O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um marco histórico em 2025 ao realizar 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o Brasil. O número representa o maior volume de procedimentos já registrado em um único ano, superando os 13,6 milhões realizados em 2024. O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (6/2), em Salvador (BA), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com o Ministério da Saúde, o crescimento de 40% em relação a 2022 é fruto direto das políticas públicas do programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa utiliza mecanismos como o aumento da tabela de pagamentos para incentivar hospitais filantrópicos e estaduais, além de parcerias com grandes grupos da rede privada, como Rede D’Or e Hapvida, que ofertam exames e cirurgias sem custos para os pacientes do SUS.
Caminhos da Saúde: transporte garantido para pacientes
Uma das principais novidades anunciadas nesta semana é o lançamento do braço “Caminhos da Saúde”. Pela primeira vez, o Ministério da Saúde realizou a compra direta de 2,1 mil veículos — entre vans, micro-ônibus e ambulâncias — para transportar pacientes que precisam de tratamento especializado longe de casa.
Com investimento de R$ 815 milhões via Novo PAC Saúde, a medida inédita visa evitar a interrupção de tratamentos críticos, como os oncológicos, por dificuldades de deslocamento. Até então, o custo desse transporte era arcado exclusivamente por estados e municípios. A previsão é que a frota completa seja entregue ao longo de 2026.
Nesses últimos três anos, a gente recuperou tudo o que estava paralisado. Fizemos o maior PAC da história do Brasil, que estabeleceu políticas de investimentos públicos e privados de 1 trilhão e 700 bilhões de reais. Nós já chegamos a quase 70% do PAC em nível nacional e vamos chegar a muito mais até o fim do governo. Isso é o que fez com que as pessoas voltassem a acreditar no Brasil”, declarou Lula.
Leia mais
Diabéticos atendidos pelo SUS passam a receber insulina mais moderna
SUS amplia proteção contra bronquiolite com vacina para bebês
Pacientes do SUS no RJ terão acesso a cirurgias na Amil e Geap
Modernização da Atenção Primária e diagnósticos rápidos
Além do transporte, o governo formalizou a aquisição de 80 novos tomógrafos para acelerar o diagnóstico de doenças em todo o país, com investimento de R$ 170 milhões. Na Bahia, foram entregues os primeiros 1.000 “combos de equipamentos” de um total de 10 mil previstos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Brasil.
Esses kits incluem itens essenciais como câmaras frias para vacinas, balanças digitais e lasers terapêuticos. Para o atendimento hospitalar, o ministério está distribuindo 150 combos de equipamentos de ponta voltados para cirurgias gerais e oftalmológicas, com a meta de garantir pelo menos 210 mil novos procedimentos anuais.
Telessaúde e expansão de especialistas
A estratégia para reduzir as filas também passa pela tecnologia. O ministro Alexandre Padilha destacou a entrega de 575 mil kits de telessaúde, que permitem consultas com especialistas diretamente nas UBSs, evitando que pacientes de cidades do interior precisem viajar centenas de quilômetros para uma consulta inicial.
Para sustentar essa expansão, o governo reforçou o quadro médico com 570 novos especialistas, focados principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Um novo edital publicado esta semana prevê a abertura de mais 900 vagas, visando alcançar 1.500 profissionais atuando nessas frentes até o final do próximo ano.
Agenda Positiva
Lula anuncia início da vacinação de profissionais de saúde contra dengue
Na segunda-feira (9), às 11h, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciam, em São Paulo (SP), investimentos para a modernização da infraestrutura e produção de vacinas do Instituto Butantan. O evento marcará também o início da vacinação contra dengue dos profissionais de saúde da Atenção Primária que será realizada em todo o país pelo Ministério da Saúde, começando por São Paulo.
Além de garantir a modernização de estruturas que já desenvolvem tecnologias modernas, como vacinas com RNA mensageiro, o investimento em reformas e em novas fábricas visa garantir a autonomia brasileira na fabricação de soros e imunizantes avançados.
Às 15h, em Mauá (SP), Lula e Padilha visitam a carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas, que já está atendendo pacientes do SUS e reduzindo o tempo de espera por consulta e exames especializados. No local, anunciam um pacote de serviços do Novo PAC Saúde, que inclui obras para policlínica e Unidade Básica de Saúde (UBS), entregas de ambulâncias do SAMU, além de combos de equipamentos para a Atenção Primária destinados à cidade de Mauá e região do Grande ABCD Paulista.
Com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde.






