O daltonismo é uma condição que afeta o dia a dia de 350 milhões de pessoas no mundo, criando dificuldades de integração, perda de oportunidades, constrangimento e bullying. No Brasil, são mais de 9 milhões que convivem com o problema.

Mas se engana quem pensa que as pessoas daltônicas não enxergam cor nenhuma, vivendo uma vida em preto e branco. Esse é um dos grandes mitos que envolvem o distúrbio ocular, já que a maioria dos daltônicos não consegue perceber cores específicas, como o verde e o vermelho, ou o azul e o amarelo.

Em cada 12 homens, um apresenta algum grau de daltonismo, enquanto em mulheres esse número sobe para uma a cada 200. Apesar de estar mais relacionado à causa genética, a discromatopsia, como é chamado o distúrbio, também pode ser consequência de lesões oculares ou outras doenças como, por exemplo, tumores cerebrais e diabetes.

Segundo Samantha de Albuquerque, médica oftalmologista e consultora da HOYA Vision Care, os daltônicos podem ser dicromatas, quando não conseguem reconhecer uma das três cores primárias, ou tricromatas anômalos, quando os receptores de cor apresentam alterações.

Ainda sobre os tricromatas, existem três subtipos: protanopia, que significa que a pessoa vê o vermelho desbotado, como bege, marrom ou cinza; deuteranopia, que afeta a cor verde e o indivíduo enxerga em escalas marrons; e por último, tritanopia, quando altera os tons de azul e amarelo, tornando-os verde ou bege e rosa ou lilás, além de não reconhecerem a cor laranja”, explica.

Na maioria dos casos, o daltonismo costuma ser identificado na infância ou adolescência, pois tende a afetar o processo de aprendizado e pode prejudicar o desempenho escolar. Identificar o distúrbio nessa fase é primordial para que a vida social da pessoa não seja prejudicada, assim como oferecer a possibilidade de adaptações e o desenvolvimento de estratégias que ajudem ainda mais.

A especialista indica que existem três exames que podem ser realizados para diagnosticar o daltonismo: o anomaloscópio de Nagelan, as lãs de Holmgren e o teste de cores de Ishihara, que é o mais conhecido e consiste em exibir um padrão de pontos multicoloridos, que revela números ou formas.

Ainda não existe tratamento para o daltonismo congênito. Para alguns casos, os médicos recomendam lentes de óculos com filtro de cor, que podem apurar o contraste. Já as formas adquiridas do distúrbio devem ser tratadas nas causas do problema. É preciso destacar que a condição não é impedimento para uma rotina normal e em ocorrências leves, não prejudica a qualidade de vida”, informa a oftalmologista.

Apesar de existirem testes online para tirar dúvidas sobre o daltonismo, eles não substituem uma avaliação categórica do médico oftalmologista. Qualquer indício de uma visão anormal deve ser encaminhada ao profissional, que saberá auxiliar do melhor modo possível.

Leia mais

Fadiga ocular: sinais e dicas para amenizar o desconforto
Falta de acesso a oftalmologista no SUS ameaça saúde ocular
Fique de olho na sua saúde ocular

Agenda Positiva

Dia Mundial de Conscientização do Daltonismo terá ações gratuitas em sete shoppings no Brasil

O dia 6 de setembro foi escolhido para debater o daltonismo por ser o aniversário de John Dalton, um dos primeiros cientistas a estudar este distúrbio, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o tema. Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Daltonismo, os shoppings administrados pela NIAD no RJ, ES, PR, GO e no Distrito Federal promoverão uma série de iniciativas que convidam o público a descobrir como os daltônicos enxergam e como o alfabeto das cores facilita a comunicação e a acessibilidade, e melhora a qualidade de vida de quem convive com esse distúrbio da visão.

A NIAD afirma ter sido a primeira administradora de shopping centers da América Latina a incluir o alfabeto das cores para daltônicos em seus empreendimentos e se engaja na disseminação de informações dos símbolos do ColorADD. Quem visita os shoppings da NIAD já encontra os símbolos do ColorADD nos estacionamentos, elevadores, lixeiras de separação de resíduos, portas e outras áreas no mall. Uma iniciativa que promove a sensação de pertencimento, a acessibilidade e possibilita uma experiência de compra ainda mais completa para quem convive com esse distúrbio.

Nos shoppings Boulevard Brasília (DF), Boulevard Londrina (PR), Boulevard Vila Velha (ES), Bougainville (GO), e Pátio Alcântara, São Gonçalo e Santa Cruz (RJ) haverá ações gratuitas informativas, ativações lúdicas e divertidas com a temática do alfabeto das cores, em uma parceria inédita com os produtos da TRIS, além da aplicação do Teste de Ishihara, que permite a identificação do distúrbio em pessoas de todas as idades.

Há mais de um ano, quando teve início a parceria internacional inédita com a ONG portuguesa criadora do ColorADD, já foram realizadas diversas iniciativas que impactaram mais de 4 milhões de pessoas nos shoppings NIAD. Entre elas, aplicações de mais de 560 testes com oftalmologistas, nos quais 24 pessoas descobriram ter algum tipo de daltonismo.

Ao longo do mês de setembro, a NIAD também publicará conteúdos sobre daltonismo e informações sobre o ColorADD em seus canais digitais. O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o alfabeto criado pelo designer português Miguel Neiva, aprovado pela comunidade científica internacional e já utilizado em 90 países.

O ColorADD cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”. A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da companhia.

Este ano, as ativações vão contar com a parceria da TRIS, marca gaúcha de material escolar, escritório e papelaria, primeira em seu segmento no Brasil a utilizar os símbolos do ColorADD nos produtos.


Eventos gratuitos: a programação pode ser consultada nas redes sociais dos shoppings participantes.
– Shopping Pátio Alcântara (RJ) – @patioalcantara
– São Gonçalo Shopping (RJ) – @saogoncaloshoppingoficial
– Santa Cruz Shopping (RJ) – @stacruzshoppingrio
– Boulevard Shopping Vila Velha (ES) – @boulevardvv
– Boulevard Shopping Londrina (PR) – @boulevardshoppinglondrina
– Boulevard Shopping Brasília (DF) – @boulevardshoppingbrasilia
– Shopping Bougainville (GO) – @bougainvilleshopping

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *