Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o Outubro Rosa é marcado por uma série de ações voltadas à conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama, com um chamamento expressivo para a necessidade dos exames preventivos anuais. O destaque fica com as atividades físicas ao ar livre, como yoga, caminhada, pedalada e remo.
A programação conta com jornada médica, rodas de conversa com especialistas e eventos de integração que reforçam a importância do diagnóstico precoce e da saúde da mulher, misturando orientação médica, beleza e cultura. A iniciativa inclui ainda a iluminação de monumentos, como a Capela de São Pedro, em Jurujuba, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Yoga na Praia reúne mais de 150 pessoas
Neste sábado (5), aconteceu a Caminhada e Corrida pela Vida, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com largada no Praia Clube São Francisco. No domingo (6), o projeto Yoga na Praia, realizado em Boa Viagem, marcou a abertura da 8ª edição do Outubro Rosa promovido pelas clínicas Pró-Onco Mulher e Oncomed.
Cerca de 150 pessoas (a maioria mulheres) participaram do aulão conduzido pelos professores Jorge Carrano e Cristiane Garcia, do Estúdio Dharma Bhumi. Foram distribuídas camisas rosa choque, cor da campanha mundial que alerta sobre os riscos e prevenção ao câncer de mama.
Promovemos esse aulão todo primeiro domingo do mês, mas em outubro aproveitamos para chamar a atenção para a importância do cuidado. Afinal, o diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que atinge também homens, permite a cura de mais de 90% dos casos”, alerta Carrano.
Ele explica que o yoga é uma prática milenar que envolve o bem-estar em todos os níveis (mental, físico, emocional e espiritual), muito importante para o controle da ansiedade, que também atinge muitos pacientes de câncer de mama.
Antes de iniciar a atividade que coloriu de rosa, literalmente, o canto da praia de Boa Viagem, o professor Jorge Carrano entregou o folheto produzido pelo estúdio com imagens básicas de como fazer o autoexame e orientações importantes sobre o câncer de mama.
São informações que desmistificam, por exemplo, que o uso de sutiã de aro não está relacionado à doença. Em uma linguagem simples e direta, o folheto lista os principais mitos e verdades sobre o que provoca a doença.
Entre as frequentadoras assíduas do Yoga na Praia estava a advogada e servidora pública Maria Gisele Farias, 46 anos, residente em Icaraí. Ela descobriu o projeto nas redes sociais, e participou do aulão pela sexta vez.
O yoga é maravilhoso para o nosso equilíbrio. Mas foi mais bacana ainda participar dessa ação que alerta, em especial as mulheres, de como fazer o autoexame e se prevenir contra essa doença silenciosa e tão perigosa”, disse Maria Gisele, que acompanhou uma de suas duas irmãs no tratamento de um câncer, hoje já curada.
Apesar de acontecer em Niterói, o aulão vem atraindo pessoas de bairros do Rio, Itaboraí, Maricá e São Gonçalo, como a técnica em radiologia Josi Manhães, a Majo, de 43 anos. Mesmo sem ter vivenciado de perto o câncer, ela entende que, até por ser mulher, deve contribuir com os alertas sobre a doença.
Me envolvo em muitos projetos voltados à mulher, como o programa Mulher Líder da Prefeitura de Niterói, que tem foco em políticas públicas, e ações do Outubro Rosa. Eu participo da tradicional caminhada na praia de Icaraí, e mais uma vez venho aqui no Yoga da Praia nesse mês de outubro. Essa já é a minha segunda camisa rosa que vou guardar com muito carinho”, garantiu Majo, já estudando para a prova que acontecerá em breve no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde quer se especializar em imagens da mama.
Agenda Positiva
Programação do Outubro Rosa em Niterói
No dia 12, a Remada Rosa, organizada pelo Projeto Brio, será realizada na Praia de Charitas, às 7h. A Pedalada Rosa está marcada para o dia 13 de outubro, no Caminho Niemeyer, às 9h. No dia 20, acontece a tradicional caminhada na Praia de Icaraí. Todos esses eventos contam com apoio da Prefeitura de Niterói.
Já o Outubro Rosa da Oncomed e Pró-Onco Mulher prossegue no dia 19, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, com a Jornada Médica, que esse ano será das 9h às 12h, no Hospital Icaraí (Avenida Marquês do Paraná, 233, Centro de Niterói). O evento reúne médicos e outros profissionais de saúde em uma rica troca de experiências com apresentação e discussão de casos clínicos do câncer.
A agenda prossegue no dia 23, com palestras e outras ações de orientação sobre a doença no espaço cultural da Oncomed (Rua Araribóia 6), em São Francisco. A Secretaria Municipal da Mulher organiza rodas de conversa com especialistas e eventos voltados ao público feminino.
O Café, Mulheres e Networking vai acontecer no dia 30 de outubro, e a Quinta D’Elas, no dia 31. Esses encontros visam discutir temas como o papel das empresas nas causas sociais e a importância dos cuidados preventivos. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
A programação de Outubro Rosa da Prefeitura de Niterói começou no dia 1º de outubro com o lançamento do livro “A Careca e a Bicharada”, de Simone Mattos (escritora) e Mariana Erthal (ilustradora), na Sala Carlos Couto. A obra aborda com leveza o tema do câncer. O evento teve apoio da Secretaria Municipal da Mulher e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).
Nosso Dia Pink é o ponto alto da programação
Ponto alto da programação da Oncomed e Pró-Onco Mulher, com apoio da Prefeitura de Niterói, o Nosso Dia Pink acontece no último sábado do mês, dia 26, pela segunda vez consecutiva no teatro Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural (Rua Visconde do Rio Branco 880), em São Domingos. Além de palestras e dinâmicas, o evento conta com uma feira com estandes de perfumes, lenços, bijuterias e outros produtos de beleza.
A ideia é integrar as participantes para que percebam que podem cuidar da beleza e seguir firme em busca da cura. O evento visa também estimular as mulheres a ter uma atitude preventiva não só com os exames da mama, mas mantendo uma vida saudável com exercícios, controle de peso, não bebendo, não fumando, simplesmente vivendo”, diz o mastologista Rodrigo Souto, que iniciou há quase 20 anos a trajetória.
A partir do seu dia a dia na Pró-Onco Mulher e na Clínica Malu Sampaio, da Prefeitura de Niterói, o médico sentiu a necessidade de fazer algo maior na cidade para alertar sobre a importância dos exames e outros cuidados, como a alimentação.
Junto com o oncologista Victor Marcondes e a nutricionista oncológica Patrícia Arraes, ambos da Oncomed, foram criadas as ações para o Outubro Rosa, que hoje tem uma série de eventos organizados pelas duas instituições, com o “Nosso Dia Pink” sendo o maior deles.
O objetivo é alertar sobre o diagnóstico precoce, que nos ajuda a curar mais de 90% das mulheres e mostrar que câncer não é igual a morte. E também reforçar que os cuidados devem acontecer ao longo de todo o ano”, destaca Rodrigo Souto.
Programação:
12/10 – Remada Rosa (Projeto Brio) – Praia de Charitas, às 7h
13/10 – Pedalada Rosa – Caminho Niemeyer, às 9h
19/10 – Roda de Conversa com Especialistas – Policlínica Malu Sampaio, às 10h
19/10 – Jornada Médica, das 9h às 12h, no Hospital Icaraí (Avenida Marquês do Paraná, 233, Centro de Niterói)
20/10 – Caminhada Outubro Rosa – Praia de Icaraí, às 9h
23/10 – Orientações sobre a doença, a partir das 14h na Oncomed São Francisco: Rua Arariboia 6
26/10 – Nosso Dia Pink – Sala Nelson Pereira dos Santos, das 9 às 16h, no Reserva Cultural (rua Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos)
27/10 – Caminhada Studio In – Academia Studio In, às 9h
30/10 – Café, Mulheres e Networking: “Quais causas o seu negócio abraça?” – Auditório da Acierj, às 10h
31/10 – Quinta D’Elas: “Cuide-se: O que você precisa saber” – Sala Carlos Couto, às 18h
Com Assessorias
[…] Yoga, remo, pedalada e caminhada marcam Outubro Rosa em Niterói […]