O ranking dos melhores hospitais do mundo para 2026, produzido pela revista americana Newsweek, em parceria com a empresa de pesquisa global Statista, reconheceu 22 instituições brasileiras — seis públicas e 16 privadas — que se destacam em especialidades médicas de excelência, como cardiologia, oncologia e neurologia.
Os hospitais públicos brasileiros que integram a lista são Instituto do Coração (InCor), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), Hospital São Paulo – Unifesp e Hospital das Clínicas da Unicamp, todos no Estado de São Paulo.
Já o Graac – Instituto de Oncologia Pediátrica, embora não seja público, oferece tratamento de qualidade e gratuito a crianças e adolescentes com câncer. Também em São Paulo, a instituição privada e filantrópica, sem fins lucrativos, é sustentada por doações e parcerias com o governo, empresas e indivíduos.
Na área de cardiologia, o ranking é liderado entre os brasileiros pelo Instituto do Coração (InCor), hospital público ligado ao complexo do Hospital das Clínicas da USP, que aparece em 12º lugar no ranking mundial, e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (46º lugar).
Já na neurologia, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo ocupa a 32ª posição mundial, seguido de perto pelos hospitais privados Albert Einstein (36º) e pelo Sírio-Libanês (43º), classificados entre os mais caros do país e voltados para atendimento ao público classe A.
O Hospital Israelita Albert Einstein ocupa o 8º lugar mundial em gastroenterologia e o 16º em cardiologia, e o Sírio-Libanês posiciona-se como o 15º lugar em urologia e 43º em cardiologia, segundo a nova edição do World’s Best Specialized Hospitals. O Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio, é o único representante fluminense na prestigiada lista da revista Newsweek.

Entenda os critérios considerados no ranking
Divulgado nesta quarta-feira (10), o ranking internacional da Newsweek, conduzido em parceria com a consultoria Statista Inc., é realizado há seis anos com o objetivo de identificar os melhores hospitais do mundo em 13 áreas médicas.
A lista inclui hospitais de referência como a Cleveland Clinic, o Johns Hopkins Hospital, a Mayo Clinic-Rochester, o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, todos nos Estados Unidos, e Hospital for Sick Children do Canadá.
A análise do World’s Best Specialized Hospitals 2026 tem como base uma pesquisa global conduzida entre maio e julho de 202 e se sustenta em três pilares:
- recomendações de milhares de profissionais de saúde ao redor do mundo,
- dados de acreditações internacionais e
- implementação de medidas de resultados reportados pelos pacientes (PROMs – Patient Reported Outcome Measures), consideradas padrão de ouro em avaliação de desfechos clínicos.
Leia mais
Conheça os 115 melhores hospitais do Brasil em 2025
Por que hospitais brasileiros estão entre os melhores do mundo?
Conheça os 11 hospitais públicos do RJ com UTIs de excelência
Einstein é o melhor hospital da América Latina e está entre os primeiros do mundo em sete especialidades médicas
Organização foi considerada líder em Oncologia, Gastroenterologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pneumologia, Endocrinologia e Ginecologia e Obstetrícia
O Einstein Hospital Israelita foi reconhecido como o melhor da América Latina e um dos principais centros médicos do mundo em sete especialidades, segundo a nova edição do ranking World’s Best Specialized Hospitals, publicado pela Newsweek.
A lista consolida o Einstein como referência internacional em excelência clínica, posicionando o hospital como líder latino-americano nas áreas de Oncologia, Gastroenterologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pneumologia, Endocrinologia e Ginecologia e Obstetrícia. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, a organização é destaque pelo desenvolvimento e pela adoção de tecnologias inteligentes, conquistando novamente o selo World’s Best Smart Hospitals.
Neste ano, o Einstein subiu posições no ranking global em 12 das 13 especialidades avaliadas, na comparação com a edição passada. Além disso, figura entre os 10 melhores hospitais do mundo em gastroenterologia e entre os 20 melhores do mundo em oncologia, cardiologia e neurocirurgia. No início do ano, o Einstein já tinha sido eleito o 22º melhor hospital do mundo e o melhor da América Latina no ranking geral da Newsweek, o World’s Best Hospitals 2025.
Einstein no Top 20 global: especialidades médicas em destaque
Na oitava posição do ranking mundial da Newsweek, a Gastroenterologia do Einstein se destaca pelos programas estruturados para o tratamento de condições de alta complexidade, como Obesidade, Doença Inflamatória Intestinal, Doenças Colorretais e Distúrbios do Assoalho Pélvico, com enfoque multidisciplinar e centrado no paciente. A incorporação de tecnologias avançadas, como a cirurgia robótica, somada a protocolos clínicos baseados em evidências e à atuação como centro de referência em treinamento, posiciona o Einstein como líder na área.
Considerada a 16ª melhor do mundo, a Cardiologia do Einstein reúne polos de excelência em saúde cardiovascular, como o Centro de Intervenção Cardíaca Complexa, o Centro de Diagnóstico Cardiopulmonar, o Centro de Arritmia, o Centro de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca Pediátrica, além dos serviços de Insuficiência Cardíaca Avançada e Transplante Cardíaco.
No ano passado, tornou-se o primeiro hospital brasileiro a receber a dupla acreditação do American College of Cardiology (ACC) para Centro de Dor Torácica e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Centro de Insuficiência Cardíaca. A pesquisa científica também é prioridade – neste ano, o estudo NEO-MINDSET, sobre interrupção precoce da aspirina após infarto, foi escolhido para apresentação em plenária no Congresso Europeu de Cardiologia e publicado no New England Journal of Medicine, uma das publicações científicas mais influentes do mundo.
Já a Oncologia do Einstein, que subiu para a 17ª colocação da lista global, é reconhecida pelo acompanhamento completo e humanizado, proporcionado uma jornada de cuidado acolhedora para apoiar pacientes e familiares desde o diagnóstico.
O modelo de atendimento é multidisciplinar, contemplando oncologia clínica, pediátrica e geriátrica e as mais diversas estratégias terapêuticas, incluindo quimioterapia e imunoterapia, cirurgia convencional e robótica, medicina intervencionista, radioterapia e teranóstica. A área também se destaca pelas pesquisas clínicas, sendo um dos primeiros centros a implementar as terapias celulares CAR-T e NK no Brasil.
O Einstein é referência, ainda, em Neurocirurgia e Neurologia, nas quais figura, respectivamente, na 19ª e na 36ª posições dentre os melhores do mundo. Centros altamente especializados atendem a uma vasta gama de condições neurológicas complexas, incluindo Distúrbios do Movimento, Memória e Cognição, Doenças Cerebrovasculares e Doenças Desmielinizantes e Autoimunes.
A incorporação recente de tecnologias inovadoras como o HIFU (Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade), para o tratamento de Tremor Essencial e Parkinson, e a utilização de ressonância magnética com inteligência artificial para análises volumétricas cerebrais diferenciam o Einstein na especialidade dentro da América Latina.
Confira as colocações do Einstein nos rankings de 2026 da Newsweek:
World’s Best Specialized Hospitals 2026
- Gastroenterologia: 1ª na América Latina e 8ª no mundo.
- Cardiologia: 2ª na América Latina e 16ª no mundo.
- Oncologia: 1ª na América Latina e 17ª no mundo.
- Neurocirurgia: 1ª na América Latina e 19ª no mundo.
- Ginecologia e Obstetrícia: 1ª na América Latina e 25ª no mundo.
- Ortopedia: 1ª na América Latina e 28ª no mundo.
- Neurologia: 2ª na América Latina e 36ª no mundo.
- Cirurgia Cardíaca: 2ª na América Latina e 42ª no mundo.
- Pneumologia: 1ª na América Latina e 46ª no mundo.
- Urologia: 2ª na América Latina e 54ª no mundo.
- Endocrinologia: 1ª na América Latina e 59ª no mundo.
- Pediatria: 3ª na América Latina e 63 no mundo.
Sírio-Libanês é destaque em especialidades médicas pelo 6º ano consecutivo
Hospital é líder da América Latina em Urologia e 19º melhor do mundo em Oncologia e está presente em todas as 12 especialidades avaliadas no World’s Best Specialized Hospitals 2026

Pelo sexto ano consecutivo, o Sírio-Libanês figura entre os melhores hospitais do mundo nos rankings internacionais elaborados pela revista Newsweek em parceria com a Statista. A instituição se destacou no World’s Best Specialized Hospitals 2026, estando presente em todas as 12 especialidades avaliadas. Por integrar o ranking desde a primeira edição, em 2021, o Hospital Sírio-Libanês recebeu o selo de “All-Time Champion”.
Entre as áreas de destaque, o Sírio-Libanês é líder da América Latina em Urologia (15º no ranking geral), é o 19º melhor hospital do mundo em Oncologia e 30o em Ginecologia. O hospital cresceu em praticamente todas as posições avaliadas nas demais especialidades, como Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e Pneumologia.
Além de suas unidades em São Paulo e Brasília, a instituição está presente em todo o país por meio de projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), coordenado pelo Ministério da Saúde, e da gestão de unidades públicas em São Paulo, via Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
No campo do ensino, a Faculdade Sírio-Libanês consolida-se como referência em formação e pesquisa, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, residência médica e multiprofissional, além de cursos de especialização presenciais e a distância.
Moinhos de Vento entre os melhores e mais tecnológicos hospitais do mundo
Reconhecida pela excelência clínica, inovação e humanização no cuidado, a instituição reafirma seu protagonismo no cenário nacional e internacional da saúde

Sediado em Porto Alegre (RS), o Hospital Moinhos de Vento foi reconhecido pela revista Newsweek, em parceria com a empresa global de pesquisas Statista, como um dos melhores hospitais do Brasil, sendo referência internacional e líder no Sul do país nos rankings World’s Best Specialized Hospitals 2026 e World’s Best Smart Hospitals 2026.
Na avaliação por especialidades, a instituição alcançou posições de destaque no cenário brasileiro, ficando em 4º lugar em Gastroenterologia, 7º lugar em Oncologia, 6º lugar em Neurologia, 6º lugar em Neurocirurgia e 10º lugar em Cardiologia. Além disso, no ranking World’s Best Smart Hospitals 2026, que reconhece as instituições que melhor utilizam tecnologia de ponta para transformar o cuidado, a instituição foi classificada como o 4º melhor hospital inteligente do Brasil.
O hospital gaúcho se consolida como referência nacional e internacional em especialidades médicas como cardiologia, oncologia, neurologia, neurocirurgia e gastroenterologia. Paralelamente, investe continuamente em pesquisa, educação médica e desenvolvimento tecnológico, reforçando sua posição de destaque no cenário da saúde e sua vocação de oferecer cuidado de excelência aliado à inovação.
Pequeno Príncipe no topo mundial da pediatria mantendo 74% de atendimentos pelo SUS
Pela quinta vez consecutiva, o Pequeno Príncipe lidera como hospital exclusivamente pediátrico da América Latina e integra o ranking mundial da Newsweek
Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe subiu oito posições mo recém-divulgado World’s Best Specialized Hospitals 2026, da revista norte-americana Newsweek, e alcançou a 70.ª colocação entre os 250 melhores hospitais para pediatria do mundo. É, pelo quinto ano consecutivo, o único exclusivamente pediátrico da América Latina e o único hospital da Região Sul do Brasil presente na lista.
Entre os 250 melhores hospitais do mundo para pediatria, a instituição brasileira conquistou a 70.ª posição em 2026, subindo de 78.º em 2025, , após uma trajetória de crescimento constante, iniciada em 112.º em 2021, passando por 87.º em 2022, 80.º em 2023 e 78.º em 2024.
Consolidado como o quarto hospital brasileiro mais bem posicionado, segue atrás apenas de grandes centros como A.C. Camargo, Sírio-Libanês e Einstein. É o primeiro exclusivamente pediátrico, único fora de São Paulo, e o único do Sul entre os melhores do mundo para pediatria.
O impacto social e científico do Pequeno Príncipe se revela em números expressivos. Em 2024, mais de 106 mil crianças e adolescentes foram atendidos, sendo 74% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo período, a instituição realizou 21.634 internamentos, 259.493 atendimentos ambulatoriais, 105.571 atendimentos de emergência, 20.244 cirurgias, 1.089.163 exames e 293 transplantes.
Além disso, capacitou mais de 2.200 estudantes e contribuiu para a ciência com 74 artigos publicados. O Pequeno Príncipe atua em sinergia com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe, fortalecendo a integração entre assistência, educação e pesquisa.
Pessoas que inspiram
Mais do que números, o reconhecimento internacional ganha vida quando se olha para trajetórias transformadas. Amanda Zaramela, que aos 9 anos encontrou no Hospital Pequeno Príncipe não apenas tratamento médico, mas também oficinas de arte e contação de histórias, descobriu ali o amor pelo teatro e pela educação artística.
Maria Eduarda Woinarovicz, diagnosticada ainda bebê com uma mutação genética, superou o câncer e hoje, com 18 anos, estuda Psicologia e conquistou uma bolsa de iniciação científica para integrar a equipe de pesquisadores da instituição que a acolheu como paciente.
Alena Eudoxie, de 8 anos, vinda da Guiana Inglesa, enfrentou a leucemia e realizou um transplante de medula óssea no Hospital, sendo amparada por equipes multiprofissionais e pela Casa de Apoio, até receber alta e renovar seus sonhos de infância. São histórias que materializam o impacto de um hospital que combina assistência em saúde, ciência, humanização e esperança.
Veja a lista completa dos hospitais brasileiros reconhecidos:
Região Sudeste
- Hospital Pró-Cardíaco – Rio de Janeiro (RJ)
- Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo (SP)
- Hospital Sírio-Libanês – São Paulo (SP)
- Instituto do Coração (InCor) – São Paulo (SP)
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo (SP)
- Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – São Paulo (SP)
- Hospital São Paulo – Unifesp – São Paulo (SP)
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo (SP)
- BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – São Paulo (SP)
- A.C. Camargo Cancer Center – São Paulo (SP)
- Graac – Instituto de Oncologia Pediátrica – São Paulo (SP)
- HCor – Hospital do Coração – São Paulo (SP)
- Hospital Infantil Sabará – São Paulo (SP)
- Hospital São Luiz Itaim – São Paulo (SP)
- Hospital e Maternidade Santa Joana – São Paulo (SP)
- Hospital e Maternidade Sepaco – São Paulo (SP)
- Pro Matre Paulista – São Paulo (SP)
- Hospital das Clínicas da Unicamp – Campinas (SP)
- Mater Dei Hospital Santo Agostinho – Belo Horizonte (MG)
Região Sul
- Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre (RS)
- Hospital Infantil Pequeno Príncipe – Curitiba (PR)
Os rankings World’s Best Specialized Hospitals e World’s Best Smart Hospitals estão publicados no site da Newsweek e serão destacados na edição impressa da revista em 26 de setembro.
Com Assessorias




