Ser criança é pulsar vida, pureza e força. No Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado na Zona Sudoeste da capital fluminense, a pequena Manuela se recupera da leucemia e logo poderá vibrar a alegria da juventude.  A paciente chegou ao HEC em agosto de 2024 com diagnóstico de leucemia linfoide aguda, mas prontamente iniciou o tratamento. Permaneceu internada por um longo período, e, hoje, aos 12 anos, alcançou a remissão.
O tratamento oncológico é uma montanha-russa de sentimentos. Primeiro, recebemos um diagnóstico que assusta, o da leucemia. E então, avançamos até  a notícia de que não havia mais células cancerígenas no organismo dela. Foi maravilhoso! Durante todo o percurso do tratamento, incentivamos a Manu, para viver um dia de cada vez, e levar o tratamento com mais leveza. Isso fez toda diferença”, conta sua mãe, Karina de Paula, destaca o acolhimento que teve no Hospital, e transmite sua esperança.
A médica responsável pelo setor de oncologia do HEC, Patricia Moura, destaca a pureza de Manuela e a esperança que sempre a acompanhou durante o tratamento.
Ela é uma criança cheia de vida. Em alguns momentos, tivemos desafios para melhorar seu estado de saúde, mas ela e sua família sempre trouxeram esperança e leveza. A notícia da sua remissão foi muito grata, nos dá força de continuar”, conta Patrícia Moura.
Por se tratar de uma doença grave, Manuela iniciou o tratamento e permaneceu internada por um longo período nos primeiros meses. Atualmente, passa bem, está estável e em remissão da doença. Na fase atual do tratamento, para se manter em remissão, que intercala períodos de quimioterapia oral com pequenas internações.

Hospital da Criança é referência pelo SUS no Rio

Inaugurado há mais de 12 anos, Hospital Estadual da Criança é referência em pediatria da rede pública no estado e atende pacientes de até 19 anos. A unidade oferece atendimento a pacientes encaminhados das unidades básicas e clínicas da família pelo Sistema Estadual de Regulação (SER).

Localizado na Vila Valqueire, Zona Sudoeste da capital fluminense, o Hospital conta com 57 quartos individuais, 10 de UTI neonatal, 10 de UTI Pediátrica, cinco poltronas de quimioterapia, cinco consultórios, uma oficina de prótese, um consultório odontológico, quatro salas de cirurgia e quatro leitos de RPA (repouso pós-anestésico).
Além disso, realiza os exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, raios-x, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional. E presta apoio psicológico, pedagógico e social aos pacientes e familiares.

Leia mais

Leucemia: células-tronco do próprio paciente podem salvar sua vida
Remédio para HIV poderia eliminar vírus que causa leucemia
Personagem de ‘Vale Tudo’ tem leucemia mieloide: entenda

‘Pequenos heróis’ encantam UTI Neonatal do Hospital Estadual Azevedo Lima

Às vésperas do Dia das Crianças, recém- nascidos ganharam fantasias e participaram de sessão de fotos especial

A fofura invadiu a UTI Neonatal do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) esta semana. Às vésperas do Dia das Crianças, os recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, em Niterói, ganharam capas, máscaras e um carinho especial da equipe. A edição de outubro do Projeto Pequenos Encantos transformou o ambiente hospitalar em um verdadeiro cenário de filme com super-heróis mirins.

Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha e outros personagens ganharam vida na sessão de fotos em que a superação e a delicadeza que registrou momentos de alegria e emoção entre famílias e profissionais de saúde. Além de levar leveza aos dias de internação, a iniciativa simboliza a coragem e a superação dos pequenos que enfrentam grandes desafios desde os primeiros dias de vida.

Entre as mães emocionadas estava Regiane Cândido , de 36 anos, que acompanhava o primeiro filho, o pequeno Theo. “Ele ficou lindo, foi uma grande surpresa. Vou guardar a fantasia dele para mostrar quando ele crescer. Vai ser uma linda recordação”, comentou a a moradora do bairro Atalaia.

O Projeto Pequenos Encantos promove mensalmente o ‘mêsversário’ dos bebês internados na unidade.  A idealização e a produção das fantasias são feitas pela coordenadora de Psicologia, Ediléa Oliveira, que vê na ação uma forma de humanizar os cuidados e fortalecer o vínculo entre profissionais, famílias e pacientes.

Os bebês da UTI Neonatal passam por vários processos de superação a cada dia e por isso o tema deste mês foi o dos super-heróis, que representa bem essa força que vemos neles diariamente”, explicou Ediléa.

UPAs estaduais também celebram o Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) celebra a vida e a recuperação dos pequenos acompanhados por médicos de todo o estado. A semana que antecedeu a data foi marcada por cenas de carinho, alegria e acolhimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob gestão da SES-RJ. Diversas unidades realizaram atividades em homenagem aos pequenos, promovendo um ambiente mais leve e humanizado, mesmo em cenários de urgência e emergência.

Na UPA Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, o técnico de radiologia Ulisses Nascimento Cunha, vestido de Capitão América, percorreu os corredores distribuindo brinquedos para as crianças que aguardavam atendimento, faziam medicação ou estavam em observação. Pelos registros, certamente esse herói repetiria “eu posso fazer isso o dia todo”, famosa frase do personagem.

Todo ano procuramos fazer algo na unidade. A ideia dessa iniciativa foi trazer um dia diferente, humanizado às crianças”, contou o responsável técnico na Enfermagem da UPA Engenho Novo, Leonardo Fornerolli.

Já na Região dos Lagos, a UPA Pediátrica São Pedro da Aldeia, referência no atendimento infantil, também organizou uma programação especial para celebrar a data. A unidade levou alegria não apenas aos pequenos pacientes da emergência e aos que estavam internados, mas também aos filhos dos colaboradores.

“Geralmente, no Dia das Crianças, os funcionários acabam não conseguindo estar com seus filhos, então, este ano, nós inovamos. Tivemos diversão tanto para pacientes internados e da emergência, quanto para os filhos dos nossos colaboradores”, diz a diretora administrativa e de recursos humanos da unidade, Elziane Ribeiro.

A manhã festiva contou com palhaçaria, decoração temática, pintura com o livrinho UPA Goods, além de distribuição de lanches, algodão-doce e diversos brindes. A proposta foi transformar o cotidiano da unidade em um espaço de riso, brincadeira e acolhimento.

Presença de cães terapeutas anima pacientes e familiares no Into

Programação especial contou com música, teatro e visitas de cães terapeutas

Também no Rio de Janeiro, a alegria tomou conta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) na última quinta-feira (09/10). Mais de cem crianças — entre pacientes em tratamento e filhos de colaboradores — participaram de uma tarde especial em comemoração ao Dia das Crianças, com direito a música, teatro de fantoches, lanche, visita de cães terapeutas e distribuição de presentes.

A iniciativa, promovida pelo Serviço de Voluntariado do INTO, teve como objetivo proporcionar momentos de descontração e alegria para as crianças em tratamento, contribuindo para o bem-estar emocional e a humanização do ambiente hospitalar.

O hospital deixa de ser um lugar apenas para tratar uma doença, e passa a ser um espaço para cuidar do paciente de forma integral”, destaca Viviane Carius, enfermeira responsável pelo Serviço de Voluntariado do Instituto.

Entre as atrações mais esperadas estava a chegada dos pets — shih-tzu, yorkshire, golden retriever e outros — que fizeram sucesso entre os pequenos. A visita foi resultado da parceria entre o Voluntariado do INTO e o projeto TEAcolhe, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que realiza ações de terapia assistida com animais em escolas, clínicas e hospitais.

Mas não foram apenas os cães que arrancaram sorrisos. Um “dinossauro” também apareceu para animar a criançada, uma das surpresas preparadas pela Trupe dos Atrupalhados, grupo de palhaços voluntários que levou muita alegria e gargalhadas aos corredores do auditório do Instituto.

Para os pais, a festa representou um respiro no meio da rotina de consultas e tratamentos. Emanoelly Cardoso, mãe da pequena Eloá, de 4 anos — em tratamento no INTO desde os seis meses de idade para correção do pé torto congênito —, destacou a importância do evento.

Eu acho legal porque é uma distração. Não fica só aquela rotina de consulta, médico e exame. Também tem um momento de alegria para elas”, contou.

Leia ainda
Personagens de ‘Divertida Mente’ visitam crianças em hospital
Zé Gotinha visita crianças internadas em hospital público do Rio
Coelhinho da Páscoa faz a festa de crianças internadas no SUS
Crianças com HIV recebem festa de natal em hospital de Niterói

Hospital do Pará festeja com presentes, personagens infantis e plantio de mudas

Pacientes participam de uma série de atividades para comemorar o Dia das Crianças, neste domingo (12), com a parceria de voluntários

A equipe de nutrição do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, ganhou, na sexta-feira (10), um super reforço no preparo dos alimentos. Crianças internadas na clínica pediátrica da unidade desceram até o refeitório para preparar eles mesmos um lanche saudável.

Os pequenos pacientes meteram a mão na massa, sempre supervisionados pelos profissionais do HRBA, e prepararam deliciosos pães de batata doce. A atividade foi realizada em alusão ao Dia das Crianças, comemorado neste domingo (12), e objetivou proporcionar um momento descontraído.

Depois que os pãezinhos ficaram prontos, as crianças puderam comer os alimentos que ajudaram a preparar e ainda ganharam certificados pela participação. Um dos chefs mirins foi o João Lucas Sales, de 3 anos, internado no HRBA desde o fim do setembro passado. Mas, segundo a avó, Alexandrina Fernandes Moura, ele estava mais preocupado era com a hora do lanche mesmo.

Ele quebrou os ovos, ajudou os coleguinhas, mas estava mais animado mesmo com a hora de comer. Ele gosta de vir para cá, sair do quarto, foi muito bom. Também já ganhou brinquedos de presente”, contou ela.

Além da atividade culinária, o HRBA promoveu várias ações para os pequenos pacientes durante a Semana da Criança. O Comitê de Sustentabilidade da unidade realizou uma ação no jardim do hospital, onde as crianças puderam ajudar no plantio de mudas de árvores, supervisionadas pela equipe de apoio do hospital.

Em parceria com voluntários, as crianças internadas também ganharam presentes, através do projeto Amigo dos Anjos de Deus e do curso de medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Outra atividade foi a visita das recreadoras do grupo “DiverTias”, que levou animação e diversão aos pacientes, além de livros de colorir e massinhas para que eles pudessem brincar.

Fizemos uma campanha para arrecadas alguns kits e viemos para trazer esse momento de alegria. Esse contato é muito importante para nós. Trouxemos fantoches, brincadeiras e livrinhos para que eles não fiquem só no celular. É emocionante. Só de vê-los sorrindo, tendo essa troca com a gente, saímos daqui com o coração cheio de gratidão”, afirmou a recreadora, Ana Paula Lopes.

Na última quinta-feira (9), a visita foi em dose dupla. A clínica pediátrica recebeu um grupo de jovens voluntários, que levaram músicas religiosaspara as crianças e os familiares presentes. O estudante Thiago Dantas, que se transforma no Dr. Palhaço durante as ações, afirmou se sentir muito feliz em poder conhecer e brincar com os pequenos.

É uma sensação inexplicável. A gente fala que a melhor recompensa são os sorrisos das crianças e poder estar aqui, quebrando a rotina delas, deixando a esperança e a felicidade com elas, é muito gratificante”.

Mas quem também esteve por lá foi o personagem infantil “Stich”, em uma versão gigante. Um artista vestiu a fantasia inflável e fez a alegria dos pequenos, levando abraços, presentes e muita esperança. “Eu vim visitar as crianças e foi maravilhoso. Conhecer os pequenos aqui do Hospital foi ótimo. Obrigado a todos que nos receberam aqui”, destacou o artista, que não quis ter a identidade revelada.

Anthony Guilherme Leal, de 7 anos, participou de todas as atividades e gostou muito da programação. “Foi bom. Eu gostei dos presentes, ganhei um trator e uma caçamba”. Para a mãe dele, Maria Eliene Leal Mota, ver a felicidade do filho é o mais importante. “Foi bem legal ver ele interagindo. No início, achei que ele não poderia brincar mais com outras crianças, mas fiquei muito feliz. O Anthony é alegre e ele que está me dando força para tudo isso”, disse ela.

Para nós, o Dia das Crianças é mais que uma data comemorativa. Vem para externar e personificar tudo o que a gente entende dentro do processo de cuidado com humanização. São ações para envolver esses pacientes para que a gente consiga acolher, educar e fazer com que a criatividade dos pequenos esteja sempre em movimento. Para nós é muito importante, porque faz com que o período de internação seja mais ameno e humanizado”, concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *