Toda sexta-feira, é quase lei, ao menos no Rio de Janeiro: a grande maioria dos restaurantes oferece a opção da feijoada completa – tradicionalmente formada por carne de porco, feijão, arroz, farofa e couve, quase sempre acompanhada de rodelas de laranja, para aliviar a digestão. Mas esta sexta-feira (20 de março) é diferente. Muitos restaurantes aderem ao Dia Mundial da Carne e transformam seus cardápios com opções livres de proteína animal.

Para incentivar a adesão de uma alimentação mais equilibrada com pratos preparados com vegetais sustentáveis e conscientizar as pessoas sobre o consumo consciente de carne visando ao bem-estar animal, cuidados com a saúde e com o meio ambiente, desde 1985 essa data é anualmente celebrada no mundo inteiro.

O Dia Mundial Sem Carne surgiu em 1985, pela ONG Farm Animal Rights Movement (FARM), com o objetivo de estimular o consumo consciente e mostrar que é possível preparar refeições completas e cheias de sabor sem o uso da proteína animal.

A proposta também dialoga com iniciativas como a “Segunda sem Carne”, lançada nos Estados Unidos em 2003 e adotada no Brasil em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que propõe a substituição da carne por ingredientes de origem vegetal ao menos uma vez por semana.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carne ganhando cada vez mais força, refletindo um hábito cada vez mais presente na rotina: escolher ao menos um dia da semana para reduzir ou evitar o consumo de carne. Isso sem contar o crescente número de consumidores que aderem ao vegetarianismo e ao veganismo.

A data é celebrada com diferentes ações, como por exemplo, restaurantes oferecendo menus sem carne para promover a conscientização sobre os benefícios de uma alimentação baseada em vegetais, não necessariamente exigindo a abstenção total, e sim a diminuição consciente.

Como estruturar refeições sem proteína animal

A data convida também os consumidores a refletir sobre diversidade alimentar e a explorar preparações nutritivas que valorizem ingredientes de origem vegetal. Graças à tradição da inseparável dupla “arroz com feijão”, ao gosto especial pelas massas e à grande variedade de ingredientes, temperos e molhos que o Brasil possui, é possível criar pratos deliciosos que não levam carne em seu preparo.

Mais do que uma mudança radical, o movimento está ligado à busca por variedade no cardápio e por refeições mais leves no dia a dia. Com isso, cresce também o interesse por ingredientes que substituem a proteína animal de forma prática, nutritiva e cheia de sabor. Hoje, é possível montar pratos completos utilizando leguminosas, grãos, vegetais e proteínas vegetais, sem renunciar à praticidade, mesmo na rotina corrida.

Para a nutricionista Aline Maldonado, consultora da Josapar, a chave está no planejamento de combinações alimentares que garantam nutrientes essenciais, especialmente quando a carne não é o foco do prato. “As proteínas vegetais, quando bem distribuídas ao longo do dia e combinadas com outros grupos alimentares, fornecem aminoácidos, fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde”, destaca Aline.

Segundo a especialista, não se trata apenas de remover a carne da refeição, mas de equilibrar o prato. “Leguminosas, cereais integrais, oleaginosas e sementes são fontes importantes de proteína vegetal. Quando combinadas, como no caso clássico de arroz e feijão, elas contribuem para um perfil de aminoácidos mais completo, sem perda de qualidade nutricional.”

Estudos científicos sugerem benefícios associados ao aumento da ingestão de proteínas vegetais. Uma meta-análise publicada no The BMJ demonstrou que maior participação de proteína de origem vegetal na dieta está associada à redução no risco de mortalidade total e por doenças cardiovasculares, reforçando a importância de diversificar as fontes proteicas na alimentação diária.

A importância da dupla arroz + feijão

No Brasil, a combinação de arroz e feijão vai além da tradição cultural — ela também oferece equilíbrio nutricional. O arroz é rico em certos aminoácidos, enquanto o feijão contribui com outros que complementam esse perfil, resultando em uma fonte proteica vegetal eficiente quando associada a legumes, verduras, frutas e gorduras saudáveis.

Arroz e feijão não são apenas uma base saborosa, eles oferecem energia, fibras e uma boa proporção de aminoácidos essenciais. Quando somados a saladas coloridas, legumes, frutas e uma fonte de gordura boa, como o azeite de oliva, formam uma refeição completa e nutritiva”, aconselha a Dra. Aline.

Proteína vegetal e gorduras boas no preparo

Além de legumes e cereais, incorporar gorduras de qualidade, como o azeite de oliva extravirgem, potencializa o valor nutricional do prato e favorece a absorção de vitaminas lipossolúveis. “As gorduras boas ajudam não só na saciedade, mas também no aproveitamento dos nutrientes. Por isso, sugerimos que elas façam parte dos preparos com fontes vegetais, seja em refogados, saladas ou molhos”, complementa a nutricionista.

Confira dicas práticas para variar o cardápio no dia a dia

Cada vez mais pessoas adotam ao menos um dia da semana sem carne. Confira algumas dicas práticas:

Proteínas vegetais para incluir na rotina

Para quem quer experimentar um dia sem carne, algumas opções vão além do básico e ajudam a montar refeições completas e versáteis ao longo do dia:

• Grão de bico – rico em proteínas, fibras e minerais, é extremamente versátil. Pode ser usado em saladas, refogados e virar pastas, como o homus, que substitui bem patês e até queijos cremosos no café da manhã ou lanche. Também pode ser assado no forno ou na air fryer com temperos, virando um petisco crocante.

• Lentilha – fonte de proteína vegetal e ferro, é ideal para pratos quentes e reconfortantes. Funciona bem em refogados simples, mas também pode substituir a carne em molhos, recheios e versões de “bolonhesa”.

• Feijão – clássico do dia a dia, é nutritivo e versátil. Além do preparo tradicional, pode ser reaproveitado em caldos mais encorpados, saladas ou até pastas temperadas.

• Cogumelos – têm textura e sabor mais marcante, sendo ótimos para dar mais “corpo” aos pratos. Funcionam muito bem em risotos, massas, refogados e preparos grelhados.

• Tofu – leve e rico em proteína, tem sabor neutro e absorve bem temperos. Pode ser grelhado, assado ou refogado, se adaptando facilmente a diferentes receitas.

• Proteína de soja – alternativa prática e acessível, muito utilizada no dia a dia. Pode ser usada em molhos, refogados e recheios, substituindo a carne com facilidade.

 

Como montar um prato completo sem carne

Para quem está começando, uma forma simples de montar refeições equilibradas é combinar diferentes grupos de alimentos:

• Base: arroz, massas ou outros grãos

• Proteína vegetal: feijão, lentilha, grão de bico, tofu ou soja

• Legumes e verduras: garantem variedade, sabor e nutrientes

• Finalização: azeite, ervas e temperos fazem toda a diferença

Essa combinação ajuda a criar pratos completos, saborosos e fáceis de adaptar ao dia a dia.

Receitas práticas sem carne

Confira as receitas:

 

Roll de berinjela com arroz

Ingredientes

–  250 gramas de arroz com brócolis

– 1 berinjela

– ¼ de xícara (chá) de azeite

– 4 dentes de alho picados miúdos

– 1 cebola ralada

– 1 lata de tomate pelado

– 150 ml de água

– Queijo parmesão ralado a gosto

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Prepare o arroz com brócolis e reserve. Corte a berinjela em tiras bem finas. Em uma frigideira coloque um fio de azeite, deixe aquecer bem e grelhe as fatias de berinjela. Reserve. Coloque as tiras de berinjela sobre uma tábua de carne, recheie com uma colher do arroz a ponta de cada berinjela e faça rolinhos.

Para o molho, refogue primeiro o alho até começar a dourar e junte a cebola. Quando a cebola também estiver refogada, acrescente o tomate pelado e deixe refogar por aproximadamente 3 minutos. Então junte a água, deixe reduzir e estará pronto.

Em uma assadeira, coloque os rolinhos, acrescente o molho e leve ao forno preaquecido a 200° C por 10 minutos. Retire do forno, salpique o queijo ralado e sirva em seguida.

 

Strogonoff de cogumelos

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de arroz com funghi

– ¼ de xícara (chá) de azeite

– 3 alhos amassados

– 1 cebola em cubos

– 2 colheres (sopa) de cogumelo Shitake

– 6 unidades de cogumelo Paris

– 500 g de creme de leite

– Sal e noz-moscada a gosto

– Cebolinha (para decorar) a gosto

Modo de preparo

Prepare o Arroz com Funghi e reserve. Em uma panela, aqueça um fio de Azeite, refogue o alho até dourar levemente, depois acrescente a cebola e refogue até ela murchar. Adicione os cogumelos Shitake e Paris, e mexa por mais 3 minutos até eles fritarem levemente. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Tempere com sal e a noz-moscada e mexa devagar, deixe reduzir e estará pronto.

Em uma travessa, coloque o arroz e o molho de cogumelos por cima, finalize com cebolinha e sirva em seguida.

 

Moqueca de palmito

Ingredientes

– ¼ de xícara (chá) de azeite

– 3 dentes de alho amassados

– 1 cebola cortada em cubos

– 1 lata de tomate pelado

– Sal a gosto

– 1 xícara (chá) de água filtrada

– 3 colheres (sopa) de soja sem lactose

– 400 g de palmito em rodelas

– Salsinha a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola, e refogue bem, até ficar dourado. Em seguida coloque o tomate pelado e um pouco de sal. Deixe ferver, depois abaixe o fogo e mantenha a panela semitampada.

Depois que o molho já reduziu bem e deu uma boa encorpada, ainda quente, despeje direto no liquidificador, com ½ xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de soja sem lactose, e bata bem, por mais ou menos 3 minutos.

Depois, volte o molho para a panela. Coloque as rodelas de palmito, prove e veja se precisa acertar algum tempero. Finalize com brotos ou salsinha e está pronto para servir.

 

Nhoque de banana-da-terra e molho branco

Ingredientes

– Alho e cebola a gosto

– ¼ de xícara (chá) de azeite

– 500 ml leite de coco

– 1 xícara (chá) de creme de castanha ou de tofu

– ½ xícara (chá) de água

– 1 colher (sopa) de soja sem lactose

– ¼ de suco limão siciliano

– Sal a gosto

– Noz-moscada a gosto

– 5 bananas-da-terra

– Óleo para fritar

– Cebolinha a gosto

Modo de preparo

Para o molho, em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, até ficarem bem dourados. Depois, acrescente o leite de coco e deixe em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe até reduzir e engrossar. Acrescente 1 xícara (chá) de creme de tofu ou de castanha, mais ½ xícara (chá) de água.

Ainda com o fogo baixo, acrescente a soja e mexa bem com um fouet até todos os ingredientes estarem bem incorporados, formando um molho bem cremoso. Por último, acrescente o sumo de ¼ de limão, o sal e a noz–moscada, misture tudo, prove e veja se é preciso acertar o tempero.

Cozinhe as bananas em água fervente por 15 minutos. Escorra, descasque e bata a polpa no processador até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra com um plástico filme, encostando na banana, e leve para gelar por mais ou menos 2 horas. Depois, tire da geladeira, unte as mãos com Azeite e vá fazendo bolinhas com a massa de banana-da-terra. Depois é só fritar em óleo bem quente, deixar dourar, misturar o molho, finalizar com cebolinha fresca e servir.

Canelone de abobrinha (por Supermercados Mundial)

Ingredientes
2 abobrinhas cortadas em fatias finas

200 g de ricota amassada

1/2 cenoura ralada

1/2 xícara de espinafre picado

Molho de tomate

Sal, pimenta e azeite

 

Modo de preparo

Misture a ricota com a cenoura e o espinafre e tempere.

Coloque pequenas porções do recheio nas fatias de abobrinha e enrole como canelone.

Disponha em uma travessa, cubra com molho de tomate e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Bavette ao Ratatouille (por Adria)

Ingredientes

  • 1 embalagem de macarrão tipo grano duro
  • 100 g de queijo feta esfarelado;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
  • 1 lata de tomates pelados em cubos;
  • 1 colher (chá) de orégano seco;
  • 1 colher (sopa) de manjericão fresco;
  • 2 colheres (chá) de páprica picante;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 berinjela média em cubos pequenos;
  • 1 abobrinha grande em cubos pequenos;
  • 2 folhas de louro;
  • ½ cebola picada;
  • ½ xícara (chá) de pimentão vermelho picado;
  • ½ xícara (chá) de pimentão amarelo picado;
  • ¼ de xícara (chá) de salsa fresca picada;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

  1. Aqueça o azeite em uma frigideira ou panela grande.
  2. Adicione a cebola e o alho e refogue por 3 a 4 minutos, ou até a cebola começar a amolecer.
  3. Coloque a berinjela, a abobrinha, os pimentões, os tomates pelados, o extrato de tomate, o orégano, o manjericão, a páprica, o sal, a pimenta e as folhas de louro. Continue a refogar por 10 minutos em fogo médio, mexendo ocasionalmente.
  4. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 30 minutos, mexendo de vez em quando.
  5. Enquanto isso, cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente, 9 minutos. Escorra.
  6. Adicione a massa ao molho de ratatouille e misture delicadamente.
  7. Retire as folhas de louro do prato. Adicione a salsa fresca picada e o queijo feta.
  8. Sirva em seguida.

Tempo de Preparo: 55min.

Quibe de abóbora (por Kikkoman Brasil)

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

1 xícara (chá) de trigo para quibe

3 xícaras (chá) de água

2 xícaras (chá) de abóbora cabotiá cozida e amassada

4 colheres (chá) de Shoyu

1 cebola picada em cubos

2 dentes de alho picadinhos

1 pitada de cominho

Folhas de 2 ramos de hortelã

Sumo de 2 limões

450g de cream cheese

Azeite a gosto

Modo de Preparo

Drene todo o líquido do atum e descarte.

Em uma tigela coloque o trigo, cubra com a água e deixe descansar por 1 hora fora da geladeira.

Em um pano de prato limpo ou outro tecido mais fino esprema o trigo para retirar o máximo de água.

Descarte a água e transfira o trigo para uma tigela.

Adicione o Shoyu, a cebola, o alho, a abóbora, a hortelã, o cominho e o sumo de 1 limão.

Com a ajuda de uma espátula misture bem todos os ingredientes.

Unte uma assadeira de 20cm com um fio de azeite e transfira metade da mistura de trigo amassando com a colher para espalhar a massa uniformemente pela forma.

Em uma tigela pequena misture o cream cheese, um fio de azeite e 1 colher de chá de Shoyu batendo bem até obter uma mistura homogênea.

Recheie o quibe com o cream cheese e cubra com o trigo restante.

Com uma faca faça cortes no quibe formando um xadrez, regue com o azeite.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180⁰C por 20 minutos.

Retire do forno e sirva a seguir.

Dica: Sirva acompanhado de uma salada de rúcula com molho de limão e nozes.

Snack de tapioca(por Kikkoman Brasil)

Rendimento: 6 a 8 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

1 xícara (chá) de tapioca granulada

½ xícara (chá) de água morna

2 colheres (sopa) de Shoyu

Salsinha picada

¼ xícara (chá) de parmesão ralado

1 colher (sopa) de azeite

Modo de Preparo

Em uma tigela adicione a tapioca, o Shoyu e o azeite.

Adicione a água morna e misture até virar uma massa.

Acrescente o queijo e a salsinha, misture bem.

Faça bolinhas com a massa e leve para assar a 200⁰C por 10 minutos ou até estarem bem douradas.

Sirva a seguir com o molho Barbecue.

Dica: Você pode adicionar outros temperos como páprica ou pimenta calabresa.

Batata doce com ovo poche (por Kikkoman Brasil)

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes para a massa

4 batatas doce

Laranja

5 dentes de alho

2 maços de manjericão

1⁄2 xícara (chá) de nozes picadas

1⁄4 xícara (chá) de azeite

Sumo de 1 limão

1⁄2 xícara (chá) de Shoyu

6 ovos

3 colheres (sopa)

Pimenta do reino

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas com casca até que estejam macias.

Corte as batatas ao meio no sentido do comprimento.

Tempere com uma parte do Shoyu, 1 fio de azeite e 3 dentes de alho amassados.

Leve para assar a 210⁰C por 15 minutos.

Enquanto a batata assa, faça o molho pesto, em um liquidificador ou processador de alimentos adicione o Shoyu restante, o limão, o azeite, as folhas de Manjericão e 2 dentes de alho.

Bata até obter um molho uniforme.

Leve uma panela com água para ferver, quando começar a borbulhar levemente adicione o vinagre.

Quebre um ovo por vez em um recipiente e depois vire o ovo na panela com vinagre.

Cozinhe por 3 minutos e retire delicadamente com uma escumadeira.

Transfira o ovo poche para um recipiente com água fria.

Retire a batata doce do forno e sirva da seguinte forma: sobre a batata adicione um ovo poche, uma colherada generosa do molho pesto e salpique nozes picadas.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *