Quem tem filhos sabe que o período das férias escolares das crianças é um desafio, principalmente para os pais que continuam trabalhando e precisam garantir o entretenimento dos filhos. Na falta de tempo e com a rotina agitada, muitos adultos recorrem à utilização de celulares, computadores e televisões para manter os pequenos ocupados.

Com o recesso nas escolas, as crianças têm um maior tempo em casa com seus familiares, entretanto, muitos pais não estão integralmente disponíveis devido ao trabalho, sendo um desafio entreter a criançada. E com o início do ano, os pais voltam à rotina laboral, realizam matrículas dos filhos e buscam materiais escolares, que influenciam no tempo livre dos filhos.

De acordo com a pesquisa realizada pela OMO, marca do segmento de limpeza, brincar é fundamental para o aprendizado das crianças, 98% dos pais concordam que as brincadeiras permitem que as crianças se tornem adultos melhores e 94% deles estão certos de que, sem oportunidades para se divertir, a aprendizagem pode ser prejudicada.

Crianças têm muita energia para gastar. Durante o ano letivo, elas têm a escola e as atividades para focarem, o que demanda essa energia. Entretanto, nas férias, elas tendem a ficar em casa, acumulando essa carga o que pode deixá-las ansiosas e hiperativas. Como pai, vejo as colônias de férias uma forma de manter meu filho entretido, se divertindo, aprendendo coisas novas e descobrindo novos gostos”, diz Yuri Beltramin, Mestre/Head de Marketing da Happy.

Leia mais

Colônia de férias: quais os benefícios para crianças e adolescentes?
Colônias de férias gratuitas: veja onde aproveitar no Estado do Rio
Mais brincadeiras, menos telas: 5 dicas para as férias escolares

Uma boa opção são as colônias de férias

Nesse período de férias, é importante manter as crianças e adolescentes entretidas e, uma boa opção é a colônia de férias que permite uma rotina divertida e de aprendizado, com atividades extracurriculares livres no qual os pais podem matricular seus filhos durante o recesso escolar.

Estimular o contato com outras áreas de atuação e atividades diferentes para o desenvolvimento das crianças é muito importante por promover o contato com outras pessoas fora do âmbito familiar, como colegas de escola e professores. Com isso, a criança e o adolescente desenvolvem muitas outras habilidades como, o senso de coletividade, criatividade e inovação”, explica Maryangela Sanchez, comandante e gestora da Happy Maringá

Segundo ela, essa socialização fará com que eles trabalhem melhor a comunicação e a expressão de suas ideias e, essas são habilidades que elas podem desenvolver através de experiências que envolvem o brincar.

A principal vantagem das colônias de férias é o fato de toda a programação ter um objetivo prático e ser planejada por especialistas, onde as atividades devem fazer sentido para o desenvolvimento da criança, mesmo que de forma lúdica é um benefício tanto para a família quanto para a criança, pois, ela está em um local seguro, aprendendo e se divertindo enquanto os pais estão trabalhando.

Não esquecer o hábito do estudo nas férias

Os pais e/ou responsáveis têm um papel fundamental na trajetória educacional das crianças, são eles que irão encorajá-las nos novos desafios e ampará-las. Por isso, é muito importante ter tempo para se divertir e descansar nas férias. Contudo, reservar um tempo para os estudos nesse período pode ser muito significativo para o rendimento da criança e do adolescente e, também, para estimular o raciocínio.

O hábito do estudo diário traz muitos benefícios, sendo alguns deles o desenvolvimento da criatividade, da responsabilidade, do comprometimento, da perseverança, da organização, bem como, do estímulo às atividades cerebrais. Logo, manter os estudos durante as férias pode ser uma excelente maneira de desenvolver esse hábito e garantir benefícios para toda a vida”, finaliza Maryangela Sanchez, comandante e Gestora da Happy Maringá.

5 dicas de como conciliar o tempo quando os filhos estiverem de férias e em casa

A especialista separou 5 dicas de como os pais podem conciliar o tempo quando os filhos estiverem de férias e em casa:

  1. Realize atividades em conjunto: Tirar um tempo durante o dia para estar com o filho (a) é importante para que ele saiba que você se importa. Pode ser em atividades pequenas como, por exemplo, tomar café da manhã junto, lavar o carro ou cozinhar;

  2. Estipular horários: Ter horários é importante para desenvolver uma rotina e manter a criança ativa, durante esse período é importante entender que temos responsabilidades e é necessário manter horários fixos, entre eles, para os estudos para que não “esqueça” o aprendizado ao longo do ano e estimular o cérebro, acordar, dormir e comer;

  3. Estipular uma meta: criar uma meta no qual os pais e o filho precisam alcançar juntos, como ler um livro e debatê-lo depois, estabelece um vínculo maior, e a criança se entretém;

  4. Descanso: O descanso permite que a criança recarregue as energias e ter horário para dormir e acordar cria um senso de responsabilidade;

  5. Incentive a desenvolver habilidades: Férias é um período ideal para descobrir o que as crianças e adolescentes gostam de fazer. Converse e crie ideias para desenvolver desafios, pode ser desde cozinhar um prato a jogar um game.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *