A Páscoa é tradicionalmente marcada por celebrações em família, refeições especiais e pelo consumo de ovos de chocolate. No entanto, o excesso de doces e alimentos calóricos pode representar riscos à saúde, especialmente quando não há moderação na alimentação.
Segundo Thaís Sarian, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é possível aproveitar a festividade de forma consciente, optando por combinações nutritivas e saborosas.
O chocolate é o protagonista da data e seu consumo pode ser feito dentro de uma rotina alimentar saudável, o segredo está na quantidade e qualidade do doce. A nutricionista afirma que o consumo diário não deve ultrapassar 30 gramas, o que equivale a no máximo a quatro quadradinhos de chocolate.
Prefira chocolates maior concentração de cacau, acima dos 70%, esses têm menor quantidade de açúcar e ajudam na saciedade. “O chocolate amargo contém alta concentração de cacau e menor teor de açúcar, é rico em antioxidantes e pode auxiliar na redução do LDL (colesterol ruim) e no controle da pressão arterial”, comenta.
A variedade de ovos de chocolate disponíveis no mercado é imensa, Thais orienta que, ao escolher qual produto comprar é importante ficar atento as informações nutricionais presentes no rótulo. A lista de ingredientes vem em ordem de quantidade, ou seja, o ingrediente em primeiro lugar é o que aparece em maior proporção. Por isso, prefira chocolates que tenham como primeiros itens a massa de cacau, manteiga de cacau ou cacau em pó.
Quem tem diabetes e restrições alimentares pode comer o chocolate?
A profissional afirma que pessoas com diabetes e restrições podem consumir chocolate durante a festividade, desde que com moderação. Indivíduos com diabetes devem ter cuidado redobrado em relação à quantidade de carboidratos por porção, especialmente aqueles que estão em tratamento e utilizam a contagem de carboidratos no controle da glicemia.
Há, no senso comum, a crença de que pessoas com diabetes devem consumir a versão diet do ovo de Páscoa. No entanto, Thaís afirma que essa nem sempre é a melhor opção, já que algumas marcas adicionam mais gordura na composição para deixar o produto mais palatável.
Para pessoas com restrições alimentares, como veganos ou intolerantes à lactose, a recomendação é escolher chocolates com alta concentração de cacau e livres de ingredientes de origem animal.
E, se houver algum deslize na alimentação durante o feriado, o importante é não transformar isso em culpa. “Não faça loucuras como jejuns prolongados ou restrições alimentares severas. Apenas retome sua rotina alimentar, priorize alimentos naturais e evite alimentos processados, pratique atividades físicas e hidrate-se bastante”, finaliza a especialista.
Pacientes renais na Páscoa: como curtir os sabores da data sem riscos à saúde
Nutricionista dá dicas para substituições inteligentes e controle de minerais durante a festividade
A alimentação na Páscoa, tradicionalmente marcada pelo consumo de peixes e doces, pode ser um desafio para pacientes renais. É preciso equilibrar a celebração com cuidados específicos para evitar sobrecarga nos rins. Alimentos como bacalhau, chocolate e embutidos podem trazer riscos devido ao excesso de sódio, potássio e fósforo – minerais que, quando consumidos sem orientação nutricional, podem causar retenção de líquidos e desequilíbrios cardiovasculares.
Os perigos escondidos no prato:
- Sódio: presente no bacalhau e sardinha, o excesso de sal eleva a pressão arterial e causa retenção de líquidos, sobrecarregando os rins e aumentando o risco de inchaço e problemas cardiovasculares.
- Potássio: chocolates ao leite, castanhas e frutas secas contêm potássio. Quando os rins estão comprometidos, a dificuldade em eliminar esse mineral aumenta o risco de arritmias.
- Fósforo: peixes, frutos do mar, embutidos, ingredientes industrializados utilizados em sobremesas, refrigerantes e temperos industrializados são fontes de fósforo, mineral que, quando consumido em quantidade elevada, enfraquece os ossos e endurece os vasos sanguíneos.Como ter uma refeição segura?
Para Thays Mortaia, coordenadora de nutrição da DaVita Tratamento Renal, a Páscoa não precisa ser sinônimo de privação. Com criatividade e orientação profissional, pacientes renais podem celebrar a data com segurança e prazer à mesa.destaca cuidados e alternativas para uma dieta saudável e saborosa, sem abrir mão da celebração.
Opte por peixes frescos grelhados, como tilápia, linguado ou pescada, temperados com ervas frescas e limão. Para quem não abre mão do bacalhau, é possível reduzir o teor de sódio com o processo de dessalga, que consiste em deixar o peixe de molho em água por 48 horas, trocando a água a cada 8 horas”, explica a especialista.
Para acompanhamento, prefira arroz branco, cuscuz e vegetais com baixo teor de potássio. “Molhos e temperos caseiros, feitos com ervas frescas, alho, cebola, alecrim, tomilho, cebolinha e azeite, são sempre as melhores opções”, recomenda Thays.
Para a sobremesa, a coordenadora alerta sobre o chocolate ao leite. “Uma boa alternativa é trocar o chocolate por mousse de frutas ou gelatina decorada com morangos”, sugere. “Uma pequena porção de chocolate amargo 70% pode ser incluída.”
A nutricionista também ressalta a importância de controlar as porções e a hidratação. “Pacientes em restrição hídrica devem evitar sopas e bebidas em excesso. Prefira pratos balanceados e converse com seu nutricionista para ajustes personalizados, de acordo com o estágio da doença e exames recentes”, finaliza.
Almoço de Páscoa
Para a refeição principal, o cardápio clássico da Páscoa pode ser aproveitado por todos. A principal orientação é investir em pratos à base de peixes como bacalhau assado com legumes, ou outro peixe ao forno como tilápia, pescada ou linguado.
Esses alimentos, embora sejam opções nutritivas, devem ser preparados de forma equilibrada. Por isso, é fundamental dar a devida atenção aos acompanhamentos que compõem a refeição. “Prefira uma salada de entrada e incremente o arroz com legumes, dando cor e adicionando fibras, vitaminas e minerais”, orienta Thaís.
Nutricionista dá dica de chocolate saudável para a Páscoa
A nutricionista Renata Pigliasco deu uma dica de bolo de chocolate saudável que pode levar diversão ao dia de festa com as crianças participando do preparo do prato. Na Páscoa, esse bolo é uma ótima opção para ser feita para as crianças pois assim elas irão aprender a comer alimentos saudáveis com o paladar menos doce e delicioso”, comenta.
Não estimulando as crianças a ingerir calorias vazias ou excesso de açúcar que podem gerar problemas de saúde na infância ou quando adulto como disbiose, diabetes, aumento de peso. Para os adultos também é uma forma de saciar aquela vontade por um docinho de forma saudável. O que vale é ter chocolate na mesa, para uma Páscoa em família saudável e gostosa” disse a nutricionista.
250g de chocolate 70%
200g de farinha de amêndoa ou castanha
130g de eritritol
30g de manteiga ghee
4 ovos
1 col sopa de fermento
Na batedeira ou mix manual bata a gema com eritritol.
Misture levemente o chocolate derretido com a farinha de amêndoa. Depois de virar uma massa homogenia acrescente a gema batida com o eritritol. Mexa até ficar bem misturado e coloque em 3 etapas as claras em neve e o fermento.
Unte a forma com manteiga ghee ou oleo de coco. Pré aqueça o forno. Coloque a massa na forma e deixe por 20 min.
100ml de leite de coco ou amêndoa
Diabéticos e intolerantes a glúten e lactose podem curtir a Páscoa e mergulhar nos chocolates
Cozinheira explica como fazer ovo de chocolate vegano
A Páscoa está chegando e com ela o desejo quase irresistível de comer ovos de chocolate. Mas nem todo mundo pode comer as opções convencionais disponíveis no mercado, seja por questões de saúde ou por convicções pessoais. O veganismo oferece uma alternativa sustentável para os amantes de doces.
Os ovos de chocolate veganos permitem desfrutar dos prazeres da temporada sem comprometer a saúde de quem sofre com intolerância à lactose ou ao glúten e ainda quem tem diabetes ou doenças que exigem mais cuidados com o açúcar em excesso.
A cozinheira e personal chef Ana Regina, que atende pelo Getninjas, selecionou uma receita simples e prática de ovo de Páscoa vegano. Confira abaixo o passo a passo:
Para a base do ovo crocante:
Chocolate vegano sem açúcar 51% cacau
2 formas para ovo de Páscoa de 500g ou 4 de 250g
Modo de preparo:
1- Corte 800g de chocolate em pedaços pequenos e derreta banho maria (cuidado para não respingar água no chocolate )
2- Com cuidado preencha as duas forma espalhe com cuidado, escorrendo todo excesso e repita por pelo menos três a quatro vezes
3- Leve a geladeira cada vez que fizer uma nova camada
(não esqueça de escorrer todas as vezes para que fique uniforme sem deixar formar uma camada grossa
4- Desenforme as duas metades, acrescente a ganache, cubra com pistache,nozes e castanha torradas
5- Leve a geladeira
Com Assessorias
Como aproveitar a celebração respeitando as diferentes restrições alimentares
Nutricionista do CEJAM ensina receita de ovo de chocolate, além de pratos rápidos que podem ser incluídos no domingo de Páscoa
Crédito: Envato
Para aqueles que possuem restrições alimentares, a Páscoa pode ser um desafio na busca por opções de pratos que atendam às suas necessidades específicas. No geral, durante as festividades, é habitual que pessoas veganas, intolerantes ao glúten e à lactose e alérgicas à proteína do leite de vaca encontrem diversos obstáculos nesse sentido.
“Na celebração da Páscoa, é comum encontrar uma mesa repleta de pratos tradicionais, muitos dos quais podem conter ingredientes incompatíveis com esses públicos. Isso pode deixar aqueles com dietas especiais se sentindo excluídos e até desconfortáveis”, afirma Alice Coca, nutricionista da UBS Jardim Paranapanema, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
O mesmo desafio se estende aos queridinhos do momento: os ovos de Páscoa e os chocolates em geral. Muitas vezes, as opções disponíveis no mercado contêm ingredientes que não são adequados a essas dietas.
No entanto, nem tudo está perdido. Com um pouco de organização e cuidado, é possível se preparar para receber essas pessoas, além de permitir que elas desfrutem plenamente dessa época festiva, sem comprometer a saúde.
“Às vezes, a criatividade na cozinha é essencial para recriar pratos comuns da Páscoa, mas sem aqueles ingredientes indesejados. Esse pode ser um momento para experimentar novas receitas e técnicas de preparo”, reforça a profissional.
Os ovos de Páscoa, por exemplo, podem ser substituídos por versões veganas, isentas de glúten e leite, feitas artesanalmente ou adquiridas em estabelecimentos apropriados. Para quem deseja se aventurar na preparação, a receita também é simples.
“Basta utilizar 200g de chocolate sem glúten e sem leite e uma forma para moldar o ovo do tamanho de sua preferência. Derreta-o em banho-maria ou no micro-ondas, cuidando para não aquecer demais. Se usar o micro-ondas, pause a cada 30 segundos para mexer o chocolate e evitar que queime”, explica.
Com o chocolate ainda derretido, é necessário espalhar a quantidade desejada na forma. “Cubra toda a superfície interior da forma de maneira uniforme. Se desejar uma casca mais grossa, espere o chocolate esfriar um pouco e repita o processo, adicionando mais uma camada de chocolate“, destaca Alice.
Em seguida, leve a forma ao refrigerador por aproximadamente 30 minutos, ou até que o chocolate esteja completamente firme. “Você também pode rechear seu ovo de Páscoa com mais chocolate sem glúten e sem leite derretido, fazendo uma mistura com leite de coco, óleo de coco, açúcar de coco e baunilha”, ressalta.
Na decoração, frutas secas, nozes ou qualquer outro ingrediente que não comprometa o organismo são bem-vindos e possibilitam ainda mais encanto para o momento.
Outras opções para manter no radar
Além de pensar no chocolate, a especialista ensina três receitas práticas e rápidas para deixar o almoço de domingo ainda mais delicioso e inclusivo.
Confira abaixo:
1.Assado de Legumes com Molho de Ervas
Ingredientes:
-Uma variedade de legumes (batatas, cenouras, abobrinha etc.);
-Azeite;
-Sal;
-Pimenta;
-Alecrim;
-Tomilho;
-Manjericão fresco.
Modo de preparo: Corte os legumes em pedaços, tempere com azeite, sal, pimenta e ervas e asse no forno até dourar.
2. Risoto de Cogumelos
Ingredientes:
-Arroz arbóreo;
-Cogumelos variados (shimeji, shitake, champignon);
-Cebola e alho picados;
-Caldo de legumes;
-Vinho branco (opcional);
-Azeite de oliva;
-Sal, pimenta e salsa fresca picada;
Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Em seguida, adicione os cogumelos e cozinhe até dourá-los. Acrescente o arroz arbóreo e refogue por alguns minutos. Faça o processo de deglaçagem na panela, com vinho branco (se estiver utilizando), e adicione o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre até que o arroz fique macio. Tempere com sal, pimenta e finalize com salsa fresca picada antes de servir.
3.Mousse de Chocolate Vegano
Ingredientes:
-Abacate maduro;
-Cacau em pó;
-Leite de coco;
-Xarope de bordo ou agave;
-Extrato de baunilha.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência cremosa, leve à geladeira até atingir uma consistência firme e sirva gelado.