O Dia Mundial do Bem–Estar, celebrado anualmente no segundo sábado de junho tem o propósito de conscientizar e motivar as pessoas a viverem melhor. Lançado em 2012 na Turquia por Belgin Aksoy, a data hoje é comemorada em 7 continentes e 150 países ao redor do mundo, com diferentes iniciativas, como palestras, atividades ao ar livre, sessões de exercício, alongamento, meditação, entre outras.
O objetivo é trazer reflexões e inspirações de como as pessoas podem ter uma vida mais saudável e com mais significado. Os sete passos que compõem o manifesto do Dia Mundial do Bem–Estar são: caminhe por uma hora; beba mais água; se alimente de forma mais saudável; evite garrafas plásticas; faça uma boa ação; priorize um tempo com a família e durma bem.
A atenção à saúde – emocional, física e espiritual – passou a ser debatida como prioridade dentro e fora das empresas nos últimos tempos. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já manifestou preocupação sobre esses temas.
“As empresas podem e devem promover ações, presenciais e remotas, para cuidar do o bem–estar dos colaboradores. A melhor maneira de fazer isso com consistência é apoiar a jornada de bem–estar da força de trabalho por meio de programas e políticas estruturadas. Assim, todos ganham: as empresas com profissionais mais produtivos, e os colaboradores, que ficam mais felizes e saudáveis”, destaca Renato Basso, vice-presidente de Pessoas do Gympass.
Um estudo recente feito pela companhia, “Panorama do bem–estar corporativo 2022” demonstrou que a perspectiva de bem–estar no trabalho é um fator preponderante nas decisões que os colaboradores tomam em relação à carreira.
Para 83% dos entrevistados, o bem–estar é um pilar tão importante quanto o salário, enquanto 85% concordam que tenderiam a permanecer em um cargo se a empresa priorizasse o bem–estar e 77% afirmam que pensariam em deixar uma empresa que não prioriza o bem–estar.
Já o estudo “ROI do Bem–estar”, divulgado no último mês, reforça que companhias que mensuram o impacto dos seus programas de bem–estar descobriram que eles são muito ou extremamente importantes para aquisição de talentos (78%), satisfação (88%) e retenção (79%).
“Os investimentos no bem–estar dos colaboradores melhoram os resultados das organizações. E a performance das empresas e a saúde dos funcionários estão diretamente conectados. Ou seja, não dá mais para as organizações deixarem essa pauta de lado. E, cada vez mais, os colaboradores estão priorizando a saúde”, complementa Basso.
7 dicas que podem contribuir para o bem-estar
- Faça uma caminhada ao ar livre: aproveite o contato com a natureza, respire o ar fresco e desfrute de uma caminhada revigorante. Você pode até mesmo convidar amigos ou familiares para se juntarem a você.
- Pratique atividades físicas: escolha uma atividade que você goste, como ioga, pilates, dança ou natação, e dedique algum tempo para se exercitar. Movimentar o corpo é essencial para a saúde e o bem–estar geral.
- Desconecte-se das telas: reserve um tempo para se desconectar dos dispositivos eletrônicos. Desligue o celular, a TV e o computador por algumas horas e aproveite para se conectar consigo mesmo ou com os outros em uma conversa significativa.
- Medite e pratique mindfulness: dedique alguns minutos para meditar e praticar mindfulness. Essas práticas ajudam a acalmar a mente, reduzir o estresse e aumentar a clareza mental.
- Prepare uma refeição saudável: cozinhar em casa é uma ótima maneira de se alimentar de forma saudável. Escolha ingredientes frescos e nutritivos e prepare uma refeição deliciosa e balanceada.
- Faça uma pausa para relaxar: tire um tempo para relaxar e cuidar de si mesmo. Tome um banho quente, leia um livro, ouça uma música relaxante ou faça qualquer atividade que o ajude a recarregar as energias.
- Pratique a gratidão: dedique um tempo para refletir sobre as coisas pelas quais você é grato. Anote em um diário ou compartilhe com alguém próximo. A gratidão ajuda a cultivar uma atitude positiva e a apreciar as pequenas coisas da vida.
Fonte: Gympass
Leia mais
Movimento de bem-estar sexual estimula autoconhecimento
ONU: degradação ambiental já afeta bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas
Um dia pode mudar a sua vida: 7 passos para o bem-estar