadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Também serão formados grupos especiais para visitas de escolas, instituições em geral, associações e Ongs, por exemplo.

As obras expostas, incluem fotografias, instalações, pinturas, música, performances e videoinstalações com temas variados, que mostram uma África que não se limita às fronteiras geográficas e se irradia pelos continentes. Influências como o afro futurismo e o naija pop permearão as atividades. A aproximação com os trabalhos de múltiplas temporalidades tem o intuito de despertar novas leituras sobre as culturas afro e afro-brasileira.

Esta não é a primeira vez que o CCBB abre as portas para as PCDs (Pessoas com Deficiência). Emagosto do ano passado, um festival levou filmes com histórias incríveis de superação de pessoas com deficiência.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *