Covid-19 : laboratório aponta alta de 26,6% em testes positivos

Aumento de casos pode estar relacionado com o surgimento da subvariante Ômicron BQ.1, responsável por crescimento da Covid-19 na Europa

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

No Rio de janeiro, o Grupo Pardini/Centro de Medicina Pardini registrou taxa de positividade de 42,3% na última semana (30 de outubro a 5 de novembro – semana epidemiológica 44), aumento de 26,6 % no número de testes positivos, em relação à semana anterior. A demanda pelo exame RT-PCR também cresceu 30% na semana anterior.

O aumento de casos pode estar relacionado com o surgimento da subvariante Ômicron BQ.1, já que a sublinhagem está associada ao aumento recente de casos de Covid19 na Europa.

De acordo com a Infectologista da rede de laboratórios, Melissa Valentini, a variante Ômicron e suas subvariantes são as mais frequentes dentre os vírus da Covid19. Elas são mais transmissíveis e podem sofrer mutações resistentes contra as vacinas e imunidade por infecções anteriores, por isso, podemos ter picos com aumento no número de casos.

“O número de internações e óbitos continuam baixos. Aparentemente, como previsto, a Covid19 chega segue sua evolução natural de se tornar um vírus permanente, mais transmissível, entretanto, menos grave, menos letal.”, disse a médica.

Para as pessoas com sintomas respiratórios, as recomendações continuam as mesmas. “É preciso que se testem para que possam fazer o diagnóstico diferencial de outras doenças respiratórias e usem máscara de acordo com a recomendação. Hoje a maioria dos protocolos não exige o isolamento e se pode trabalhar depois de 4 dias de infecção, usando máscara”, destaca.

A infectologista Melissa Valentini lembra também que, temos neste momento, a circulação de vários vírus respiratórios, por isso a importância da testagem para um diagnóstico preciso e notificação das autoridades para monitoramento e vigilância.

Leia mais

Nova onda de covid-19 deixa Estado do Rio em alerta
Covid-19 matou mais de 4,5 mil profissionais de saúde no Brasil
‘Pandemônio: Diário da quarentena de um sobrevivente à Covid-19’
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!