O uso do anticoncepcional é constantemente motivo de debates tanto nas rodas de conversas entre mulheres quanto nos estudos promovidos pela comunidade médica. Assim como rumores de trombose, ganho de peso e enxaqueca, o possível risco aumentado de surgimento de tumores malignos é um dos principais motivos de preocupação relacionados ao uso contínuo do medicamento.

A exemplo disso, um estudo recente publicado no The New England Journal of Medicine levantou novas questões sobre a relação direta entre a contracepção hormonal e o câncer de mama. Os pesquisadores revelam que o uso do anticoncepcional produziu um caso extra de câncer de mama para cada 7.690 mulheres por ano, considerando que, cerca de 140 milhões usam o anticoncepcional em todo o mundo.

Michelle Samora, oncologista do Centro Paulista de Oncologia CPO, unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas, explica que existem vários mitos quando o assunto é o uso de pílula e sua relação com casos de câncer. “É importante lembrar que cada caso é um caso. Existem mulheres que, com o uso do anticoncepcional, terão mais possibilidades de desenvolver um tumor de mama do que outras. Temos que olhar com cautela e usar a informação para discutir a melhor indicação para cada mulher individualmente”, comenta.

Abaixo, a especialista esclarece algumas dúvidas sobre o assunto:

Apenas a pílula anticoncepcional que aumenta o risco de câncer?

Mito. Todos os métodos contraceptivos que liberam hormônio foram associados ao aumento da probabilidade da doença. Nesse grupo estão a pílula, adesivos, anéis vaginais, dispositivo intrauterino (DIU) de hormônio, injeções e implantes. Independente da via de absorção do hormônio, o risco existe.

Se usar algum método contraceptivo hormonal com certeza vou ter câncer de mama?

Mito. A pesquisa demonstra que o método contraceptivo hormonal apenas aumenta a chance de desenvolver o câncer de mama comparado com as mulheres que não o utilizam. Vale ressaltar que embora exista essa chance para as mulheres, o risco ainda é relativamente baixo.

O tempo de uso influência no aumento das chances de desenvolver o câncer de mama?

Verdade. O tempo de uso do método contraceptivo está inteiramente relacionado às chances de desenvolver a doença. O estudo avaliou que as mulheres que utilizam métodos hormonais por até um ano aumentam em 9% o risco, contra as mulheres que utilizam por mais de dez anos, com um risco aumentado de cerca de 38%.

Devo suspender o medicamento para não desenvolver câncer de mama?

Mito. O estudo não muda a indicação, considerando que a contracepção hormonal diminui riscos de câncer no ovário, endométrio e intestino. Ele é um alerta para a comunidade médica sobre mais um fator de risco para o câncer de mama, assim como a obesidade e o sedentarismo. Uma pessoa que possui mais de um fator de risco, além de buscar uma vida mais saudável, deve discutir com o seu médico outras opções de contraceptivos.

Fonte: CPO

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *