Hipnose não é só uma conduta terapêutica aplicada em consultórios de psicólogos e psicanalistas para ajudar no tratamento de fobias, vícios, ansiedade, depressão e outros transtornos, como se tornou mais conhecida. Cada vez mais as técnicas de hipnose têm sido amplamente utilizadas em tratamentos dentários, harmonização facial, fisioterapia e outras áreas, especialmente no combate à dor.
A hipnose busca acessar o subconsciente do indivíduo, possibilitando a modificação de comportamentos, pensamentos e emoções. Por meio de técnicas específicas, essa modalidade vem ganhando cada vez mais reconhecimento e aceitação no campo da saúde e bem-estar. Para discutir os avanços e aplicações da hipnose no Brasil, o Rio de Janeiro recebeu o primeiro Simpósio Brasileiro de Hipnologia, realizado nos dias 1 e 2 de dezembro.
“Muitos profissionais da saúde não aceitavam a hipnose como uma terapia complementar nos tratamentos, e hoje, já comprovam o resultado e conforto que podem proporcionar aos seus pacientes”, diz Elenira de Souza Domiciano, cirurgiã-dentista formada há 45 anos com experiência em hipnose clínica há 30 anos, presidente da ABCDHH – Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas Habilitados em Hipnose.
O evento reuniu profissionais, estudantes e entusiastas da Hipnologia, a ciência que estuda a hipnose e suas aplicações terapêuticas. Durante os dois dias, no Hotel Atlântico Copacabana, zona sul do Rio, foram abordados diversos temas relacionados à hipnose em ambientes e especialidades diferentes da medicina.
A programação contou com palestras e workshops e proporcionou um ambiente para a troca de conhecimentos e experiências, atendendo as expectativas dos organizadores e participantes. Os participantes puderam conhecer as mais recentes descobertas científicas, as técnicas eficazes e as aplicações inovadoras da hipnose no contexto brasileiro. Foi possível estabelecer contatos profissionais, participar de experiências, trocar e ampliar a rede de relacionamentos no campo da hipnologia.
A diversidade de participantes contribuiu para enriquecer as discussões e ampliar os horizontes da hipnologia no Brasil. O evento contou com a adesão de profissionais de saúde de diferentes especialidades que apresentaram suas pesquisas e compartilharam suas práticas clínicas, como médicos, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros.
O evento foi organizado pela ABCDHH, com o apoio da ABCD-RJ, ASBH, ASHRJ, SOHIMERJ, FACOP e CTORJ. Com sucesso desta primeira edição, o Simpósio passará a ser um evento anual, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da hipnologia no Brasil. A organização já está planejando a próxima edição, e promete trazer ainda mais novidades e oportunidades de aprendizado para os interessados no assunto.