Ações em Clínicas da Família, postos de saúde e escolas
Shopping do Rio faz palestras e arrecada lenços
Em comemoração ao Outubro Rosa, o shopping Riosul, em Botafogo, zona sul carioca, fará uma ampla ação de conscientização em parceria com o Grupo CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão. Palestras, oficinas de maquiagem, aulas de zumba e ioga e atendimento ao público por uma base de enfermeiros do grupo CON formam a programação, que visa informar o público e engajar mulheres e homens na luta contra o câncer de mama.
No sábado, dia 6 de outubro, um cronograma repleto de atividades abre a campanha do RioSul e do Grupo CON juntamente com um time de parceiros. Em dois turnos, Bodytech, NYX e Rádio Ibiza oferecem aulas de ioga, zumba e auto maquiagem, além de coffee break com apoio da Coco Legal.
Na palestra da manhã, o oncologista do Grupo CON, Bruno França, fala sobre a importância do diagnóstico precoce e dos primeiros sintomas do câncer de mama. À tarde, um bate-bola entre a oncologista Daniela Amaral, também do Grupo CON, e a Dayane Sant’Anna, autora do blog ‘Viver Eu Quero’, diagnosticada com câncer de mama em janeiro de 2016, discorrerão sobre mitos e verdades a respeito desse tipo de câncer, além de abordarem os impactos da doença na esfera pessoal e emocional.
A ação é gratuita. Para consultar a programação detalhada e para participar basta realizar a inscrição pelo www.riosul.com.br. Serão 20 participantes no turno da manhã e outros 20 no turno da tarde.
De 8 a 11 de outubro, uma equipe de enfermeiros do CON, especializados em oncologia irá tirar dúvidas e aferir pressão numa ação aberta ao público. Os frequentadores também poderão somar forças à campanha, de 6 a 30 de outubro, doando lenços no ponto de coleta do balcão de informações, no primeiro piso do shopping. Os lenços arrecadados serão doados para instituições de apoio a pacientes com câncer.
Rede de design de sobrancelhas fará doações para o Inca
Com o foco na conscientização sobre o câncer de mama, a Sóbrancelhas acaba de lançar a campanha “Cuidar é uma forma de carinho” em todas as unidades. No dia 19 de outubro, parte do valor arrecadado do serviço carro-chefe da marca, o design de sobrancelhas, será doado para o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em parceria com o INCAvoluntário, braço da instituição responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias, a Sóbrancelhas estima gerar uma grande corrente do bem no dia considerado internacional contra o câncer de mama.
Além da doação que o cliente contribuirá no dia 19 realizando o design de sobrancelhas, ganhará um informativo sobre o câncer de mama, contendo uma máscara facial exclusiva. Mais informações no site www.sobrancelhas.com.br.
Em Joinville – A 2Rios lingerie aproveita o Outubro Rosa para promover uma ação em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville (SC). A marca doará um percentual de suas vendas no mês no e-commerce.
Papo Rosa em teatro de Copacabana
As médicas Sabrina Chagas e Maria Júlia Calas promovem a segunda edição do Papo Rosa no sábado (6) no Theatro Net, em Copacabana, zona Sul do Rio, para esclarecer os mitos e as principais dúvidas dos participantes sobre câncer de mama.
Também participarão do evento a nutricionista oncológica, Patrícia Arraes; a médica hematologista e facilitadora de meditação, Regina Chamon; o cirurgião-plástico, Ailthon Takishima, da clínica Woman; e Nina Rosa, da Leva Estilo.
Além do bate-papo informal com renomados especialistas, haverá ainda uma aula de meditação, oficinas de beleza, brindes e exposição de fotos do projeto “Divas”, com mulheres que venceram ou estão na luta para vencer a doença. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feita pelo número: (21)99321-9769.
Prédios e até torre de TV são iluminados de rosa
Não foi apenas o Cristo Redentor (veja aqui). Vários prédios públicos e privados estão iluminandos de rosa neste mês. No Rio de Janeiro, durante todo o mês de outubro, a fachada do Casarão Figner, na rua Marquês de Abrantes, 99, no Flamengo, recebe iluminação especial na cor rosa. A intenção do Sistema Fecomércio RJ é que o imóvel construído em 1912 se transforme também, neste mês, em um grande símbolo da campanha.
O MetrôRio também iluminou de rosa as pontes das estações Cidade Nova, no Centro, e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Além da iluminação especial nas pontes durante todo o mês de outubro, o MetrôRio vai promover, na estação Carioca, em parceria com a Fundação Laço Rosa e com o Instituto Invepar, a exposição “50 tons de rosa”, da fotógrafa Nana Moraes, que clicou mulheres em tratamento de câncer de mama e, com isso, resgatou a autoestima delas.
Em Brasília, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estará com a cor rosa até o fim deste mês. Em São Paulo, a torre da Rádio Transamérica FM, uma das principais emissoras e maior rede FM do País, também entrou na luta. Com 180 metros de altura e localizada no bairro da Lapa, a estrutura ganhou tom especial e permanecerá durante todo o mês de outubro iluminada na cor rosa.
Durante todo o mês de outubro, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo ilumina de rosa as fachadas das três unidades na cidade (Pompeia, Santana e Ipiranga). A ação se estende para pacientes com distribuição de informativos; para os funcionários por meio dos veículos de comunicação interna; e para o público geral por meio de posts nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin.
Também serão realizados encontros gratuitos com especialistas do Hospital São Camilo para conscientizar e orientar a população sobre fatores de risco e prevenção. Na ocasião, a equipe do Centro de Simulação e Pesquisa fará demonstrações de como é feito o autoexame com a ajuda de manequins, momento em que o público poderá tirar dúvidas. Estas ações acontecerão nos dias 18 e 19 de outubro no Sesc Santana, e dias 30 e 31 no Sesc Pompeia. Serão duas sessões por dia, das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30.
PELO PAÍS
Papo Rosa em shopping de São Paulo
Em homenagem ao mês de conscientização do câncer de mama, o Shopping Vila Olímpia e o Theatro Net recebem a segunda edição do Papo Rosa. Promovido pelas médicas Sabrina Chagas e Maria Julia Calas, o encontro traz um bate-papo com um time renomado de especialistas sobre câncer de mama para você tirar todas as suas dúvidas, de uma forma leve e sem tabus.
O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 27, às 9h. Além do bate-papo, o evento contará com oficinas de beleza, meditação, sorteios e brindes. Para participar basta confirmar presença pelo WhatsApp (21) 99321-9769.
Campanha durante o jogo Corinthians e Flamengo
O Sport Club Corinthians Paulista em parceria com o Lavoisier Laboratório e Imagem, Hospital Santa Marcelina, Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Rede D´Or e Fundação FIDI, preparam uma programação repleta de atividades para enfatizar a importância do diagnóstico precoce da doença e da educação sobre o tema.
A abertura oficial da campanha acontece no dia 5 de outubro, na Arena Corinthians, durante o jogo entre Corinthians e Flamengo, às 21h pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama durante as ações do Clube no passado e que estão curadas ou passando por tratamento, mulheres simpatizantes a causa farão a volta olímpica no intervalo.
Os exames gratuítos serão realizados do dia 15 de outubro a 1 de novembro na Arena Corinthians. Com uma carreta equipada mantida pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, as mulheres inscritas e sorteadas para a iniciativa realizarão a mamografia e, em caso de necessidade, serão encaminhadas para consulta no Hospital Santa Marcelina.
Para as interessadas em fazer o exame e que não forem sorteadas nesse primeiro momento na Arena Corinthians, haverá um outro sorteio para realização das mamografias de forma gratuita no laboratório Lavoisier, que disponibilizará mais 200 exames em cinco de suas unidades da Zona Leste.
Caminhada dia 14 entre hospital e arena Corinthians
Para reforçar ainda mais o mês da campanha, será realizada a III Caminhada pela Conscientização do Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, no dia 14 de outubro. As empresas parceiras convidam a população local a se reunir em frente ao Hospital Santa Marcelina às 9h30 para caminharem em direção à Arena Corinthians, com apoio da Oncologia D´Or, Fundação FIDI, Lavoisier Laboratório e Imagem, Mercadão Atacadista e da FreeCô, que irão compor os itens dos kits da caminhada.
Na chegada, haverá um estande com diversas atrações, como corte e doação de cabelo, design de sobrancelhas, além da presença de massoterapeutas, manicures e maquiadoras. Terá também o sorteio de brindes, com apoio da Everest. O Lavoisier realizará aferição de pressão e testes de glicemia gratuitos, e poderão aprender mais sobre a importância da realização regular de exames preventivos.
As inscrições para a realização dos exames, na Arena Corinthians, terão início no dia 05 de outubro e ficarão abertas até o dia 15 de outubro no site http://outubrorosasccp.com.br.
Tricolor gaúcho ganha camisa especial
Seguindo uma já tradicional iniciativa do Grêmio, junto com a Umbro, sua fornecedora oficial de materiais esportivos, sábado, 6, dia de Grêmio e Bahia na Arena, valendo a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, será palco do lançamento da camisa alusiva à campanha do Outubro Rosa. Parte das vendas da nova peça, disponível na loja física e virtual da GrêmioMania, será destinada ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, Imama/RS. A camisa será comercializada por R$ 199,90.
De cor rosa e detalhes em azul celeste e branco, o novo manto gremista traz a essência do uniforme do clube. A camisa possui gola V com filetes em azul e preto na parte superior, além de um detalhe em baixo relevo que mescla diamantes da Umbro com o nome do Grêmio, presente também na manga raglan. A peça, produzida com tecido de construção canelada, ainda conta com o escudo do Tricolor Gaúcho bordado no lado esquerdo do peito.
Embalagem traz passo a passo para fazer autoexame em casa
A Nestlé, em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), lança uma edição especial para as embalagens da Nesfit, onde ensina as consumidoras a fazerem o autoexame de mama, em conjunto com o apoio dos leites Molico.
A edição limitada das embalagens possui detalhes em cor-de-rosa e conta com a presença do icônico símbolo do alvo azul, com o intuito de conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção da doença. Para este ano, a marca Nesfit incluiu em suas embalagens de cereais um passo a passo de como fazer o autoexame da mama em casa. Além disso, a embalagem tem informações sobre prevenção e orientações para as consumidoras.
Como forma de apoio à causa, as marcas também realizarão doações ao IBCC, que serão destinadas a melhorias no atendimento às pacientes e à amplificação da campanha. Os recursos arrecadados pela campanha do IBCC, desde a sua fundação, têm sido utilizados em iniciativas que contribuem com o tratamento dos pacientes, além da disseminação da causa em meio à população.
As marcas Nesfit e Molico também farão ações voltadas para os colaboradores da Nestlé, na sede da empresa, em São Paulo. Algumas iniciativas de apoio à causa como doação de cabelos, lenços, e food truck com 5% da verba das vendas revertida para o IBCC, serão realizadas durante o período da campanha.
Os produtos participantes da ação Outubro Rosa serão comercializados nas principais redes varejistas do sul e sudeste do Brasil durante o mês de outubro, mantendo seus preços médios sugeridos.
Campanha para levar informação a comunidades sem internet
Por mais que a campanha tenha ganhado força desde sua criação, ainda é desafiador levar informações sobre o assunto para lugares afastados e comunidades isoladas. Para superar esse gargalo, as regiões mais remotas podem contar com a internet banda larga via satélite da HughesNet, marca da Hughes que veio para atender à demanda por conectividade em regiões aonde as operadoras tradicionais não chegam.
Como exemplo, a Hughes escolheu o Vale do Pati, que fica no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, e ganhou o prêmio de melhor roteiro de trekking do País em 2010, concedido pelo Ministério do Turismo, para a ação da companhia relacionada ao Outubro Rosa. Um videocase com toda a ação filmada no Vale do Pati será veiculado nas redes sociais da HughesNet durante o mês de outubro.
Por meio da HughesNet, médicos do Imama de Porto Alegre (RS) fizeram uma palestra transmitida ao vivo para o Vale do Pati, falando sobre a prevenção do câncer de mama, com orientações para o autoexame. Por ser um lugar sem acesso a telefone, energia elétrica e televisão, o Vale do Pati conta apenas com a internet via satélite para ficar conectado com o mundo, e os equipamentos da Hughes ficam ligados a uma placa de energia solar.
O Vale do Pati não tem luz elétrica nem acesso para veículos. Cerca de 400 famílias chegaram a viver dentro do Vale. Hoje no local há cerca de dez famílias, remanescentes da tradição do cultivo do café, que vivem basicamente do turismo. O local já teve escola, igreja e prefeitura, que foram adaptados para receber turistas em instalações bem simples, mas muito limpas e organizadas. É nas casas desses nativos que se hospedam os trilheiros que fazem trekking para conhecer o Vale do Pati.
Sobre a campanha
A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 90. Várias manifestações, no mês de outubro, aconteciam com o intuito de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença. Desfiles de moda, corridas e partidas esportivas eram algumas das atividades realizadas.
A data entrou no calendário de saúde quando Susan G. Komen Breast, da Cancer Foundation, organizou a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, para arrecadar fundos para pesquisas de câncer de mama. Foi em 1997 que a corrida abraçou o laço rosa a fim de sensibilizar a população. Neste momento, as cidades começaram a ser enfeitadas com laços cor de rosa em locais públicos.
No Brasil, a prática foi adotada em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como o Obelisco do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A partir de 2008, a campanha ganhou força, atingindo cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.
Apesar da popularidade global, o Outubro Rosa ainda não foi oficializado no Brasil como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. O texto (PLC 32/2018) foi aprovado sem ressalvas pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e seguiu para análise do Plenário do Senado em 5 de setembro. Se oficializado, fará parte da agenda oficial do país e deverá contemplar atividades para alertar a população sobre a doença, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Da Redação, com assessorias