Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Cirurgia bariátrica: youtuber Caarla Cristina é paciente número 2000 do dr Cid Pitombo

Período em que muita gente ganha um pesinho extra por conta das festas, o Natal e o Réveillon foram mais leves este ano para Carla Cristina Jardim da Silva, moradora de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A youtuber de 28 anos olha hoje na balança e confere 18 quilos a menos. Ela foi a paciente de número 2 mil a ser operada pelo médico Cid Pitombo, criador e coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

Já liberada pelos médicos, Carla Cristina pôde comer de tudo no Natal. “Passei muito bem e respeitei a orientação de comer em poucas quantidades”, conta, feliz. Ela foi encaminhada para a equipe multidisciplinar do Programa com 147 quilos, dores e dificuldade de andar. Além de cuidar da saúde, Carla tem um motivo especial para emagrecer: o filho Matheus, de 5 anos.

“Eu sempre gostei de mim. Não me importava com os quilinhos a mais. Vi, no entanto, que precisava cuidar da minha saúde quando estava brincando com meu filho e não aguentava ficar em pé com tantas dores e falta de ar. Agora vou ter mais energia para estar com ele. Meu sonho é ensiná-lo a andar de bicicleta”, revela.

“É um trabalho de resgate desses pacientes, realizado com muita dedicação e seriedade por toda a equipe. Devolvemos à sociedade o paciente antes obeso que não trabalhava, que tinha vergonha de comprar roupas e que não tinha mais vida afetiva. Hoje estão empoderados, realizados e com qualidade de vida”, revela Cid Pitombo, médico que é referência nacional e internacional no combate à obesidade.

Como ter acesso à bariátrica pelo SUS – Para se candidatar à cirurgia bariátrica no programa do Estado, o paciente deve procurar um atendimento ambulatorial próximo de sua casa para que um médico avalie a necessidade da cirurgia. Se a operação for indicada, o médico da atenção básica deve inserir o paciente na Central Estadual de Regulação, que faz o encaminhamento para o Programa de Cirurgia Bariátrica do dr. Cid Pitombo. As regras da fila são estipuladas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde.

bariatrica-cid-pitombo2

Pacientes perderam juntos mais de 90 toneladas

Desde 2010, quando a equipe do dr. Cid Pitombo criou o Programa de Cirurgia Bariátrica no Hospital Estadual Carlos Chagas foram operados pacientes moradores de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. A média de atendimentos ambulatoriais é mantida em 2.000/mês e a taxa de sucesso é de 99%. Mais de quatro mil pacientes estão sendo acompanhados pela equipe multidisciplinar do programa, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.

A cirurgia não é o objetivo principal e sim a qualidade de vida e a mudança de hábitos. Estudo inédito feito pela equipe do dr. Pitombo apontou que a vida sexual e financeira dos ex-gordinhos só melhorou após a cirurgia. Cerca de 40% dos pacientes afirmaram que a vida sexual passou de ruim para muito boa. Outros 14% disseram que a vida entre quatro paredes passou de boa para muito boa. Os novos magrinhos também relataram aumento de mais de 30% na renda familiar.

Atendimento a jovens – Pioneiro neste tipo de tratamento, o Programa já tratava jovens pacientes dois anos antes da divulgação de portaria do Ministério da Saúde, permitindo a realização da redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes a partir dos 16 anos. O objetivo principal é focar no atendimento especializado e preventivo, ou seja, a redução do peso com dietas. O motivo da opção prioritária pela não intervenção cirúrgica de imediato está relacionado aos eventuais danos psicológicos em pessoas tão jovens.

plastica-cid-pitombo

Perfil do especialista – Há quase 25 anos, ao sair da faculdade, Pitombo foi para os Estados Unidos se especializar em cirurgia laparoscópica. Voltou ao Brasil cinco anos depois para aprender sobre cirurgias da obesidade e, ao final do mestrado e doutorado, rodou grandes centros de cirurgia bariátrica nos EUA. Logo percebeu que os conhecimentos sobre laparoscopia e obesidade eram uma área a ser explorada. Juntou-se aos grandes nomes da cirurgia bariátrica, experimentou diferentes técnicas, operou e deu aulas em diversos países e se tornou referência no Brasil em cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica que utiliza em todas as unidades em que opera. O procedimento é menos invasivo e proporciona recuperação mais rápida do paciente.

 

Fonte: Cid Pitombo, com Redação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
22 Comments
  • Aline
    Aline
    24 de abril de 2018 at 16:36

    Já foram entregues os exames, falaram e iriam me ligar para agendar uma consulta com dr.cid. Anciosa.

    Reply
  • Elizeth Ribeiro
    Elizeth Ribeiro
    26 de abril de 2018 at 18:21

    Estou há 2 anos na fila e nada até agora,sou do Rio de janeiro.

    Reply
  • Luciana
    Luciana
    4 de maio de 2018 at 01:12

    Meu sonho sofro muito com o meu peso que Deus me ajude nessa caminhada

    Reply
  • DIOGENES MARCELO DA SILVA SERRO
    DIOGENES MARCELO DA SILVA SERRO
    19 de maio de 2018 at 09:04

    Bom dia me chamo Marcelo e sofro de obesidade mórbida, Est OU com sérios problemas nas pernas, nāo estou conseguindo andar direito.
    Gostaria de ter a oportunidade de me tratar com o Dr. Pitimbu.
    Preciso de ajuda por favor. Estou com mais de 200 kg tenho 1,84 CM.
    Meu tel 99714-1856.
    Desde já te agradeço.

    Reply
  • 7 de junho de 2018 at 00:57

    Não consegui fazer o cadastro em Macaé rj por falta de médico triste realidade
    To com 110 quilo 23 anos e 1,60 de altura

    Reply
  • Alexandra Amorim dos Santos
    Alexandra Amorim dos Santos
    4 de julho de 2018 at 23:38

    Ola, Gostei muito ao ver o tema sobre cirurgia bariatica, tenho encaminhamento, mas nao fui incluido no sistema de regulaçao, gostaria muito ser operada pelo Dr.Cid Pitombo. Obrigada

    Reply
  • Raquel Lima
    Raquel Lima
    5 de julho de 2018 at 01:21

    Gostaria de saber se posso fazer a cirurgia bariátrica pesando 100kg altura 1,68 tenho muita dor na coluna cansaço e depressão. Não aguento mais viver assim

    Reply
  • Cláudia
    Cláudia
    7 de julho de 2018 at 04:30

    Eu quero muito porque minha amiga e tem vogonha do porpo compor

    Reply
  • Gabriela
    Gabriela
    30 de julho de 2018 at 21:48

    . Como eu posso fazer a bariátrica pelo SUS

    Reply
  • Wendy Alcina Arêas Coutinho
    Wendy Alcina Arêas Coutinho
    28 de agosto de 2018 at 01:30

    Sofro de depressão pois tenho 20 anos e tenho 129 kg e tenho vergonha de até sair na rua pois tenho um filho e tenho vergonha pois não posso nem levar ele para escola

    Reply
  • Katia Cristina
    Katia Cristina
    30 de agosto de 2018 at 20:43

    Olá ,boa tarde , peço por favor que vcs me ajudem , não tenho dinheiro para pagar uma bariátrica , não trabalho , tenho 45 anos e meu peso é 138 , tenho muita falta ar , já me colocaram pelo ser na clínica da família mas nada ainda , já estou pre diabética , e o meu colesterol e ácido úrico que não abaixa ,sem tirar essa falta de ar que não me deixa dormir direito, agora mesmo estou aqui deitada acabei de tomar um remédio para dor na coluna, me ajudem por favor , preciso da minha vida de volta .

    Reply
  • AMANDA BORGES DA SILVA
    AMANDA BORGES DA SILVA
    27 de setembro de 2018 at 20:01

    Estou com 122 kilos é gostaria muito de fazer a bariatrica

    Reply
  • Aline Amorim do nascimento Martins
    Aline Amorim do nascimento Martins
    24 de outubro de 2018 at 11:53

    Gostaria muito de fazer uma cirurgia bariátrica tenho 36 anos e estou com 152 kg sinto falta de ar e dor nas pernas me ajudem

    Reply
  • Luana Montijo Gomes da Silva
    Luana Montijo Gomes da Silva
    23 de novembro de 2018 at 17:57

    Eu gostaria de fazer a bariátrica como faço? Quais os dias q atende no hospital?

    Reply
  • eu quero fazer uma cirurgia para emagrece é quanto?

    Reply
  • Renata Lima
    Renata Lima
    27 de novembro de 2018 at 09:40

    Como gostaria de fazer a cirurgia bariátrica.
    Como faço pra conseguir.

    Reply
  • Aline
    Aline
    11 de dezembro de 2018 at 21:33

    Estou acima do meu peso 40kilos gostaria de saber se posso fazer essa cirurgia,

    Reply
  • Helena
    Helena
    13 de dezembro de 2018 at 01:05

    Gostaria pois sou diabética

    Reply
  • Aila Almeida
    Aila Almeida
    5 de janeiro de 2019 at 16:45

    Gostaria de saber como consigo fazer a bariátrica pelo SUS ??

    Reply
  • Ana Carla Rodrigues
    22 de fevereiro de 2019 at 13:18

    É como eu faço pra mim escrever no programa??

    Reply
  • Janaina Conceição atala
    Janaina Conceição atala
    29 de março de 2019 at 19:51

    Estou na fila ja 5 anos e nao agunto mas esperar as vezes penso en tirar minha própria. Vida. … ja. Estou com 35 anos. E não quero mas viver assim

    Reply
  • Joao Cesar
    Joao Cesar
    16 de junho de 2019 at 22:20

    Boa noite o de fica esse estabelecimento

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *