A correria das festas de fim de ano e as altas temperaturas do verão trouxeram um desafio extra para a saúde pública: a queda nos estoques de sangue. O cenário é crítico para pacientes como o pequeno Pietro da Silva Monteiro, de apenas 7 anos. Natural de Campos dos Goytacazes, o menino está internado no Hospital Pronto Baby, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, onde luta contra a leucemia e necessita de transfusões urgentes.

Pietro, em foto recente, comemorando seu aniversário de 7 anos em Campos (Fotos: álbum de família)

Uma corrente de solidariedade foi formada no Norte Fluminense para garantir o suprimento de sangue. Nesta terça-feira (29), um grupo de amigos organiza uma caravana gratuita (carro de ida e volta sem custos) saindo de Campos rumo ao Rio. Interessados em participar da mobilização devem entrar em contato imediato para garantir vaga pelos telefones (22) 99846-4669 e (22) 99926-0388.

No entanto, as doações podem ser feitas por qualquer voluntário em todas as unidades do GSH Banco de Sangue Serum no estado (veja abaixo).

Locais de atendimento (GSH Banco de Sangue Serum)

  • Rio de Janeiro – Centro: Av. Marechal Floriano, 99. Aberto todos os dias, das 7h às 18h (incluindo feriados). Contato: (21) 3233-5950.

  • Rio de Janeiro – Barra da Tijuca: Casa Shopping (Av. Ayrton Senna, 2150). Diariamente, das 7h às 18h. Contato: (21) 3030-6761.

  • Nova Iguaçu: Hospital da Posse (Av. Henrique Duque Estrada Meyer). Segunda a sábado, das 7h30 às 18h. Contato: (21) 97177-9671.

  • Petrópolis: Av. Dr. Paulo Hervê, 1130, Bingen. Diariamente, das 7h às 18h. Contato: (24) 2245-2324.

Para doar em nome do paciente, os voluntários devem informar o nome completo e o código 11049770 nos postos de coleta. Além do sangue, a família — liderada pela mãe, Caroline da Silva Santos — iniciou uma campanha para custear os cuidados e tratamentos necessários. Contribuições de qualquer valor podem ser feitas via PIX (CPF): 119.279.167-39.

Horário especial de atendimento na semana do Réveillon
O GSH Banco de Sangue Serum informa seus horários especiais de funcionamento na semana do Réveillon e lembra que ainda dá tempo de doar sangue neste ano e ajudar a salvar vidas. Os atendimentos acontecerão da seguinte forma:
  • 31/12 (quarta-feira): atendimento até as 12h
  • 1º /01 (quinta-feira): fechado
  • 2/01 (sexta-feira): retorno ao funcionamento normal

Transporte gratuito para doadores – O GSH Serum disponibiliza transporte gratuito para grupos a partir de 4 pessoas, saindo de localidades específicas e de fácil acesso para a população (consultar os locais). Para agendamento e consulta, entrar em contato com três dias antecedência, no whats (21) 99695-7470.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue, não precisa agendar, basta ir ao hemocentro mais próximo de sua casa. Precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal e portar autorização.
Não é necessário jejum, apenas evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da coleta e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de drogas não estão aptos à doação.

Leia mais

Conheça 10 dicas para uma doação de sangue nota 10
Doação de sangue: deveres e direitos de quem pratica a ação
Bancos de sangue precisam reforçar seus estoques para o fim de ano
Parece um simples exame de sangue, mas é doação de medula

Queda nos estoques preocupa hemocentros

Segundo o GSH, durante esta época do ano, costuma reduzir drasticamente o número de doadores, enquanto a demanda por emergências e tratamentos contínuos permanece alta, reforça que todos os tipos sanguíneos são necessários e que uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Neste período de festas e viagens, os estoques de sangue costumam apresentar queda significativa, enquanto a demanda por transfusões se mantém constante, especialmente em atendimentos de emergência, cirurgias e tratamentos contínuos“, afirma o GSH em nota.

Além da rede privada, o Hemorio também faz um apelo. No verão, o principal hemocentro do estado registra uma queda de 15% nas doações. Em 2025, a rede estadual registrou mais de 86 mil doações até novembro, mas o esvaziamento da capital em dezembro exige atenção redobrada.

Mais de 86 mil doadores nas unidades do Hemorio em 2025

Entre janeiro e novembro de 2025, mais de 86 mil voluntários foram ao Hemorio, sendo a grande maioria (75 mil) na sede do Centro da capital e outras 11 mil procuraram as unidades administradas pela Secretaria de Estado de Saúde em Duque de Caxias, Teresópolis e Santo Antônio de Pádua. São pessoas que num gesto de solidariedade conseguem salvar até quatro vidas doando sangue, de forma indolor e rápida.
A rede de hemoterapia do Rio de Janeiro se consolidou com novos pontos de coleta, que tornam a doação mais acessível e ampliam a distribuição de hemocomponentes. A Secretaria de Estado de Saúde investiu na abertura de dois novos polos para doações de sangue:
  • o primeiro em Duque de Caxias, anexo ao Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em 2024; e
  • o segundo em Santo Antônio de Pádua, próximo ao Hospital Hélio Montezano de Oliveira, em agosto deste ano.

Para o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, esse foi um passo estratégico para ampliar as doações de sangue e descentralizar a rede de hemoterapia do RJ.

Com os novos pontos inaugurados este ano e no ano passado, a instituição se aproxima dos nossos doadores e facilita com que a doação se torne um hábito. Aproveitamos para reforçar o convite para esse gesto de solidariedade agora durante as férias. A rede pública de hemoterapia do estado depende exclusivamente de pessoas generosas, que dedicam tempo para doar sangue e salvar vidas em todos os lugares do Rio de Janeiro”, explica Luiz Amorim.

Casal de amigos faz doação juntos

No início deste dezembro, a força da amizade motivou Camilla Apolinário, de 18 anos, e Mateus Ângelo, 19, a comparecer no Hemorio. Para o casal de amigos moradores da Zona Norte, este é um gesto rotineiro, e desta vez, o tempo mínimo para doação (de 2 em 2 meses para homens, e 3 em 3 para mulheres) permitiu que o retorno deles coincidisse.
Eu já pratico a doação há dois anos, desde os 16, porque sempre alguém precisava. Desta vez eu venho para fazer a minha parte mesmo, para contribuir com a sociedade sendo solidária”, diz Camilla, que é estudante e jovem aprendiz.
Camilla embarcou no metrô na Pavuna, e se encontrou com Mateus em Coelho Neto. “Esta é a primeira vez que a gente consegue doar juntos, e daqui para frente será assim. É melhor vir acompanhado para fazer o bem”, disse Mateus.

Hemorio e rede estadual

  • Requisitos: Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização e responsável), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.

  • Preparação: Não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos (4h antes) e álcool (12h antes).

  • Informações: Disque-Sangue (0800 282 0708), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. ou no site hemorio.rj.gov.br

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *