As tão esperadas férias escolares são o momento perfeito para descansar, recarregar as energias e se recompor para o próximo ano letivo. Especialistas afirmam que a atividade cerebral se reorganiza nos períodos de descanso, mas muitos pais se preocupam com uma possível perda dos conhecimentos adquiridos durante o ano pelas crianças.
As férias escolares são um momento aguardado pelas crianças e adolescentes para descansar, relaxar e se divertir. No entanto, mesmo longe da sala de aula, o aprendizado pode continuar de forma natural e prazerosa.
Para Luciana Teixeira, diretora de Conteúdo Pedagógico do COC, transformar o tempo livre em uma oportunidade de aprendizado leve e interativo pode trazer grandes benefícios para as crianças.
É nesse período que elas podem explorar interesses pessoais, experimentar novos formatos de aprendizado e se conectar com a família de uma maneira especial. Acreditamos que o aprendizado vai além da sala de aula e que momentos como esses são fundamentais para a formação integral dos alunos, ajudando-os a desenvolver curiosidade, autonomia e senso crítico”, diz.
Manter uma rotina de atividades com as crianças, sem rigidez
Várias atividades combinam diversão, desenvolvimento e conexão entre as famílias. Essas sugestões buscam aproveitar ao máximo esse tempo livre, estimulando a curiosidade e o crescimento dos pequenos de uma maneira descontraída e envolvente.
É recomendado manter uma rotina de atividades com as crianças, mas sem a rigidez do período escolar. Crianças são seres em pleno desenvolvimento, então atividades que estimulem o cérebro são importantes para manter habilidades cognitivas e melhorar o desempenho da memória, atenção e raciocínio lógico”, diz o psicólogo Edson Gomes, que atua na rede Kumon.
Para organizar o tempo nessas férias, o psicólogo indica que se abra espaço para as crianças expressarem a sua criatividade e socialização, com momentos de leitura, pintura, desenhos, experimentos, diversificando as formas de adquirir conhecimento, desenvolver novas habilidades e ampliar visões de mundo.
Em relação à rotina de estudo nas férias, ainda que flexível, o profissional recomenda que se organize uma agenda para manter uma disciplina, com horários para acordar, se alimentar, e realizar as atividades.
É preciso reservar um tempo de pelo menos meia hora por dia para exercícios de português e/ou matemática, ou de alguma disciplina que a criança se interesse, proporcionando melhor fixação do conteúdo estudado durante o ano e mais facilidade na adaptação no hora de voltar as aulas, sendo possível chegar a bons resultados, mantendo o aprendizado”, diz o especialista.
Prepare um cronograma de férias junto com as crianças
Uma dica da especialista para os pais é preparar um cronograma de férias junto com as crianças, para que elas se sintam incluídas na rotina da família. “Quando as crianças participam do planejamento, elas se sentem mais responsáveis e engajadas nas atividades propostas. Isso também ajuda a desenvolver habilidades de organização e planejamento desde cedo,” explica Mariana.
Ela sugere que o cronograma inclua uma variedade de atividades que promovam o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. “Momentos de leitura em família, jogos de tabuleiro e atividades ao ar livre são boas opções para estimular a criatividade e o aprendizado de forma divertida,” recomenda.
Diversão, aprendizado e mais conexão entre jovens e adultos nas férias
Sugestões como brincadeiras ao ar livre, projetos de educação física e desafios criativos para os mais novos são formas práticas de inserir o aprendizado no dia a dia. “Ao promover atividades que estimulam a criatividade e o aprendizado, as férias são o momento perfeito para as famílias se conectarem de forma divertida e educativa. “Cada experiência compartilhada durante esse período pode enriquecer o desenvolvimento das crianças e criar memórias valiosas”, finaliza Luciana.
Confira as sugestões para aproveitar ao máximo as férias:
- Explorar a natureza: visitar parques, reservas naturais ou fazer trilhas estimula a atividade física e desperta a curiosidade sobre o meio ambiente, proporcionando contato direto com animais, plantas e fenômenos naturais. Criar um diário de campo ajuda a registrar as descobertas e reflexões.
- Cozinhar em família: preparar receitas juntos é uma oportunidade de aprendizado sobre nutrição, trabalho em equipe e criatividade, além de ser muito divertido. A atividade desenvolve habilidades motoras, ensina conceitos matemáticos como medidas e promove momentos de união familiar.
- A magia da leitura e das histórias: a leitura de livros, gibis ou e-books amplia a imaginação e o vocabulário. Complementar essa prática com contação de histórias ou encenações em família enriquece o pensamento crítico e fortalece os laços.
- Jogos, arte e brincadeiras: atividades como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, pintura, modelagem de argila e brincadeiras clássicas como trava-línguas estimulam criatividade, raciocínio lógico e coordenação, enquanto promovem diversão e conexões familiares.
- Descobertas culturais: museus e exposições proporcionam aprendizado sobre história, ciência e arte de forma interativa. Muitos desses espaços oferecem oficinas e atividades especialmente planejadas para o público infantil.
Com Assessorias