Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Então vamos ficar atentos para curtir a maior e mais democrática festa do país sem colocar a saúde em risco. Para curtir os bloquinhos, a praia ou qualquer outro passeio durante a temporada, alguns cuidados com a saúde dos olhos, da pele, dos ouvidos podem fazer toda a diferença para que você possa se divertir sem preocupação.

Assim que falamos de Carnaval, já pensamos no glitter! O item, para a maioria indispensável no feriado, deve ser um dos pontos de atenção, principalmente se aplicado perto da região ocular. Caso o produto caia nos olhos, pode causar arranhões na córnea que podem trazer bactérias, irritações ou até mesmo úlcera.

A penetração de maquiagem, espuma de carnaval e glitter nos olhos pode causar a conjuntivite alérgica que também  tem como primeiro socorro a aplicação de compressas frias para diminuir a coceira.

“Para evitar qualquer tipo de problema, não recomendamos o uso do produto perto dos olhos e sim em outros locais que não tragam riscos para o corpo como as costas, ombros e pernas. Recomenda-se glitter biodegradável”, diz a oftalmologista Márcia Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina.

O oftalmologista Queiroz Neto ressalta que no carnaval as aglomerações em salões fechados também aumentam a propagação de conjuntivite, inflamação da conjuntiva , membrana que reverte a pálpebra e a parte branca dos olhos. O tipo mais comum é a viral, causada por suor, compartilhamento de maquiagem e mãos suja, salienta.

Ao primeiro desconforto, geralmente identificado como sensação de areia nos olhos,  indica fazer compressas frias. Não desaparecendo os sintomas em dois dias é necessário consultar um oftalmologista. As dicas de prevenção do médico que garantem a curtição da festa com mais conforto para seus olhos são: lavar as mãos com frequência, não compartilhar maquiagem e evitar o excesso de brilho.

Use óculos de sol

No Carnaval estamos sempre expostos ao sol! Sempre no auge do verão, período que os nossos olhos podem ser ainda mais afetados por raios solares e se não estivermos protegidos com óculos adequados, podem causar graves alterações em nossa visão, além de lesões na retina e o desenvolvimento gradativo de opacificação do cristalino, a lente natural do olho, levando a formação da catarata.

Vale destacar que as lentes precisam ter proteção UV, como as da Transitions, que previnem da exposição ao sol e evitam que os pólens e outras partículas entrem nos olhos. Para quem utiliza óculos de grau, as lentes são as mais indicadas, pois ajudam na proteção e se adaptam ao nível de luminosidade do ambiente, garantindo maior conforto visual evitando duras consequências à visão.

“Os óculos funcionam como uma barreira mecânica para evitar que os pólens e outras partículas, assim como confete, serpentina e o spray de espuma, usados nos bloquinhos de Carnaval, entrem em nossos olhos”, explica Dra. Márcia. Além disso, recomendamos também o uso de viseira ou boné, que também reduz a incidência de radiação solar nos olhos.

Para os óculos de grau, a alternativa é utilizar as lentes fotossensíveis, que ajudam na proteção e se adaptam ao nível de luminosidade do ambiente, garantindo maior conforto visual evitando duras consequências à visão. Além disso, recomendamos também o uso de viseira ou boné, que também reduz a incidência de radiação solar sobre os olhos.

Cuidado com as lentes de contato

Se você utiliza lentes de contato, os cuidados diários precisam ser redobrados. Durante a folia, recomendamos que leve consigo um colírio lubrificante que possa ser utilizado em seus olhos em um ambiente seguro e limpo. “Caso sinta algum tipo de desconforto e seu olho apresente alguma irritação, vermelho ou secreção ou sensação de areia, é fundamental que a pessoa retire imediatamente as lentes e procure um especialista antes de aplicar qualquer tipo de medicação. Recomendamos muita diversão, alegria e muito olho no olho neste Carnaval, sempre evitando as mãos nos olhos durante este período de novas epidemias virais”, explica Dra. Márcia, oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina.

 

Cuidados com a pele

A dermatologista Flávia Maklouf para dar algumas dicas para você curtir a folia sem colocar em risco seu bem-estar. Confira!

• Alimentação:

Alimentação deve ser leve, nutritiva rica em vitaminas e minerais. Um dia antes da folia não consuma alimentos pesados e tente somente ir dormir após 2 a 3 horas da última refeição para evitar insônia e problemas gástricos; outra dica importante, não consuma lanches com maionese

• Hidratação:

Sucos de frutas ricas em antioxidantes como limão, maracujá, caju, acerola, morango, laranja e muita água de coco evitando se possível os industrializados. Ingerir de 1,5 a 3 l de líquido ao dia. Colocar alecrim, manjericão, hortelã limão e laranja na jarra de água também é excelente para saúde repondo eletrólitos além de ser uma delícia e refrescante ….

• Sol:

Roupas mais claras e leves que não absorvam muito o calor para não interferir na pressão sanguínea. Exposição solar com consciência: evitando os horários mais quentes do dia; protegendo-se em guarda-sol, chapéus, bonés, viseiras e óculos com proteção solar de preferência. Aplicar o protetor solar pelo menos 30 min antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas se a exposição for por muitas horas;

• Cabelos:

Para evitar que os cabelos ressequem e o couro cabeludo queime, aplicar produtos hidratantes com filtro solar antes e durante a exposição ao sol. Máscaras hidratantes para cabelo e rosto também são bem-vindas

• Corpo:

Gosto muito de água termal para hidratação da pele, pois é antioxidante, hidrante e calmante … inclusive é excelente se usada antes e após a exposição solar. Caso abuse um pouco do sol também pode passar água de coco no corpo além de beber … excelente para repor a hidratação da pele e melhor a ardência.

Cuidados com os ouvidos

Em fevereiro, os foliões já têm compromisso marcado: aproveitar o Carnaval. Durante os dias de festa, exageros são comuns, tais como muitas horas sob o sol e calor, som alto, consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação, esforço intenso da voz e pouco tempo dedicado ao sono. Mesmo assim, é possível se divertir sem perder a energia e o bem-estar. Abaixo, seguem as dicas do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia para cuidar da saúde durante os dias de folia. Confira.

Som alto: A exposição a sons muito altos, como acontece em trios elétricos e blocos, é muito prejudicial. Em curto prazo, causa sensação de pressão nos ouvidos e zumbido. Mas, em longo prazo, pode gerar perda auditiva, já que a exposição prolongada a ruídos altos, no decorrer da vida, tem efeito cumulativo.

Dica: A recomendação é se posicionar a uma distância mínima de 10 metros do equipamento de som e fazer uso de protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos, principalmente para os ritmistas das baterias dos blocos de Carnaval e das escolas de samba.

Pouco tempo de sono: Dormir é o momento reparador do organismo, e a falta dele pode trazer muitos problemas, como falta de memória, ansiedade e até mesmo causar acidentes por causa do cansaço, além de prejudicar o sistema imunológico.

Dica: Cuidar do sono é tão importante quanto a alimentação. Se programe para uma boa noite de descanso, que pode dar ainda mais disposição para os próximos dias de folia.

Disfonia (rouquidão): Em um ambiente com bastante barulho, é comum que elevemos o tom de voz para falarmos. Além disso, muitas horas cantando também força as cordas vocais, causando a disfonia, conhecida como rouquidão.

Dica: Falha na voz ou rouquidão por até uma semana são situações consideradas normais. Neste caso, faça gargarejos com água morna e sal por pelo menos 30 segundos. Também é importante fazer repouso vocal, ou seja, ficar em silêncio, que faz com que a corda vocal desinflame, ajudando a voz a voltar mais rápido. Por fim, tomar muita água e manter-se hidratado ao longo do Carnaval é fundamental.

Com Assessorias

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *