Quem nasce em Saquarema, a capital fluminense do surfe, tem grandes chances de se tornar surfista quando crescer. Que o digam os jovens Lucas Chumbo, de 28 anos, e o irmão João Chumbinho, de 23. Filhos de mãe bodyboarder e pai surfista e nascidos em Saquarema, não podia ser diferente: os irmãos se tornaram grandes estrelas do surfe no Brasil e no mundo.
Pegando carona na onda da oitava etapa do Mundial de Surf, que acontece na cidade entre os dias 22 de 30 de junho, o hospital público da cidade resolveu fazer um ensaio fotográfico tendo como protagonistas os bebês recém-nascidos em sua maternidade. Uma explosão de fofura, é claro, com direito a roupinhas coloridas, pranchas infantis e muitas estrelas do mar.
Os registros feitos no Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth (H Lagos), em Saquarema, foram organizados pela Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Para a pasta, o trabalho proporciona mais acolhimento às gestantes e aos bebês internados na unidade, que é considerada referência no atendimento médico-hospitalar na Região dos Lagos, com 54 leitos de internação, sendo 42 destinados à maternidade, sendo 13 de UTI Neonatal e sete de Unidade Semi-Intensiva Neonatal.
Nas maternidades do estado de média e alta complexidades, os atendimentos às gestantes vão além da utilização da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e da Unidade de Cuidados Convencionais. A humanização assume papel importante no conjunto de ações que visam atender às necessidades de ambos na linha de cuidado materno infantil, proporcionando um ambiente mais acolhedor e lúdico”, destacou Rafael Fornerolli, assessor técnico de Humanização da SES-RJ.
Surfista que ‘nasceu de novo’ prestigia mostra na maternidade
A iniciativa inédita chamou a atenção do surfista João Chumbinho, um dos competidores da quarta bateria do torneio mundial que acontece em Saquarema e promessa brasileira nas Olimpíadas Paris 2024. Ele compareceu ao lançamento da exposição fotográfica do hospital para prestigiar a iniciativa.
Aliás, o jovem de 23 anos, nascido em Saquarema em uma família de surfistas, pode dizer que ‘nasceu de novo’. No dia 3 de dezembro de 2023, ele caiu de uma onda em Pipeline, no Havaí, durante uma bateria de treinamentos, bateu com a cabeça no fundo e foi resgatado desacordado e e precisou ser hospitalizado.
Chumbinho só voltou as águas em abril deste ano, como participante convidado do Circuito Mundial de Surfe (WSL). Após escapar da morte, ele busca surpreender e garantir uma medalha para o Brasil em Paris. Com pouco mais de três anos na disputa da elite do surfe mundial, ele conquistou a vaga foi em agosto do ano passado.
Mundial de Surfe em Saquarema e documentário sobre Lucas Chumbo
A Vivo Rio Pro, etapa brasileira do World Surf League (WSL), começou no último dia 22 e segue até o dia 30 de junho em Saquarema. As competições acontecem na Praia de Itaúna e trazem nove surfistas brasileiros, cinco homens e quatro mulheres.
Apesar de não ser um dos competidores, Lucas Chumbo – irmão de João Chumbinho e atual campeão do Gigantes de Nazaré -, está presente no evento, como homenageado. No dia 24, foi exibido um documentário sobre a vida do surfista, Chumbo: Made for Big Wave Surfing, produzido pela Red Bull TV.
Em aproximadamente 40 minutos, os fãs de Chumbo e do surfe brasileiro podem conferir imagens inéditas do dia a dia do atleta, desde momentos que antecedem a chegada da primeira filha, Maitê, agora com 2 anos, até as recentes conquistas. O vídeo também traz as nuances da vida com a mulher, a advogada Monise Alves, e a relação próxima com os amigos, como Pedro Scooby, a família, e especialmente com o irmão João Chumbinho.
Hoje em dia, quando saio de casa, é diferente. Estou pronto para sair de casa, mas estou pronto para voltar a qualquer momento. Só quero estar com eles [filhos e esposa]”, afirma Lucas ‘Chumbo’ Chianca, que passou o dia do aniversário da filha Maitê no Rio Grande do Sul, ajudando vítimas das chuvas.
Surfista salva bebê no Rio Grande do Sul
No dia 5 de maio, os surfistas e ex-BBBs Lucas Chumbo e Pedro Scooby se uniram a outros 10 surfistas de ondas grandes para promover suporte às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O grupo de amigos saiu do Rio de Janeiro com alguns jet skis e seguiu viagem de carro por 20 horas até as regiões afetadas pelas enchentes.
Além de mantimentos, a equipe de esportistas liderada pelos surfistas providenciou jet skis e coletes salva-vidas para auxiliar nos resgate das pessoas ilhadas no estado – todos os surfistas convocados possuem conhecimento em resgate e primeiros socorros. Ao todo, o grupo contribuiu para o salvamento de aproximadamente 200 crianças que estavam isoladas em Porto Alegre, capital gaúcha.
A mobilização dos surfistas chamou a atenção para a força que o esporte tem para unir esforços e a importância da preparação e capacitação das pessoas – não apenas esportistas – para lidar com situações de emergência e desastres. Chumbo já era conhecido por seu engajamento em ações sociais e ação a ação no Rio Grande do Sul, iniciou sua própria campanha para ajudar as vítimas das chuvas.
Durante os resgates, a esposa de Lucas Chumbo usou as redes sociais para dividir com o público uma imagem emocionante do surfista. Em seu Instagram oficial, a advogada Monise Alves publicou uma foto do marido sorridente após conseguir resgatar um bebê. “Ele saiu de casa só com a roupa do corpo, uma roupa de borracha e a vontade de ajudar”, disse ela.
Surfista de Saquarema começou nas ondas aos 3 anos
Nascido em Cabo Frio, mas local de Saquarema, Lucas começou a surfar com apenas três anos, quando ainda usava boinha, incentivado pela mãe bodyboarder e o pai, um surfista apaixonado. Aos 5 anos já competia em Saquarema, e aos 8 no circuito carioca. Aos 14, Chumbinho já estava no brasileiro, Pro Junior e outras competições que poderiam projetá-lo para o mundial.
Mas Lucas enfrentava um grande problema: não se dava bem em ondas pequenas. Quando o mar baixava, ao invés de agradecer como alguns dos colegas, ele ficava irritado e acabava perdendo. Ali, ele já dava indícios do que aconteceria com sua carreira. Mas foi só em 2015 que Lucas surfou pela primeira vez em Jaws, no Havaí, onde descobriu sua verdadeira paixão.
Assim, Lucas começou sua carreira de surfista de ondas grandes e ganhou o título de Melhor Performance no Big Wave Awards, a premiação mais importante da modalidade; além de cinco vezes campeão mundial em Nazaré; uma vez na remada 2017/18; quatro vezes tow in team e três vezes melhor performance no Nazaré Contest.
Treinado por Carlos Burle, conhecido campeão mundial em ondas gigantes, Lucas Chumbo quer ir ainda mais longe. Burle tem a grande ambição de torná-lo um GOAT – Greatest Of All Times – o Melhor de Todos os Tempos. Para ele, isso é um sonho futuro, por enquanto, ele só tem que se preocupar com ‘Expectativa baixa, objetivo alto e trabalho constante’.
Fonte: SES-RJ e Vivo Rio Pro