Às vésperas do Dia Mundial do Câncer, celebrado anualmente em 4 de fevereiro, a conscientização sobre o câncer de mama ganha novo fôlego. Sendo o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, a doença exige uma abordagem que une vigilância constante e tratamentos cada vez mais personalizados.
Apesar dos avanços, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) alerta para a importância do acesso a novas tecnologias que permitem a detecção precoce da doença, como os testes genéticos que podem identificar o câncer de mama hereditário e acelerar o diagnóstico precoce e acelerar o tratamento, aumentando as chances de cura.
Como parte da campanha para o World Cancer Day, a Femama incentiva a participação da sociedade civil na Consulta Pública 3/2026, que propõe a incorporação dos testes genéticos no SUS para a identificação de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres diagnosticadas com câncer de mama. A Consulta fica aberta até segunda-feira (dia) pelo site da CONITEC.
Essa tecnologia é considerada fundamental para o diagnóstico preciso, a prevenção e o tratamento oportuno de cânceres de caráter hereditário. No entanto, recebeu avaliação inicial desfavorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). A Consulta Pública é a única forma deste parecer ser revertido e fazer com que os testes cheguem ao SUS.
O momento é crucial especialmente pelos avanços da tramitação do PL 265/2020, que discorre sobre a disponibilização dos testes – caso esse cenário se mantenha, há o risco da lei ser aprovada, mas o acesso efetivo à tecnologia não ocorrer de fato, porque a mesma não foi incorporada pela CONITEC”, ressalta Luiz Ayrton Santos Junior, presidente voluntário da FEMAMA. “Precisamos nos mobilizar para reverter esse parecer inicial negativo e assim contribuir com milhares de pacientes de câncer de mama e seus familiares.”
Navegação de pacientes como oportunidade de transformação do cuidado
Segundo ele, a Medicina de Precisão ganha destaque, uma vez que favorece uma abordagem personalizada com base nos fatores biológicos e genéticos individuais de cada pessoa, recomendada especialmente para aqueles com histórico familiar da doença ou com mutações genéticas específicas que favoreçam o desenvolvimento de tumores.
Com esse recurso, é possível prevenir e detectar a doença precocemente, além de chegar a um diagnóstico mais preciso, evitando intervenções desnecessárias e ineficazes. A campanha da Femama também celebra o Programa Nacional de Navegação de Pacientes (NavegaSUS), com expectativas de que sua efetiva implementação possa garantir que o paciente esteja, de fato, no centro do cuidado.
Ao oferecer suporte individualizado para superar as barreiras do sistema de saúde, a navegação assegura que a jornada oncológica seja fluida e ágil. É essa política pública que permite transformar o diagnóstico em ação, garantindo que cada paciente receba o tratamento mais adequado às suas necessidades clínicas e sociais no tempo certo, respeitando a singularidade de cada vida”, aponta o Dr. Luiz Ayrton.
World Cancer Day: “Unidos pelo Único”
Campanha mobiliza a sociedade para transformar o futuro do cuidado oncológico no Brasil através de histórias reais
O World Cancer Day é uma iniciativa mundial proposta anualmente pela União Internacional do Câncer (UICC) – organização supranacional da qual a FEMAMA faz parte desde 2012 – com o objetivo de sensibilizar e alertar governos e sociedades ao redor do mundo sobre as pautas oncológicas.
Com o tema “Unidos pelo Único”, a ação de 2026 ressalta a necessidade de um cuidado oncológico personalizado, defendendo que, assim como cada pessoa é única, cada tumor também possui características singulares que exigem tratamentos específicos.
A campanha é uma continuação da iniciativa do ano passado, no qual foi destacada a importância das histórias individuais para ampliar a compreensão de que cada pessoa é única, assim como cada diagnóstico.
Em 2026, o foco é mostrar como cada uma dessas histórias contribui para a transformação do futuro do cuidado oncológico no Brasil, chamando a atenção para a importância do amplo acesso a uma atenção personalizada, com as pessoas e suas jornadas individuais no centro do cuidado.
A campanha do World Cancer Day busca encorajar pessoas e influenciadores que viveram a jornada a compartilharem suas histórias. Além da publicação de conteúdos oficiais sobre a iniciativa nas redes oficiais da Femama, simultaneamente, a rede de associadas da Federação lidera a ação “Fevereiro Laranja e Azul”, promovendo a iluminação de prédios públicos e patrimônios culturais nas cores da campanha, além de organizar audiências públicas e eventos de sensibilização em diversas regiões do país.
Desafio nas redes sociais: #UpsideDownChallenge
Já para engajar a sociedade civil, será lançado um desafio digital focado nos impactos de receber um diagnóstico oncológico e como isso “vira a vida de cabeça para baixo”. A ação convida pacientes, influenciadores e o público em geral a postarem vídeos neste formato, utilizando as hashtags #UpsideDownChallenge, #UNIDOSPELOUNICO e #WCDFEMAMA.
Além de relatar suas histórias pessoais, a ideia é que as pessoas conectem essa narrativa à necessidade de um atendimento de saúde que respeite as diferenças biológicas e sociais de cada indivíduo, em prol de um cuidado oncológico de qualidade para todos os brasileiros.
Com informações da Femama




