Entre as peças, uma árvore de Natal que conta com 506 tampinhas de metal A obra é produzida por Alfredo Borret, que faz parte do Projeto Ecotampas, que já transformou mais de 50 toneladas de lixo em quadros, mosaicos e souvenirs.
Há ainda quatro painéis feitos pelo artesão e auxiliar de serviços gerais da Comlurb, Nilson Tavares, reutilizando lonas de banners, doadas pela Casa da Empada, e tampinhas plásticas doadas por Alexandre Milagres, da ONG Praia Não é Cinzeiro e Nem Lixeira.
O gari artista Oséias da Matta preparou uma árvore de Natal feita com reaproveitamento das sobras de lonas especiais usadas pelo artista plástico tcheco Jah Kalab em sua mostra “Corte e Construção”, em cartaz na Galeria Movimento, na Gávea. Oséias ainda apresenta uma árvore de Natal feita com o reaproveitamento de guarda-chuvas descartados.
Artistas e artesãos parceiros como Lina Mello , Dirce M. Naves, Conceição Gomes, Bianca Branco mostram guirlandas e enfeites diversos, sempre com viés voltados para a reutilização de peças que iriam para o lixo, o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade.
A exposição pode ser visitada até 10 de janeiro de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Galpão das Artes da Comlurb –Rua Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea (sob o Viaduto Lagoa-Barra, em frente ao Terminal Rodoviário da Gávea). A entrada é gratuita.