Dia Mundial da Limpeza: atividades para fazer em casa
Instituto Limpa Brasil lista dicas para colaborar com a sustentabilidade, mesmo se não puder participar com os mutirões de limpeza
Com o objetivo de diminuir a poluição ambiental, o Dia Mundial da Limpeza, em todo o mundo, acontece no terceiro sábado de setembro e ressalta a importância de pequenas ações no dia a dia que auxiliam na limpeza urbana.
A iniciativa global visa combater a crise do lixo, com foco este ano no desperdício têxtil e de moda. O tema deste ano, “Strive for Five“, encoraja 5% de cada comunidade a tornar-se líder ambiental, impulsionando a mudança social e a adoção de um estilo de vida sem resíduos.
A campanha é organizada pela Let’s Do It World, maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos. que já atraiu mais de 90 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países. No Brasil, já impactou mais de 1 milhão de pessoas em mais de 1.200 municípios equivalente a 0,39% da população mundial em ações de limpeza em mais de 191 países, com a meta de chegar a 5%.
Além de convidar as pessoas a participarem dos mutirões de limpeza, o Limpa Brasil – ONG representante do Let’s Do It World , sugere que partilhem o impacto do seu trabalho online para inspirar outros a fazerem o mesmo. A iniciativa propõe algumas atitudes para serem feitas diretamente em casa:
- Limpeza ambiental: Separação e destinação adequada dos resíduos domésticos, separação de óleo de cozinha e resíduos eletrônicos, mapeamento de pontos viciados de lixo, limpeza para eliminação de focos de dengue;
- Limpeza digital: Limpeza dos dispositivos, e-mails e arquivos desnecessários para diminuição da emissão de CO2;
- Limpeza solidária: Separar aquilo que não tem mais serventia para você e doar para alguém que precise;
- Limpeza mental: Meditação, prática de esporte, música, dança, yoga, leitura, práticas espiritualistas, dentre outros;
- Ecopontos: Ponto de recebimento de material reciclável ou ação de drive thru ambiental;
- Acompanhar a programação online de palestras, workshops, eventos online no Clean Up Day.
-
Combate a crise do lixo: A campanha atua contra a acumulação de lixo, que polui os ecossistemas e contribui para a crise climática.
-
Reduz o desperdício têxtil: O foco em 2025 é o desperdício de tecidos e roupas, que sobrecarrega os sistemas de resíduos e é um dos grandes desafios ambientais atuais.
- Promove a mudança social: Ao inspirar 5% das pessoas numa comunidade a agir, o movimento procura criar um “ponto de viragem” para a adoção de comportamentos mais sustentáveis.
- Fomenta a educação e a colaboração: A iniciativa promove a educação ambiental, a gestão adequada de resíduos e o trabalho conjunto entre comunidades e organizações.
Clean Up Day 2025: confira nosso roteiro de Boas Ações
Saiba mais sobre as ações selecionadas neste Clean Up Day 2025 no roteiro de Boas Ações do Portal Vida e Ação.
Prefeitura de Niterói promove mutirões em praias e lagoas
Em Niterói, a ação é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e contará com voluntários, moradores e instituições engajados na causa ambiental. O mutirão terá início às 7h30 e se estenderá ao longo da manhã. Equipes estarão distribuídas em praias e lagoas, como a Ilha do Pontal, Boa Viagem, Icaraí, Jurujuba, São Francisco, Lagoa de Piratininga, Prainha de Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itacoatiara e Itaipu.
A orientação é que cada participante leve garrafinha de água, protetor solar, luvas e muita disposição para ajudar na coleta. O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco, destacou a importância da participação da população e o compromisso da Prefeitura com a agenda ambiental:
A Prefeitura de Niterói tem o meio ambiente como uma das suas prioridades e vem investindo em políticas públicas que garantem qualidade de vida e sustentabilidade. O CleanUp Day é uma ação educativa, que reforça a importância de cuidarmos coletivamente da nossa cidade. Convidamos todos os niteroienses a se unirem nesse esforço coletivo em prol do nosso planeta”, disse o secretário.
Os resíduos sólidos coletados em todas as ações serão descartados de forma adequada. Materiais recicláveis serão encaminhados a associações de catadores e recicladores, contribuindo para a economia circular e gerando renda para comunidades locais. A iniciativa também conta com o apoio de empresas municipais de limpeza urbana”, informou a Transpetro.
Ação de conscientização ambiental na Praia do Flamengo
A atividade está marcada para começar às 9h, no trecho da Praia do Flamengo localizado atrás da Marina da Glória. Usando luvas e sacos de lixo, os participantes se dividirão em grupos para percorrer a maior área possível. Ao final do evento, os 15 voluntários que coletarem a maior quantidade de detritos serão premiados com bolsas de estudo para o curso Formação em Líderes em Sustentabilidade para a Década do Oceano, oferecido pelo Aqualung.
Neste ano, a atividade contará com a presença de voluntários das escolas OLM, Franco Brasileiro e da Femar além de escoteiros e de instituições parceiras. A participação é gratuita e aberta a todos que desejarem contribuir, bastando comparecer ao local. Empresas interessadas em inscrever seus colaboradores podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 98464-7618.
A iniciativa faz parte de uma série de ações de coleta de resíduos promovida pela Marina da Glória. Diariamente, colaboradores da marina retiram do espelho d’água do seu entorno resíduos flutuantes trazidos pelas marés da Baía de Guanabara. Entre três e quatro toneladas são recolhidas a cada ano e encaminhadas para o descarte correto.
Hotéis realizam mutirão de coleta de lixo em praias do Rio
No Rio de Janeiro, a Embratur – empresa pública federal de turismo – passa a patrocinar os projetos Recicla Orla e o Ecoa Orla Clean Up, que promovem neste Clean Up Day 2025 um mutirão de coleta de resíduos com a participação de voluntários e organizações da sociedade civil, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para a preservação ambiental.
Também na cidade, os hotéis Hilton Rio de Janeiro Copacabana e Hilton Barra Rio de Janeiro participarão de um mutirão de coleta de resíduos para celebrar o Dia Mundial da Limpeza. A iniciativa integra as ações do Clean Up The World, um programa global de mobilização ambiental apoiado oficialmente pela rede hoteleira que reúne anualmente voluntários de diversas partes do mundo.
Na ocasião, membros das equipes dos hotéis, junto de seus familiares e amigos, se reunirão às 10h para um café da manhã coletivo e em seguida iniciarão o mutirão de limpeza nas praias de Copacabana e do Leme.
A participação da Hilton no Clean Up The World se soma a outras iniciativas de ESG realizadas pelos hotéis e pela rede, como o Travel With Purpose (Viajar com Propósito), uma estratégia para promover viagens e turismo responsável por meio de ações que geram impactos ambientais e sociais positivo.
Segundo a empresa, a diretriz contribui para o “avanço de estadas mais sustentáveis por meio da implantação do Manual de Eficiência Hídrica, das ofertas de aquisição de energia renovável e a redução do desperdício de alimentos, além de reaproveitamento e doação de sobras”.
Salvador (BA): Parque Social faz mutirão de limpeza no Parque da Cidade
Em Salvador (BA), o Parque Social promoverá uma grande ação de mobilização no Parque da Cidade Joventino Silva, incentivando o movimento global, Dia Mundial da Limpeza, reconhecido pela ONU. A atividade deste ano contará, novamente, com mutirão de limpeza, momentos de diálogo sobre a importância do descarte correto de resíduos e a participação ativa da comunidade.
Desde 2018, o Parque Social participa da campanha e reafirma seu compromisso com a conscientização ambiental e a mobilização da comunidade local. No ano passado, a ação “Parque Social limpa o Parque da Cidade” coletou mais de 140 kg de resíduos sólidos, reunindo colaboradores, beneficiários, jovens aprendizes e
voluntários em um verdadeiro esforço coletivo pela preservação do meio ambiente.
O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade de mostrar que cada pessoa pode ser protagonista da mudança. Nosso intuito, para além de estimular a consciência
sobre o descarte correto, é mostrar que quando o resíduo é jogado de forma inadequada, estamos prejudicando o planeta e a nós mesmos”, afirma Sandra Paranhos, diretora geral do Parque Social.
Com Assessorias