O serviço de atendimento para triagem e orientação de pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19, Tele Coronavírus, completou 60 dias de funcionamento (24/5). A plataforma, que funciona de forma gratuita através do número 155, realizou, nesses dois meses, mais de 43 mil atendimentos, colocando a população em contato direto com voluntários da área médica.

O serviço vem apresentando demanda crescente no número de ligações. Na penúltima semana, dobrou o número de atendimentos diários comparado a primeira semana, realizando, em média, 1.200 atendimentos por dia. As principais queixas dos usuários tem sido tosse, febre e falta de ar. Outra queixa frequente dos pacientes e que está relacionada a infecção pelo Sars-CoV-2: a alteração súbita do olfato e paladar. Com o serviço, cerca de 60% das pessoas não precisam deslocar-se para unidade de saúde, evitando disseminação da doença.

Ministério diz que já investiu R$ 7,7 bilhões para conter vírus

Desde o início do ano foram repassados a estados e municípios R$ 7,7 bilhões voltados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus para contratação de pessoal, na requisição de equipamentos, ampliando estruturas hospitalares, melhorando a infraestrutura existente ou capacidade de enfrentamento.

Até o momento,  foram adquiridos 2.651 ventiladores pulmonares a estados e municípios. Estes equipamentos são considerados chave para o atendimento de infectados com a Covid-19. Destes, 1.486 foram encaminhados para reforçar unidades de terapia intensiva (UTIs) e 1.165 para sistemas de transporte (em ambulâncias, por exemplo).

Foram habilitados 7.441 leitos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 7.210 para adultos e 231 para crianças. A habilitação é o procedimento por meio do qual o ministério arca com o custeio dessas estruturas. Os pedidos são feitos por secretarias estaduais e municipais, que garantem estrutura para o funcionamento, como recursos humanos. O repasse de recursos foi definido a princípio por 90 dias, mas pode ser estendido.

Site articula vagas para profissionais de saúde durante pandemia

Uma nova plataforma articula vagas para profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Criado pelos ministérios da Economia e da Saúde, em parceria com as empresas de tecnologia Microsoft e Bizapp, o Portal Sine Saúde  facilita o contato entre hospitais, clínicas, laboratórios e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e trabalhadores da área.

A plataforma não contrata, apenas faz a intermediação entre o gestor que quer contratar e o profissional disposto a trabalhar, na própria cidade ou em outra localidade, durante a crise. Podem se cadastrar no site não apenas médicos, mas profissionais de todas as áreas da saúde, como técnicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros.

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